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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os Sonhos de José

 

Frequentemente as pessoas conseguem ler o texto sagrado e encontrar nele defesa para suas ideologias, e não precisa dizer que é leviano a pratica eisegética de colocar ideias no texto bíblico ao inves de extrair o seu real significado ( exegese). Muitas passagens, tem o seu brilho reduzido ou mesmo ocultado pois, pragadores tendenciosos procuram cade vez mais, justificar suas “teologias” com texto retirados do seu contexto e enfase original.

Diversas vezes escuto comprações sobre os sonhos de José, numa pregação bem elaborada, onde se afirma que Deus vai fazer cumprir os nossos sonhos, e o tipico jargão é: SONHE!!! ( posso ouvir um amem.. rs) Creio que Deus pode sim ver nossos sonhos e desejos como oração e realiza-los neste mundo, isso sem ferir claro a sua soberania.

Porém é preciso antes de qualquer aplicação, ver as diferenças entre o que o texto diz, e o que é pregado.

Em primeiro lugar os sonhos não eram de José, não eram nem seus desejos e nem aos menos fruto dos seus pensamentos humanos – eram antes de tudo revelações de Deus colocadas em seu coração, tinham a ver com o proposito de Deus para a vida de José, e também ditaria a forma como Deus se relacionaria em termos de revelação com José, visto que praticamente em toda a historia dele, ele se ve cercado por sonhos e interpretações.

A diferença consiste na inversão proposital ou equivocada provocada por alguns ensinadores, no Sonho de José, o Sonho procede de Deus, é uma revelação profética e  vai se cumprir porque Deus tem pressa, diferente  do sonho que procede do homem, não é uma revelação profética, mesmo assim a pessoa é insitada a crer que Deus realiza sonhos, pois realizou os de José.

Ai começa a avalache de “sonhos” humanos como riqueza, prosperidade, posição, sonhos que alías não foram sonhados ( josé sonhou de forma literal) mas são antes desejos colocados no coração, e tais desejos se não estiverem de acordo com a vontade soberana de  Deus de certo não acontecerão, Davi tinha o desejo de construir o templo, isso lhe foi vetado por Deus, Moises o desejo de entrar na terra Santa e isso também lhe foi vetado, Samuel quiz inteceder por Saul, tinha desejo de ver Saul triunfar como rei, Deus também lhe proibiu.

Os sonhos de José não provam que Deus realiza sonhos, tendo sonhos por sinomino de Desejos. Prova antes de Tudo que Deus se manifesta através de Sonhos ( no sentido literal) revelando sua vontade, seu plano e o seu Desejo. Os Sonhos de José mostram a revelação de um caminho traçado planejado por Deus e nunca o caminho escolhido pelo homem de acordo com as suas impressões. Os Sonhos de José  são profecias e como tal nunca serão produtos da mente humana e sim da vontade do Criador.

Você também poderá sonhar sonhos profeticos, ter impresso na sua mente enquanto dorme a vontade plena de Deus em seu coração, e saber que mesmo enquanto você dorme, Deus lhe comunica mistérios do Reino dos céus, e sonhos desta formade certo se realizarão. 

Agora se voce tem um desejo, coloque ele aos pés do Senhor, pergunte se é da vontade dele e submisso aceita a resposta.

 

Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama.Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução,Para apartar o homem daquilo que faz, e esconder do homem a soberba.Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada. Jó 33.14-18

 

Rodryguez

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Para pensar…

Simples como a pomba, prudente como a serpente Mt 10: 16.

Eu vos envio como ovelhas ao meio de lobos. Portanto sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Jesus diz que o servo de Deus deve estar alerta! O mundo em que vivemos, está cheio da influência das trevas. As pessoas têm seus valores trocados, para muitos, o certo é quem tira vantagem de tudo, o que faz o próximo de tolo.
    

