Você que acompanha este blog, já deve ter se perguntado algumas vezes qual a origem e a razão do nome DIDAQUE, este nome vem de um vocabulo grego que significa ensino ou origem, sendo didaque a a origem das palavras portuguesas como didatico. (ensino), Mas o “Didaque” ou ensino dos doze Apostolos foi uma especie de Manual de Doutrina, escrito por Cristãos ainda no primeiro século, que tinha como vista, regular principio de conduta e liturgia na nascente igreja cristã, com base no entendimento nas palavras e ensinos apostolicos.
Claro que como escrito o “Didaque” não tem o mesmo valor de documento inspirado das escritutas, porém mostra como os primeiros cristãos já se preocupam em preservar de forma escrita e doutrinarias os ensinamentos apostolicos, em fase as crescentes heresias gnosticas que começam a florescer ainda no primeiro século.
O “Didaque” desta forma é composto de várias citações apostolicas e evangélicas o que mais refletir de forma pessoal que tudo o que ainda precisamos atualmente é de mais conhecimento das escrituras sagradas com suas citações e passagens, do que de estranhos argumentos racionalmente montados para defender estes ou aquele ponto de vista, em resumo precisamos da simplicidade das palavras dos apostolos e evangelistas.
Algumas Citações do Didaquê:
Conteúdo
Última página do Didaquê
Nos escritos da Didaquê, além da doutrina e liturgia cristã, o evangelho de Jesus é recomendado. A Didaquê também cita a oração do “Pai Nosso” como sendo “ensinada pelo Senhor” e finda com a afirmação em consonância com o livro Apocalipse, do Novo Testamento, de que Jesus voltará:
“
... conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele". Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu."
”
Nos escritos da Didaquê também são reforçados o batismo no nome do Pai, Filho e Espírito Santo
“
Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor [Jesus] disse: "Não dêem as coisas santas aos cães"
”
Tais escritos também sustentam argumentos de que existiam escritos do primeiro século apoiando a defesa da tese teológica de que Jesus é Deus.
Sobre questões polêmicas como o batismo, adverte para o batismo em imersão; sendo admitido por aspersão na inexistência de água corrente. A
Didaquê também acentua a disposição ao jejum por parte do candidato ao batismo e daquele que o vai batizar por cerca de três dias antes do batismo.
Nos escritos da Didaquê há uma similaridade quando se referencia ora ao Pai como o Senhor, ora a Jesus como o Senhor, o que é aceito por alguns como a interposição entre as duas pessoas. Também fazendo a distinção de pessoa chamando Jesus de servo do Pai.
A Didaquê faz registro da celebração da ceia:
“
Reuni-vos no dia do Senhor, para romperdes o pão e dardes graças...
”
A Didaquê cita diretamente ou faz menção indireta a diversos livros do novo testamento: Mateus, Lucas, I Epístola aos Coríntios, Hebreus, I Epístola de Pedro, Atos dos Apóstolos, Romanos, Efésios, Carta aos Tessalonicenses e Apocalipse
Rodryguez e Carvalho