Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os Sonhos de José

 

Frequentemente as pessoas conseguem ler o texto sagrado e encontrar nele defesa para suas ideologias, e não precisa dizer que é leviano a pratica eisegética de colocar ideias no texto bíblico ao inves de extrair o seu real significado ( exegese). Muitas passagens, tem o seu brilho reduzido ou mesmo ocultado pois, pragadores tendenciosos procuram cade vez mais, justificar suas “teologias” com texto retirados do seu contexto e enfase original.

Diversas vezes escuto comprações sobre os sonhos de José, numa pregação bem elaborada, onde se afirma que Deus vai fazer cumprir os nossos sonhos, e o tipico jargão é: SONHE!!! ( posso ouvir um amem.. rs) Creio que Deus pode sim ver nossos sonhos e desejos como oração e realiza-los neste mundo, isso sem ferir claro a sua soberania.

Porém é preciso antes de qualquer aplicação, ver as diferenças entre o que o texto diz, e o que é pregado.

Em primeiro lugar os sonhos não eram de José, não eram nem seus desejos e nem aos menos fruto dos seus pensamentos humanos – eram antes de tudo revelações de Deus colocadas em seu coração, tinham a ver com o proposito de Deus para a vida de José, e também ditaria a forma como Deus se relacionaria em termos de revelação com José, visto que praticamente em toda a historia dele, ele se ve cercado por sonhos e interpretações.

A diferença consiste na inversão proposital ou equivocada provocada por alguns ensinadores, no Sonho de José, o Sonho procede de Deus, é uma revelação profética e  vai se cumprir porque Deus tem pressa, diferente  do sonho que procede do homem, não é uma revelação profética, mesmo assim a pessoa é insitada a crer que Deus realiza sonhos, pois realizou os de José.

Ai começa a avalache de “sonhos” humanos como riqueza, prosperidade, posição, sonhos que alías não foram sonhados ( josé sonhou de forma literal) mas são antes desejos colocados no coração, e tais desejos se não estiverem de acordo com a vontade soberana de  Deus de certo não acontecerão, Davi tinha o desejo de construir o templo, isso lhe foi vetado por Deus, Moises o desejo de entrar na terra Santa e isso também lhe foi vetado, Samuel quiz inteceder por Saul, tinha desejo de ver Saul triunfar como rei, Deus também lhe proibiu.

Os sonhos de José não provam que Deus realiza sonhos, tendo sonhos por sinomino de Desejos. Prova antes de Tudo que Deus se manifesta através de Sonhos ( no sentido literal) revelando sua vontade, seu plano e o seu Desejo. Os Sonhos de José mostram a revelação de um caminho traçado planejado por Deus e nunca o caminho escolhido pelo homem de acordo com as suas impressões. Os Sonhos de José  são profecias e como tal nunca serão produtos da mente humana e sim da vontade do Criador.

Você também poderá sonhar sonhos profeticos, ter impresso na sua mente enquanto dorme a vontade plena de Deus em seu coração, e saber que mesmo enquanto você dorme, Deus lhe comunica mistérios do Reino dos céus, e sonhos desta formade certo se realizarão. 

Agora se voce tem um desejo, coloque ele aos pés do Senhor, pergunte se é da vontade dele e submisso aceita a resposta.

 

Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama.Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução,Para apartar o homem daquilo que faz, e esconder do homem a soberba.Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada. Jó 33.14-18

 

Rodryguez

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Samuel, fez bem em colocar moderação nos comentários, eu li alguns e tem pessoas que tem o péssimo costume de falar o que não sabem. rs - Tudo de para vc / Camila - Florianopolis

Anônimo disse...

E ai rapaz sumiu da um aló, preciso flar com vc / Leo - Uberaba

Anônimo disse...

PAZ E GRAÇA,BELA REFLEXÃO SOBRE OS SONHOS DE DEUS..AS VEZES REALMENTE ENTENDEMOS ESTE TEXTO DE ACORDO COM NOSSOS DESEJOS. CREIO NESTE DEUS Q CONTINUE REVELANDO EM SONHOS O SEU DESEJO PARA NOSSAS VIDAS.AMEI A POSTAGEM BÊNÇÃO PURA.DEUS CONTINUE ABENÇOANDO E CAPACITANDO...(ILHÉUS-BA)

Anônimo disse...

PAZ DO SENHOR AMADO, GOSTARIA DA INFORMAÇÃO SE O IRMÃO DA PALESTRAS EM OUTRAS IGREJAS..E CIDADES CASO SEJA CONVIDADO ( SE EXISTE ALGUMA ESPECIALIDADE E EM Q AREA TIPO; ADOLESCENTES, JOVENS, CASAIS E ETC...) OU QUALQUER DESTE GRUPO VC PODE PALESTRAR..AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA...SE TIVER CONTATO COLOQUE AQUI POR FAVOR...( BAHIA)

Anônimo disse...

PAZ E GRAÇA,GERALMENTE QUEREMOS QUE DEUS SONHE NOSSOS SONHOS..É ISSO Q SEMPRE QUEREMOS. MAS NÃO HÁCOISA MAISLINDA QUE SER ESCOLHIDO PARA FAZER PARTE DOS SONHOS DE DEUS !! ALELUIA..QUE POSSAMOS ESTA ATENTOS A OUVIR O TEU CHAMADO..AMEI,AMEI ESTA POSTAGEM..OH GLORIA...PARABÉNS...SEIQ ESTE BLOG DEVE FAZER PARTE DOSSONHOS DE DEUS..ALELUIA..GÊ

Samuel Rodrigues disse...

meu contato é samuel-rodrigue@bol.com.br eu realizo palestras sim independente da faixa etaria - voces devem definir a assunto, e verei se esta ao alcance do que posso falar, e também vou orar parar ver se é me permitido ir ou não.

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...