Programa Adoradores sem Limites

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Falando em Copa do Mundo….

ATLETISMO ESPIRITUAL

A vida espiritual é diversas vezes comparada a esportes, principalmente envolvendo corrida e luta. Em 1 Coríntios capítulo 9 versos 24 e 25 Paulo compara a vida cristã com uma corrida no estádio. Certamente, ele estava fazendo referência aos jogos olímpicos da Grécia Antiga. Por mais que se esforçassem e vencessem, os prêmios recebidos pelos atletas era apenas coroas feitas de folhas de oliveira (por isso, ele diz que são coroas corruptíveis, e as comparam com as coroas desta vida).

A recomendação é que sejamos atletas de Cristo, atletas vencedores.

Observaremos alguns pontos comuns entre vida espiritual e esporte. Ei-los:
1. Esforçar-se pelo prêmio - "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis." (1 Coríntios 9:24):

No esporte, é sempre exigido do atleta que ele se esmere, treine, ensaie, tenha garra, força, vontade, etc. Um atleta apático nunca vence. Um jogador que não está em forma não joga. É sempre assim. E que o se esmera ganha habilidade, técnica, se torna bom atleta.

NA VIDA ESPIRITUAL TAMBÉM SOMOS CHAMADOS PARA NOS ESFORÇAR

"E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força ..." (Mateus 11:12)

"Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão." (Lucas 13:24)

"Esforçai-vos, e portai-vos varonilmente, ó filisteus, para que porventura não venhais a ser escravos dos hebreus, como eles o foram vossos; portai-vos varonilmente e pelejai." (1 Samuel 4:9)

"Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem." (1 Reis 2:2)

"Esforça-te, e pelejemos varonilmente pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus; e faça o Senhor o que bem lhe parecer." (1 Crônicas 19:13)

"Agora toma cuidado, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra." (1 Crônicas 28:10)

"Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa." (2 Crônicas 15:7)
2. Obstáculos diante do corredor - "Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?" (Gálatas 5:7):

Um dos esportes que definem bem o que são os obstáculos é a corrida com barreiras. O corredor corre e pula barreiras. Todo cuidado é pouco. Na vida espiritual existem diversas barreiras a serem vencidas. As barreiras da parte de Deus são chamadas de provação. As outras são chamadas de tentação e perseguição e vêm da parte do Diabo, da carne e do mundo.

Como todo atleta que se supera em busca da vitória, devemos superar as barreiras.

No Salmos capítulo18 verso 29 diz: "Pois contigo desbarato exércitos, com meu Deus salto muralhas."

"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33)

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." (Habacuque 3:17-18)
3. Prosseguindo para o alvo - "Prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus."(Filipenses 3:14):

Nenhum atleta compete só por competir. Todos querem a vitória, querem o reconhecimento. E é na busca desse ideal que o atleta fixa o seu alvo. Daí é que vemos como, por exemplos, ginastas chegam a passar de oito a dez horas por dia treinando para poder competir à altura dos grandes atletas.

Se não houver nenhum alvo definido na nossa vida, que motivação teremos para crescer na fé e na obra de Deus?

O atleta deve se apresentar aprovado: "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15)
4. Preparando-se para a competição - "Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta." (Hebreus 12:1):

O atleta deve estar preparado, tanto física como espiritualmente. O nervosismo, o medo e a falta de concentração podem definir vencedores e perdedores em diversas competições esportivas. Uma boa alimentação, um bom sono, concentração, e preparo físico são indispensáveis quando se quer atingir o alvo.

NA VIDA CRISTÃ, NOSSA PREPARAÇÃO É BASEADA EM: ORAÇÃO, LEITURA BÍBLICA, JEJUM E PRÁTICA.
5. Cuidados - "E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente." (2 Timóteo 2:5):

"... O atleta não é coroado se não lutar segundo as normas", já dizia Paulo. Todo esporte tem suas regras, e o atleta tem que estar conforme a essas regras para não ser desqualificado.

No futebol, por exemplo, o jogador de linha não pode colocar a mão na bola, agredir o adversário nem xingar a mãe do juiz, sob pena de ser punido. No boxe, o pugilista é proibido de desferir golpe baixo no adversário (soco abaixo da linha da cintura).

Da mesma forma, na vida espiritual existem diversas regras, que são os próprios mandamentos de Deus para nós. Em 1 João capítulo 5 verso 3, o Apóstolo diz que os mandamentos de Deus não são pesados, basta que tenhamos disciplina em nossa vida.

Um outro perigo e tentação que às vezes bate às portas dos atletas é o uso de substâncias anabolizantes, estimulantes físicos, para ganharem força e tirarem vantagens sobre os adversários. Muitos atletas têm sido pegos em exames anti-dopping, e são severamente punidos.

Quem não se lembra de Ben Johnson ou de Diego Maradona? Ganharam tudo, e perderam tudo.