Já sabendo destas coisas, Jesus diz que o crente, realmente deve ser simples como a pomba, ou seja, um ser bom, que não faz o mal, e que está sempre pronto a ajudar o próximo, a pomba, sempre foi símbolo de paz, por ser inofensiva; porém, não devemos ser só pombas, mas também serpentes!
O mundo sempre quer tirar proveito do crente, por este motivo, o crente deve estar alerta! Não é porque você é crente, que deve ser tolo. Nós somos servos de Deus, e não tapetes do mundo! Na verdade, crente deve ser sempre cabeça e nunca cauda.
A serpente é um predador, ela sempre está atenta, pronta para o ataque; não que o crente deva ser agressivo, mas não deve baixar a sua cabeça para tudo.
Deus não quer que você seja um saco de pancada, e nem mesmo um covarde, mas que você tenha postura de filho.
Comparar o crente com seres tão distintos, é mesmo um paradigma, mas Jesus, mais do que ninguém, conhece a natureza humana. Ele sabe da instabilidade do ser humano, e nos aconselha, tirar proveito disso.
Todos nós temos um pouco de pomba e de serpente; só nos basta saber, quando ser pomba, e quando ser serpente! (Ec 3).

Pr Adriano Cunha. 

http://balsamodaverdade.blogspot.com/2010/10/simples-como-pomba-prudente-como.html

O nosso Deus é o Deus de Abraão.

 

Estou realizando a leitura da bíblia, de forma sistematica todos os dias sempre leio porções do velho e novo testamento alternadamente, nesta leitura que agora faço estou dando um atenção especial aos personagens do texto biblico, homens como Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Salomão, Elias.. entre tantos outros.

Embora sejamos evangélicos penso que muitas vezes tratamos a vida destes personagens como “verdadeiros santos”, vivendo um padrão muito longe do nosso, um modelo a ser alcançado, porém de dificil acesso. Pregamos e elogiamos a fé, a ousadia, os milagres operados por alguns. Fazemos até pregações detalhadas quase forma matematica, sobre estes personagens por exemplo os seis segredos de Paulo, fases na vida de Davi e por ai vamos.

Mas estes homens e mulheres era reais, não são personagens mitologicos, eram de carne e osso, e estavam sujeitos a nossas mesmas fraquezas, mentiam quando se sentiam acorvadados, enganavam as vezes para tirar proveito, eram capazes do adulterio e ate mesmo do homicidio, pasmem era apenas serem humanos. Se arrependiam dos seus pecados, choravam alcaçavam o favor de Deus e depois em outra fase da vida ei-los pecando de novo.

Damos nas nossas pregações um tratamento todo especial a Davi, que venceu gigantes, não ousou tocar no ungido do Senhor , e que com mita coragem subjugou os filisteus e estabeleceu o Reino de Israel. Vamos ouvir o irmão Davi esta noite?

Agora é o Davi fraco em seus relacionamentos conjugais, o Davi que comandava um bando de ladrões, endividados e homens amargurados de espirito, o Davi que traiu seu soldado mais fiel, adulterou com sua mulher e ainda tramou a sua morte? Vamos ouvir o Irmão Davi esta noite? Irmão?

Quanto tempo daremos para o irmão Davi? Será que ele ainda tem salvação? Vamos perdoa-lo eu expulsa-lo de nosso meio?

Por muito menos pessoas reais assim como os personagens da bíblia tem suas vidas reviradas, acabadas e na igreja onde deveriam ouvir o conselho e orientação correm orisco de virar um exemplo doutrinário de como a comunidade cristã  é solida moralmente e não aceita o pecado!

Não estou fazendo apologia ao pecado, alías sabemos que o pecado leva o o ser humano a separação de Deus e por consequencia ao inferno. Porém a missão da Igreja não é anunciar o evangelho pleno estender as mãos aos caidos na fé, mostrar a possibilidade da volta para Deus?

Fico ainda pensando se acreditamos de verdade que Deus esquece os pecados, que não se lembra mais, se ainda cremos no imediato perdão de Deus.

A bíblia não é a historia de grandes homens que fazem grandes coisas, e a história de um Grande Deus, que ache na vida de pequenos homens, usando-os para fazerem grandes coisas, por final transformando a vida desses homens e os conduzindo a vida eterna.

