Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Resoluções de ano novo

Brinquei hoje, com uma amiga do meu trabalho, porém logo me dei conta da seriedade. Estava falando com ela sobre as resoluções de ano, claro que era uma brincadeira. Mas a verdade é que, temos quase os 360 dias do ano para realizarmos a mudança, não a fazemos, o que nos leva a crer que a faremos nos próximos 360?

Ano novo, vida nova, ano novo que logo fica velho ( depois do carnaval, rs) e vida que sem Cristo nunca será nova e não importa quantos anos novos e resoluções venhamos a fazer, sem Cristo, vida velha.  

Fiquei assim a tarde pensando comigo mesmo: “O que esperar do próximo ano?”

Me lembrei das tradições hebraicas, infelizmente a tanto esquecidas de nós Cristãos, que querendo ou não somos herdeiros indiretos das tradições hebraicas, e cremos naquele que nasceu e viveu como um Judeu.

Nestas tradições a cada rosh hashanah ( lit. cabeça de ano) ou ano novo, os judeus celebram entre si e dizem: “o próximo ano em Jerusalém” isto vem a ser muito mais do que um simples ritual, é a crença total nas profecias do velho testamento que falam da reedificação da cidade de Jerusalém, e no governo do Massiah ( Messias)

Outro fato interessante, é que o ano judeu, passou a ter como principio de contagem o mês da saída do povo de Israel da terra do Egito, e no pôs exilio passou a ter como esperança no próximo ano. a manifestação do Messias e o restabelecimento de Jerusalém.

Certa vez, conehci um ex-presidiário que começou a contar a sua idade, a partir do momento da sua soltura, lá esta ele com seus 60 anos e dizia ter apenas 28, sorria mas ele levava a serio este conceito de nova vida.

Nós tambem, se pensarmos bem, passamos por um processo de morte e vida, porquequem esta em Cristo nova criatura é, e tudo agora é novo! Cabe aqui uma brincadeira reflexiva: “Qual é mesmo a sua idade?”

Mas voltando ao próximo ano, o que esperar? – Como Cristão, espero a volta de Cristo, a manifestação do seu reino! Cada passagem de ano deve ser para nós um despertar escatológico tendo em vista a realidade da volta de Cristo, cada passagem de ano deve ser um momento de reafirmamos a nossa condição em Cristo e nossa esperança, como diz o hino 300 da harpa Cristã, que é a sua vinda!

Mas essa realidade escatológica, da nossa fé não pode ser apenas depois do carnaval, nem apenas somente nas proximidades de fim de um e começo de outro ano.

Tive oportunidade na minha vida, como Cristão de conviver de perto com alguns judeus, messiânicos ou não. Não sou legalista, mas creio que há muitas coisas que ignoramos.

Infelizmente perdemos as raízes judaicas e adquirimos raízes pagãs, papai Noel e coelhinho da pascoa, para os antigos e festas juninas e baladas gospel para os mais novos!

Mas mesmo o nosso calendário sendo diferente na forma de contagem do usado em Israel, acho que podemos extrair uma grande lição e significado desta frase.

“O ano que vem em Jerusalém”

Podemos também completa-la com as palavras de Paulo, no aramaico, idioma franco da Palestina “maran atah” ou seja “ O senhor vem, ou está vindo”

Ainda como Paulo podemos fundir essas expressão com a nossa linguagem comum, o portugues ( paulo usou o grego ) trazendo esses conceitos de fé, tão poderosos para nossa realidade.

Maranata, Ora vem Senhor Jesus.

 

Rodryguez&Carvalho

acesse também: www.assembleiarpip.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Amados , a paz e a graça que neste ano de 2012 possamos está bem perto de Deus , não só de palavras, mas de vida, de transformação. Deus confia em você e o nosso alvo é o céu. As adversidades, dificuldades, perseguições, lutas, tempestades são inevitáveis, mas em todas estas coisas somos mais q vencedores em Cristo Jesus. Para a vitória nos alcançar precisamos está com a vida no altar, em comunhão, santificação então, preciso de mudanças, de vitórias, você também, nosso Deus não mudou continua operando milagres e maravilhas. Agora olhe pra dentro de si e veja quantas coisas tem impedido de você receber sua vitória, permita q Deus entre em sua casa e possa retirar tudo que não o louva , tudo que não o agrada e verás quão maravilhas Deus operará e continuará operando em sua vida... Que 2012 nossa trajetória seja de santificação, transformação de vida, ..."pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus." ( Atos 14: 22b)

Abração a todos. Jeane
Obs.: coloquei este comentário em meu orkut.Se servir posta rsr abraço. Agradeço

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...