Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Seitas e Heresias um sinal dos Tempos!

Desde que me entendo por gente estou na Igreja Evangélica e em especial nas Assembleias de Deus, já até fiz umas incursões em outras Igrejas mas não me adaptei as liturgias e sistemas estabelecidos, Bom esse não é caso. O que quero dizer é que sempre nesses estive em estudos ( como palestrante e como aluno) relativos a religiões, seitas e heresias. Percebi que durante um certo tempo ao invés de discorremos sobre a doutrina em si e sua contraposição em relação as Escrituras, acabamos focamos toda a nossa atenção na pessoa que por fazer parte de outra religião ou doutrina acaba sendo injustamente identificado como uma pessoa má. Assim vamos criando uma Xenofobia, nociva e até Anti Cristã.

Desta forma nossa evangelização fica sufocada, e nossa proposta de amor ao próximo prejudicada. Assim a primeira analise que faço deste muitos estudos que tive é que de um lado me deixou informado sobre as praticas e posições contrárias as ensinadas nas Escrituras Sagradas e isso foi positivo, mas do outro lado acabou por criar ao invés de um intenso amor as almas sem Cristo, uma aversão e um total sentimento de isolacionismo é isso prejudica o serviço de evangelização e o testemunho Cristão.

Por outro lado percebi que quando olhamos demais para fora nos esquecemos de olhar para dentro e de analisar as nossas próprias praticas as luz das escrituras sagradas. Existe um algo de errado em nossos louvores, pois em lugar do TU és, existe o Eu sou. Existe algo de errado em nossas orações pois ao invés do Faça a Tua Vontade, existe um Faça a MINHA vontade. Existe ainda um caminho perigoso em nossas pregações, algumas ao invés de conter uma doutrina, uma exortação e um apelo a santidade, estão repletas de conceitos de auto ajuda, assim não sabemos mais se estamos diante de um PREGAGOR, ou se estamos diante de um Lair Ribeiro, ou Roberto Shinyashiki.

Estes dias conversando com uma pessoa, precisei corrigir o seu pensamento e lhe dizer que a fé não é pensamento positivo, muito o embora o pensamento positivo seja necessário em várias ocasiões, a Fé é confiança em Deus e não uma atitude mental positiva, uma auto confiança em si mesmo.

Ainda sobre o assunto religiões seitas e heresias, tenho visto da parte de alguns o constante e desgastante debate, quando na verdade deveriam evitar questões loucas e seguir a orientação de Paulo a Tito quando diz: Ao homem Herege, admoesta-o uma ou duas vezes e depois disto desvia-te dele. TITO 3.10 – Enfim Deus não precisa de pessoas que o defendam com unhas e dentes, antes ele procura pregadores do Evangelho.

Existe algo de errado em nós e muito errado quando usamos as Escrituras para mostrar uma falsa erudição e sabedoria, ou melhor quando usamos a gloria de Deus para buscarmos a própria Glória.

Este trimestre de novo em nossa Igreja estudaremos esse importante assunto de seitas e heresias, mas que efeito isso causará? Nos auxiliará a explicar com amor aqueles que nos pedirem razão da nossa fé. Ou criará em nos um sentimento perverso de superioridade? Conseguiremos nesse estudo trazer as pessoas a Cristo ou a afastaremos ainda mais dado a nossa arrogância?

Gostaria de terminar, dizendo que nossa maior atenção não deve ser com a religião alheia, aos de outra fé e crenças nos dirigiremos com amor e a paciência tão essencial a vida Cristã. Nossa maior atenção deve ser com os perigos e heresias dentro da própria Igreja como esta Escrito:

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
2 Timóteo 3:1-5

 

Notemos que este risco previsto é dentro da Igreja, misturado com ela.

Que cada um de nos tenha cuidado de si mesmo e da doutrina!

 

Rodriguez & Carvalho

Nenhum comentário:

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...