Fico feliz quando leio, pois sei que sou fraco como também foi Abraão quando mentiu e disse que Sara era sua Irmã, sinto o peso dos dias assim como Isaque já velho, estou sujeitos as mesmas paixões de Elias, sou impetuoso e impresivel como Pedro passo o pé pelas mãos as vezes. Mas acredito no mesmo Deus, o Deus do impossivel, que me transforma a cada dia e sei que mesmo caindo, não ficarei prostrado, Sou Santo, não porque sou especial e insento de erros, mas porque sou santificado pelo sangue de Jesus, em quem depositei toda minha confiança.

 

Rodryguez

Um pecador Redimido pelo Sangue, pecador em processo continuo de santificação.

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sábado, 15 de janeiro de 2011

LUTO

 

 

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. Apocalipse 21.4

 

Hoje me deparei com meu inimigo vencido, A Morte, sim vencido por Cristo meu Senhor que triunfou por ocasião da ressureiçao ao terceiro dia. – Uma amiga nossa hoje de manhã indo para o seu trabalho foi vitíma de atropelamento e veio a entrar em Obito. Estamos tristes e de luto

Consideramos sobre a vida, sobre a morte, nos lembramos do ultimos dias em que estivemos todos juntos, alegres, cantando, compartilhando uns com os outros o dom da vida, vida que foi ceifada muito cedo. Somos um vapor, uma erva que floresce. A morte essa intrusa no sistema perfeito por Deus criado, tudo o que posso fazer nessa hora triste é parar e como Cristão considerar…

Em horas iguais a essa, a sabedoria humana falha, fico confuso, não sei ao menos como agir. O sábio Salomão falou que  na casa onde há luto se ve o fim de todos homens e os mortais consideram, então é tempo de considerar, a vida, os valores e a forma que servimos a Deus. Pois certo é que que fazendo ele a sua chamada não como fugir e devemos todos irremediavelmente estarmos preparados.

Não posso e não quero questionar os acontecimentos isso não cabe a mim, tenho medo de nessas horas questionar a soberania de Deus, pois minha mente e meu conhecimento são limitados,   tenho convicção que a vida não acaba desta forma, mas o sentimento que temos é ruim, justamente porque nossos sentimentos diminuídos diante de tal evento.

Mas tenho comigo a certeza de fé, a plena convicção na vida eterna, na ressureição dos mortos. Em um novo sistema de coisas, com Cristo reinando, um mundo onde Deus enxugará dos nossos olhos todas as lagrimas.

Fica também um sentimento da nossa missão de anunciar o evangelho de nosso Senhor ao mundo, aos vivos enquanto é tempo, pois depois da morte é certo que seguirá o juízo.

Jesus é a Vida, no seu sentido mais pleno, pois é vida eterna. Creio  que a Morte foi vencida, Creio na ressureição dos mortos e na vida eterna. Creio que lá nã haverá mas pranto dor ou lagrimas. Embora a morte seja uma realidade presente e não faço negação para tentar fugir de forma psicologica dela. Mas é uma realidade temporal e não eterna.

Os que agora em Cristo estão gozam de uma alegria perene um dia também irei me encontrar com eles. Ou pelo Arrebatamento da Igreja ou pela chamada do meu  Criador.

 

Rodryguez

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Pentecostais e Reformados

Posso não concordar em muitos aspectos com o calvinismo, assim como não concordo em muito aspectos com o pentecostalismo! Mas acho muito equilibrado e sábio as palavras do Dr. Augusto Nicodemos, sendo estou repassando o texto que segue:

por Augustus Nicodemus Lopes

(*)Embora a situação e o destinatário dessa carta sejam fictícios, ela se baseia em fatos reais.

