Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Deus endurece o coração de Faraó

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv 4.23

 

A bíblia tem pontos dificeis de se entender, entre eles a relação entre a Soberania de Deus e o livre-arbitrio do homem. No livro de romanos 9.15-18 encontramos a seguinte declaração:

Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.

Pois é, a bíblia diz que Deus endureceu o coração de Faraó. (Ex 4.21) Não vou correr o risco aqui de questionar a sabedoria e soberania de Deus de agir da forma como quer, da forma como lhe apraz, não tenho eu condições e ninguem as tens de dizer a Deus: “Porque fizeste assim?”  A certeza que tenho é que os caminhos do Senhor são retos e suas veredas justas, o que não entendo aqui, faço silêncio, pois um dia entenderei, quando  não o ver mais por espelho, e sim face a face. Todavia as coisas ocultas pertecem a Deus e as reveladas para nós e nossos filhos.

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuter. 29.29

Mas lendo o livro do exodo,que alias faz parte da minha leitura da bíblia em um ano esses dias, vou percebendo detalhes sobre o endurecimento do coração de Faraó. Primeiro gostaria de frisar que os Faráos, eram considerados descendentes diretos do deus osiris, sendo considerados eles mesmo como moradia dos deuses, um templo em si mesmo ( farao= grande morada) podiam intermediar com demais deuses em pé de igualdade com eles. Não é de se estranhar que este deus Faraó zombou do grande Eu Sou quando disse: Quem é Senhor, para que eu ouça a sua voz? Ex 5.2.

Lendo também o desenrolar de cada praga no egito, percebo que o coração de farao, vai se obstinando  cada vez mais independente de uma ação direta de Deus sobre ele até a quinta praga, ou seja primeiro ele deliberadamente endureceu seu coração e depois foi Deus quem o endureceu, vejamos:

1ª Praga – As aguas tornam-se sangue :Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. Ex 7.22 –  Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

2ª Praga das rãs - Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. Ex.8.15 -  Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

3ª Praga – Praga dos Piolhos : Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o SENHOR tinha dito. Ex 8.19 – Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

4ª Praga – Praga das moscas: Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não deixou ir o povo. Ex 8.32 - Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

5ª Praga – Peste nos animais: E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e não deixou ir o povo. Ex 9.7 -  Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

 

Vejamos agora as citações onde o texto sagrado diz explicitamente que foi Deus quem endureceu a Faraó:

 

6ª Praga – Praga das ulceras - Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés. Ex 9.12  -  Note que agora o texto muda para O SENHOR endureceu o coração…

7ª Praga – Chuva de Saraiva - Assim o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel, como o SENHOR tinha dito por Moisés.Ex 9 35 –  agora faráo esta definitivamente endurecido e nao tem mais volta!

8ª Praga – Gafanhotos - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel. Ex 10.20 -  Note que agora o texto muda para O SENHOR endureceu o coração…

9ª Praga – As trevas cobrem o Egito: O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir. EX 10.27 - Note que agora o texto muda para O SENHOR endureceu o coração…

10ª Praga – A morte dos primogenitos – nesta ultima praga Faraó mesmo cedendo e deixando Israel ir, por causa do apelo popular dos egipcios, continua de coração endurecido, agora por Deus  é com esse coração endurecido por Deus que farao persegue os filhos de Israel : E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.

 

Meditando nessa relação fui percebendo de um lado, até a quinta praga, o livre-arbitrio do homem e do outro lado, da sexta a decima praga a Soberania de Deus. Parece ser esta a dinamica do relacionamento de Deus com o homem,  Livre arbitrio x soberania divina. -  Faraó antes de Deus começar a exercer o seu juizo, por ato delilberado resolveu endurecer o seu coração, e acabou mesmo tendo o coração endurecido agora não por uma impressão humana, mas por um Juízo de Deus.  Se cumprindo nele a palavra que diz:

Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável. Samo 18.26

 

Deus fez juizo e justiça  no arrogante Faraó, e em toda a terra do Egito. Parece que escuto Paulo dizer: “Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?” I Cor. 10.22

Não estou nem perto de resolver, de descobrir porque Deus, endureceu o coração de Faráo , apenas faço algumas considerações baseadas,  naquilo que consigo entender, Deus, claro, está muito acima disso, mas como disse não dúvido da justica e retidao dos seus caminhos.

Fica porém uma advertencia para todos nós.

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações… Hebreus 3.15

 

Rodryguez

3 comentários:

Ewerton Emmanuel disse...

Paz do Senhor irmão.

Curiosa essa sua reflexão. Estou justamente finalizando este mês de janeiro na leitura do livro de Êxodo e me deparei com essa faceta do caráter de Deus: A justiça. Mas não apenas isso. Estou refletindo a respeito do livre arbítrio que ele deu ao Homem e na maneira na qual ele sobrepuja a vontade do faraó de deixar o povo ir e espera o momento mais dramático para tal.

Nas últimas pragas Faraó estava prestes a deixar o povo ir, mas Deus não permitiu, endurecendo o coração do rei do Egito.

Posso suspeitar de que mediante sua extrema sabedoria, soberania e justiça, pode interferir em nossas decisões para mostrar-nos que Ele é Deus e não há outro. Que a Glória devida pertence a unicamente a Ele.

Tamiris Rosa disse...

Paz do Senhor irmão! Também estou fazendo o propósito de leitura, e estava meditando nessa questão! Nós realmente somos limitados a entender os planos de Deus e creio que há coisas que não cabe a nós tentarmos " compreender " pois são além do nosso entendimento.

Antonio Filho disse...

Amado irmão,

Hoje conversamos sobre isso no almoço.
Existem alguns pontos que devem ser considerados neste assunto do "endurecimento do coração" de Faraó.
1 - Qual era o Propósito de Deus? ("...agindo Deus, quem impedirá?." - Isaias 43:13) Deus tinha o propósito de tirar o seu povo do egito.

2 - Qual era o Caráter de Deus? basicamente é ser amoroso, misericordioso e justo.

3 - Qual era o propósito de Faraó e dos egípcios? Continuar a escravizar e subjugar o povo Hebreu.

4 - Qual era o Caráter (próprio/original) de Faraó? (Êx 7:13 - Êx 8:15 - Êx 8:19 - Êx 8:32 e etc).

5 - Deus agiu inicialmente, diretamente e contra o LIVRE ARBÍTRIO original de Faraó, para torná-lo uma pessoa má e endurecê-lo o coração? NÃO

6 - Deus permitiu através de sua SOBERANIA, e agiu por meio do PRÓPRIO LIVRE ARBÍTRIO DE FARAÓ e ainda como efeito disto mesmo, que seu coração fosse endurecido? SIM

"Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda." (Apocalipse 22 : 11)

Deus é imutável - Ele jamais mudará os seus desígnios ou deixará de executar o seu plano de salvação dos escolhidos e condenação dos ímpios.

Deus é misericordioso - Através de sua soberania ele poderia ter destruído todo o egito na primeira oportunidade com o assopro de sua boca, mas não o fez.

Deus é justo e cumpridor de suas promessas, ainda que os homens não o sejam - Ele disse, decidiu que libertaria seu povo do Egito através de Moisés e com a ajuda de Arão.

Ele cumpriu tudo, como vem cumprindo até hoje.

Felicitações em Cristo

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...