O dopping leva o atleta a tirar vantagem do próximo, não importando o que este venha a sofrer. Um grande exemplo de dopping espiritual são os fermentos (que fazem a vida inchar):

"E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus." (Mateus 16:6)

"E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes." (Marcos 8:15)

"AJUNTANDO-SE entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia." (Lucas 12:1)

"Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade." (1 Coríntios 5:6-8)

"Um pouco de fermento leveda toda a massa." (Gálatas 5:9)

O FERMENTO É SÍMBOLO DE HIPOCRISIA, MALDADE E TODA ESPÉCIE DE PECADOS.

Outros tipos de dopping são:

  • A opressão: "Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito." (Êxodo 23:9); - "Não oprimirás o diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está na tua terra e nas tuas portas." (Deuteronômio 24:14); - "Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração." (Salmos 62:10); - "O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra." (Provérbios 14:31); - "O homem pobre que oprime os pobres é como a chuva impetuosa, que causa a falta de alimento." (Provérbios 28:3); - "Se vires em alguma província opressão do pobre, e violência do direito e da justiça, não te admires de tal procedimento; pois quem está altamente colocado tem superior que o vigia; e há mais altos do que eles." (Eclesiastes 5:8); - "Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!" (Isaías 10:2); - "Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS."(Ezequiel 22:12); - "Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis um tributo de trigo, edificastes casas de pedras lavradas, mas nelas não habitareis; vinhas desejáveis plantastes, mas não bebereis do seu vinho." (Amós 5:11)
  • A extorsão: "E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado." (Lucas 3:12-13)
  • Os maus tratos: "E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo." (Lucas 3:14)
  • A malícia: "Porém teve como pouco, nos seus propósitos, o pôr as mãos só em Mardoqueu (porque lhe haviam declarado de que povo era Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir a todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero." (Ester 3:6); - "Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios." (Salmos 140:3); - "Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens." (Provérbios 30:14); - "Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora." (Isaías 59:5); - "Ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra Estêvão." (Atos 7:54).Também é condenada na Bíblia: "Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade." (1 Coríntios 5:8); - "Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento." (1 Coríntios14:20); -"Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia." (Efésios 4:31); - "Mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca." (Colossenses 3:8); - "Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência." (1 Pedro 2:1)

6. Disciplina:

Veja o que o atleta de Cristo deve ser:

  • Manso e humilde: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:29);
  • Simples e prudente: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas." (Mateus 10:16);
  • Sóbrio e vigilante: "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar." (1 Pedro 5:8);
  • Firme e constante: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58);
  • Imitador de Cristo: "Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo." (1 Coríntios 11:1); - "Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós." (Filippenses 3:17);
  • Imitador de Deus: "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados." (Efésios 5:1);
  • Bênção: "Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção."(Gênesis 12:2);
  • Fiel até a morte: "Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10);
  • Verdadeiro: "Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas." (Zacarias 8:16); - "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25);
  • Responsável em tudo: "De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria." (Romanos 12:7-8);
  • Santo: "Porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1:16);
  • Alegre: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos." (Filipenses 4:4);
  • Grato a Deus: "Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicenses 5:18);
  • Perfeito: "Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito." (Gênesis 17:1); - "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial." (Mateus 5:48);
  • Oportuno: "Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade." (Colossenses 4:5);
  • Gentil: "Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames." (Lucas 6:30)

7. Um bom final - "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4:7):

Melhor do que começar bem é poder dizer como Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". Não adianta um time começar o campeonato de maneira arrassadora quando na metade começar a perder e ficar para trás.

Há alguns exemplos de homens na Bíblia, que começaram bem mais depois terminaram mal:

  • Saul (1 Samuel 10; cap. 31);
  • Uzias (1 Reis cap. 14; cap. 15; 2 Crônicas cap. 26);
  • Demas (Filemon v. 24; 2 Timóteo 4:10)

8. O prêmio ganho - "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Timóteo 4:8):

Diferentemente dos atletas deste mundo, que se matam por um troféu ou uma medalha, que um dia se destroem e dos quais não podem desfrutar depois da morte, a coroa dos atletas de Cristo vencedores é incorruptível:

"E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível." (1 Coríntios 9:25)

"Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós?" (1 Tessalonicenses 2:19)

"Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12)

"E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória." (1 Pedro 5:4)

"Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10)

"Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3:11)

Para cada uma das sete Igrejas da Ásia Menor, a quem Jesus Cristo mandou cartas, havia promessas "Ao vencedor":

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus." (Apocalipse 2:7)

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte."(Apocalipse 2:11)

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." (Apocalipse 2:17)

"Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações." (Apocalipse 2:26)

"O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." (Apocalipse 3:5);

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome."(Apocalipse 3:12)

"Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono." (Apocalipse 3:21)

Com Cristo, "Nós somos mais que vencedores" (Romanos 8:37). Amém.

Fonte:http://casadosenhor.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão postados comentários de cunho ofensivo, e nem de ordem pessoal, peço aos leitores que se atenham somente ao assunto postado em questão. Rodryguez