Meu caro Fernando,
Fiquei muito feliz em saber que você vem se fortalecendo mais e mais nas doutrinas da Reforma. Lembro-me bem das suas interrogações e de seus conflitos quando você começou a ler Martin Lloyd-Jones, Spurgeon e outros autores reformados e se deparou com a visão reformada de mundo e com as doutrinas da soberania de Deus, da graça absoluta e da nossa profunda depravação. Quantas perguntas e quantas interrogações! Pelo que entendi da sua carta, esse período inicial de conflito interior e de "arrumação" da mente já passou e agora você enfrenta uma outra fase, que é o antagonismo de colegas pastores da sua denominação e de membros da sua igreja para com o novo conteúdo das suas pregações e do seu ensino.
Você me perguntou se temos espaço em nossa igreja para pastores como você, que é pentecostal e que recentemente encontrou as doutrinas reformadas. Estou vendo essa possibilidade com alguns outros colegas pastores, mas eu pessoalmente não creio que a solução seria você sair de sua igreja e passar para uma reformada. Creio que você deveria tentar ficar onde está o máximo de tempo que puder. Os reformadores, como Lutero, a princípio não pretendiam sair da Igreja Católica, mas ficar e reformá-la de dentro para fora. Somente após algum tempo é que ficou claro que isso era impossível. No caso de Lutero, o papa se encarregou de expulsá-lo com a excomunhão. Seu caso é diferente, pois é um absurdo comparar a situação de um reformado dentro da Igreja Católica com a situação de um reformado dentro de uma igreja pentecostal. Portanto, minha sugestão é que você permaneça o máximo que puder, só saia se for obrigado a isso. Deixe-me dar alguns conselhos nessa direção.
1. Mantenha sempre em mente que apesar das diferenças que existem em doutrinas e práticas (nem sempre discutidas de maneira cristã), os reformados no Brasil sempre reconheceram os pentecostais históricos como genuínos irmãos em Cristo. Nós chegamos ao Brasil primeiro. Vocês vieram depois. É verdade que a princípio houve relutância em reconhecê-los como evangélicos por causa da estranheza com as práticas e doutrinas pentecostais, mas apesar delas, eventualmente vieram a ser reconhecidos como irmãos dentro da fraternidade evangélica.
2. Existem muitos pontos de convergência entre os reformados e os pentecostais. Além dos pontos fundamentais contidos, por exemplo, no Credo Apostólico, compartilhamos com eles ainda o apreço pelas Escrituras, o reconhecimento da necessidade de uma vida santa, a busca da glória de Deus, o desejo de um legítimo avivamento espiritual e o zelo pela doutrina. Nesses pontos e em outros, pentecostais e reformados sempre se alinharam contra liberais e libertinos. Tente se concentrar nesses pontos comuns nas suas pregações e no seu ensino.
3. Enquanto permanecer em sua igreja, responda sempre com mansidão e humildade aos que questionarem as "novas doutrinas" que você agora professa. Diga que as doutrinas ensinadas pelos reformados são muito mais antigas que a própria Reforma e que remontam ao ensino de Jesus e dos apóstolos. Elas têm sido adotadas e ensinadas por pastores e pregadores de todos os continentes e de muitas denominações diferentes. Elas serviram de base para o surgimento da democracia, da visão social, das universidades e da ciência moderna, e vêm abençoando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Naturalmente, o que vai realmente fazer a diferença em sua resposta é sua habilidade de mostrar biblicamente que você não está abraçando nenhuma heresia ou doutrina nova. Para isso, é necessário que você estude as Escrituras e que se familiarize com sua mensagem, especialmente com as passagens e porções que tratam mais diretamente das doutrinas características da Reforma.
4. Evite dar a falsa impressão de que ser reformado é cantar somente salmos sem instrumentos musicais, não ter corais nem grupos de louvor, proibir as mulheres de orar em público e não levantar as mãos ou bater palmas no culto. Concentre-se nos pontos essenciais, como a soberania de Deus, a sua graça absoluta na salvação de pecadores, a depravação total e a inabilidade do homem voltar-se para Deus por si mesmo, a necessidade de conversão e arrependimento e a centralidade das Escrituras na experiência cristã.
