Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Quero ser famoso!


Resultado de imagem para pregador famoso

Um mal tem assolado as igrejas neopentecostais e pentecostais nos últimos dias. Um mal que tem a origem no Eden, na queda do homem e no seu desejo desenfreado de ser igual ou superior a Deus, a proposta da serpente ainda se faz ouvida e muitos são os que ainda atendem ao seu chamado.

O culto à personalidade, e auto promoção nunca estiveram tão expostos na igreja evangélica. Pregadores que são "sucesso de bilheteria" nem sempre produzem nos ouvintes o tão esperado fruto do arrependimento, da transformação e da mudança de vida na vida dos ouvintes.

Conheço muitos jovens que pensam  em ser famosos pregadores, em pregar em grandes congressos, não que isso seja pecado mas, mas a humildade precede o crescimento assim como o orgulho precede a queda. É raro um movimento de santificação, de querer ser mais consagrado, de buscar a Deus pela madrugadas, de leitura da palavra, alias a leitura tem sido deixada de lado e o DVD, do "famoso" tem sido assistido gerando uma verdadeira "batalha dos clones".




Invertendo o que João Batista falou em João 3.3, hoje parece ser necessário que o homem cresça para que Deus assim possa aparecer em sua vida. não que a identidade individual deva ser cancelada ou mesma anulada, mas o nome de Deus deve ser sempre exaltado acima do nosso. Me lembro quando ainda jovem, eu que vinha de um igreja tão tradicional como eram as Assembleias de Deus, estranhava quando andando pela cidade de São Paulo, via as placas de algumas denominações onde o nome do fundador aparecia quase em letras garrafais e nome da Igreja bem pequenino abaixo, isso sem contar que essas placas sempre incluíam a foto do fundador! Ora sendo a igreja fundada por Cristo, nos os evangélicos em nossa aversão a tudo que possa gerar idolatria não ousamos reproduzir uma imagem de Cristo, mas por outro lado vejo  essas placas com nomes enormes e fotos destacadas de seus lideres e isso, confesso, me preocupa.

A sede pela fama, o reconhecimento a qualquer custo, o desejo imenso de ser grande, de ser gigante, mesmo que para isso a doutrina tenha que ser corrompida e adaptada. Nasci em uma igreja onde, o pregador era escolhido na hora da mensagem! Mesmo para que o tema de um congresso fosse escolhido, tudo era feito com muita oração, e os pregadores eram escolhidos não pelo renome mas pela sua visível unção, alguns eram verdadeiros anonimos desconhecidos, mas que ao começarem a pregar a igreja se alegrava e as conversões aconteciam, estou falando de conversões de mudança de vida, não de um emocionalismo barato que existe hoje e amanha não existe mais, de uma mensagem que marca um vida e não um minuto dela!

Alias conversões hoje estão cada vez mais raras e a igreja tem criado, um programa litúrgico que busca mais entreter os crentes do gerar conversões e arrependimento. E os famosos pregadores por mais fama que carreguem não trazem mais consigo o tema do bom pregador que é o calvário, falar sobre arrependimento é meio fora de questão.

Assim como Israel construiu para si um bezerro de ouro, a própria igreja tem construído seus bezerros de ouro, que na verdade estão a procura do ouro, e tem agido como se fossem eles o Deus que tirou Israel da terra do Egito.

Aqui vai outra triste constatação, esses "famosos" quase sempre tem predileção pelo velho testamento, em passagens especificas de prosperidade, tomada da terra, etc. E o novo testamento com sua mensagem de negar a si mesmo e tomar a cruz, não é muito mencionada. Alias a Bíblia tem esse contraste na época da lei, com toda a dureza a mensagem e a promessa de benção materiais era muito mais falada, na época da graça com todo o favor de Deus dispensado, a mensagem Crista, fala de um reino que não é aqui...

Eu creio que se tem alguém que faz o homem prosperar é Deus, mas a teologia da prosperidade só faz um grupo de pessoas prosperar... seus pregadores!


Não quero falar mais!
Mas deixarei que a palavra de Deus fale por si!

Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios.
Provérbios 27:2


Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória.
Provérbios 25:27



Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.

Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;

Mateus 20:25-27



Falei que não iria falar mas fico admirado com essas palavras de Jesus em Mateus, pois são os gentios e incrédulos que procuram a fama entre os demais!  Mas vou continuar deixando a Escritura Falar por si Mesma !

E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:

Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;
E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Lucas 14:7-11



Que ele cresça e que nós diminuamos!
Porque é na nossa fraqueza, que Deus manifesta a sua força!

Samuel e Cleide Rodrigues 

Um comentário:

Fernando Marin disse...

Samuel
Sim, verdade! O evangelho hoje se transformou em palco e fonte de riquezas para muitos.
Muitos chamados, mas pouquíssimos escolhidos.

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...