Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jacó, as varas e o seu rebanho

 

 

“E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam listadas, salpicadas e malhadas”… Genesis 30.39

 

 

Há fatos na bíblia que nos intrigam, e um deles em especial e a biografia de Jacó. Vou lendo as pagínas do livro sagrado e me deparo com alguém que simplesmente descasca uma varas e põe diante do seu rebanho e este concebe de acordo com a sugestão  do risco nas varas! Li vários artigos e poderia eu chegar a várias conclusões, alguem vai dizer que foi uma mensgem subliminar que Jacó desta forma enviara ao rebanho, outro artigo maís bem elaborado diz que Jaco praticou a “técnica da dermografia” que de acordo seria também uma sugestão enviada as ovelhas quando essas geravam seus filhotes gerando de acordo como que elas viam nas varas, ou na imagem refletida na sua própria imagem refletida na agua. Ainda tem aquelas notas de rodapé de nossas bíblias que dizem que os antigos acreditavam que o que mãe enxergasse no momento da concepção apareceria refletido nas carcteristicas dos recem-nascidos.

Todas essas explicações são possiveis acredito de se aplicar ao texto, mas o principal sempre passa desapercebido nas explicações que leio, o fato de que DEUS tinha determinado mesmo antes do nascimento em abençoar a Jacó ( Genesis 25.23) havia sobre a vida de Jacó um decreto de benção expedido pelo Criador, para que o proposito de Deus ficasse firme em sua escolha de formar um povo e atraves de povo abençoar todas as famílias da terra.

Outra motivo especial que passa desapercebido é o fato de que Jacó teve uma revelação de Deus, acerca de como Deus o abençoaria neste neste negocio: ( Genesis 31.9-13)

Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados.Assim Deus tirou o gado de vosso pai, e deu-o a mim.E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados.E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui.E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.

Jacó teve um sonho que foi uma revelação e ele viu nesse sonho como seria o seu rebanho!

Jacó não era um mestre em zootecnia, nem um parapsicologo usando de técnicas avançadas de dermografia, nem ao menos um geneticista usando a separação  seletiva do rebanho.

Jacó era o portador da benção de Deus em todas as suas ações, mesmo cometendo erros a benção de Deus estava sobre Ele, Era alvo de uma poderosa promessa e Deus estava memso em caminhos tortuosos guiando os rumos da sua vida.

Enquanto alguns vem Jacó de diversas formas quando separa as varas, e o vejo orando, acreditando no que lhe foi revelado e expressando isso no mundo material, o vejo dizendo não para as ovelhas mas para si mesmo; “è desta forma que Deus me disse, e desta forma será”.

O metodo poderia ser usado por Labão, que me parece ser muito mais velho e sagaz que Jaco no texto bíblico, mas não daria certo! Todas coisas so concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu proposito ( Romanos 8.28)

Deus usa de meios materias e sobrenaturais para fazer cumprir os seus propositos, afinal ele é o Senhor de tudo e todos os reinos – Não cabe a mim explicar o qual foi o metodo usado com Jacó .

Apenas de uma coisa eu sei, estando debaixo da promessa, direção e proposito de Deus, todas as nossas ações e palavras sairão com força de uma profecia.

Rodryguez

Visite tambem  o Blog da Igreja Internacional da Familia Crista

9 comentários:

admin disse...

Quando deparamos com acontecimentos como bodes listados e malhados, com cabras salpicadas e malhadas,não aceitando nada diferente disso no meio do que foi proposto; e mais que fosse entendido como roubo se assim acontecesse, é de se perceber a confiança no Deus Todo Poderoso no qual ele cria, pois só esse Deus pode tudo e faz tudo e saiba esse é o Deus de Abraão Isaque e Jacó.

aninha disse...

Acheii interessante qd encotrei na boblia essa passagem resolvi fazer um estudo fikei imprencionada pq tenho sonhos e so agora todescobrindo que tem sonhos q ja tive semelhante a biblia as visoes de jaco como os rebanhos malhados salpicados..ha tempo atras vi no mei sonho uma vaca com essaa caracteristicas e por ai vai..qd era crianca sonhei tbm com uma escada branca onde eu subia subia e nuca acabava um descobri essa passagem fikei imprencionada ..

Unknown disse...

Deus é bom!

Unknown disse...

O que mais me chama atençao que Deus conhece a intenção do coração do homem.

Unknown disse...

O que mais me chama atençao que Deus conhece a intenção do coração do homem.

Josiane Ferreira disse...

Deus vai te levar em lugares altos aninha

Cristiane Andrade disse...

As coisas de Deus e u mistério lindo.

Cristiane Andrade disse...

As coisas de Deus e u mistério lindo.

Cristiane Andrade disse...

As coisas de Deus e u mistério lindo.

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...