MENU PRINCIPAL

terça-feira, 9 de março de 2021

O arrependimento de Esaú

 




Deus não rejeita um coração contrito, não recusa que se humilha diante dele. 

Até alguns dias atrás eu pensava assim, ate que deparei com a historia de Esaú, suas lagrimas, humilhação e seu choro, no livro de Hebreus cap. 12 verso 16, nos diz que mesmo após buscar a benção com lagrimas não achou lugar de arrependimento.

Isso confesso me deu um nó na cabeça, por um lado Deus já havia decidido em sua soberania, escolher a Jacó, e por outro lado , Esaú, ao que parece é julgado por haver vendido a benção da primogenitura, por um prato de lentilhas.

O nó fica ainda  maior quando vejo que mesmo  buscando com lagrimas, não houve solução para Esaú. Talvez seria mais fácil eu me torna um fatalista, calvinista e abraçar cegamente a predestinação, e  concluir que Esaú ao nascer já havia siso destinado para ira e pronto. 

Bom vamos deixar de delongas, e deixe eu compartilhar com você o que penso:

Em primeiro lugar o fato de Deus escolher a Jacó, para que através dele a nação de Israel se formasse, e consequentemente viesse o Cristo, não significa necessariamente, que Esaú tivesse que perecer.

Em segundo lugar, quem perece, deve se queixar sempre dos seus próprios pecados e deixar de por a culpa na soberania de Deus.

Deixando alguns pormenores de lado vamos ao choro de Esaú propriamente dito e a sua humilhação perante seu pai Isaque. Notei que Esaú não está preocupado com a benção como algo espiritual, toda a preocupação dele são com as coisas materiais que pensa  ter perdido, digo pensa, pois Esaú tornou, rico, abastado, e seus descendentes formaram uma nação antes da nação de Israel!

Penso que as vezes somos como Esaú, choramos, sentimos a dor pelo que perdemos, nunca pelo que causamos, focamos nos bens materiais e nunca no espiritual.

Comparo agora Esaú com Davi, David por causa do pecado perdeu seu filho, mas no salmo 51, ao se confessar e pedir o perdão ele não chora por nada que seja material, ele chora para que Deus não afaste dele o Espirito Santo!


Deus não rejeitará o humilhado, nem o contrito, que esteja verdadeiramente arrependido!


Pense nisso

Esaú ou Davi?


Em Cristo

Samuel Rodrigues Carvalho



Nenhum comentário:

A Ele a glória!

  Assim diz o  Senhor : Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;  mas o que se glor...