5. Quando chegar ao tema do livre arbítrio, escolha com cuidado as suas palavras. Você sabe que a posição reformada clássica é de que a soberania de Deus e a responsabilidade humana são duas verdades igualmente ensinadas na Bíblia, muito embora não saibamos como elas se reconciliam logicamente. Deixe claro que você em momento algum está anulando a responsabilidade do homem para com as decisões que ele toma, e que, quando ele toma essas decisões, ele as toma porque quer tomá-las. Ele é, portanto, responsável pelo que faz e pelo que escolhe, mesmo que, ao final, o plano de Deus sempre prevalecerá e será realizado. Não tente resolver o mistério dessa equação. Seja humilde o suficiente para dizer que você reconhece o aparente paradoxo dessa posição e que não consegue eliminar nenhum dos seus dois pontos. Mantê-los juntos em permanente tensão é o caminho da Reforma, e um caminho que muitos pentecostais vão entender e apreciar. O que eles receiam é que se acabe por eliminar a responsabilidade do homem e reduzi-lo a um mero autômato. Deixe claro que não é isso que os reformados defendem.
6. Creio que será muito útil você estar familiarizado com as experiências espirituais vividas por John Flavel, Lloyd-Jones, Jonathan Edwards, David Brainerd, George Whitefield e muitos outros reformados. Os reformados e particularmente os puritanos deram grande ênfase à religião experimental, isto é, ao fato de que os cristãos deveriam ter profundas experiências com Deus. Nossos irmãos pentecostais apreciam essa ênfase, pois o surgimento do pentecostalismo, entre outros fatores, foi uma reação contra a frieza e a formalidade de muitas igrejas históricas do início do século XX nos Estados Unidos e Europa.
7. Tente ainda mostrar que as doutrinas da graça, aquelas da Reforma, são as que mais tendem a glorificar a Deus, visto que exaltam a sua soberania e humilham o homem, colocando-o no devido lugar. Todo cristão genuíno tem anseios de dar a glória a Deus e de vê-lo exaltado. Nossos irmãos pentecostais buscam a glória de Deus, e quando entendem que as doutrinas da graça tendem a exaltá-lo mais que outras, passam a ter uma atitude de reflexão e abertura para com elas.
8. Um outro conselho. Pregue a Palavra, exponha as Escrituras com fidelidade. Ao fazer isso, você estará pregando as grandes doutrinas da graça em vez de pregar sobre a Reforma. Evite citar autores reformados o tempo todo. Muitos pregadores reformados estragaram seu ministério porque dão a impressão que conhecem Lutero, Calvino, Spurgeon e os puritanos mais do que o apóstolo Paulo, pela quantidade de vezes que ficam citando autores reformados em seus sermões. Evite clichés evangélicos e reformados. Pregue a Palavra e deixe que seus ouvintes concluam que as doutrinas reformadas são, na realidade, bíblicas.
9. Não estou dizendo que você deve "esconder o jogo" para evitar ser colocado para fora de sua igreja. Faz parte da integridade e da honestidade cristãs assumirmos o que pensamos. Assuma sua posição, mas de forma inteligente e sábia, de forma que muitos entendam a mudança que ocorreu em você. Por outro lado, evite a síndrome de mártir. Eu pessoalmente detesto essa atitude que por vezes alguns reformados adotam quando estão em minoria e estão sofrendo resistência. Se ao final não tiver jeito e você tiver mesmo de sair da sua igreja, saia com dignidade, não saia atirando nem acusando as pessoas.
10. Não veja as perseguições que você tem sofrido dentro de sua igreja como algo pessoal, mas como a reação de irmãos sinceros do outro lado de um conflito que já dura séculos dentro da igreja cristã, que é aquele entre semipelagianos-erasmianos-arminianos, de um lado, e agostinianos-calvinistas-puritanos, de outro. Lembre que em ambos os lados há crentes verdadeiros e sinceros.
Por fim, existem já no Brasil várias igrejas pentecostais-reformadas, pequenas, é verdade, ainda nascentes. Mas, mesmo não sendo pentecostal, profetizo que esse movimento pode crescer muito no Brasil. Muitas igrejas históricas já são pós-reformadas e é muito triste ver o esquecimento das suas heranças e como vai ficando cada vez mais difícil um retorno verdadeiro. Quem sabe os pentecostais não estejam predestinados a avançar bastante a teologia da Reforma no Brasil?
Fique em paz. Um abraço do seu irmão e amigo,
Augustus
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Fonte: O tempora, o mores

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