E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome. Zacarias 14.9
sábado, 7 de novembro de 2009
A LOUCA MANIA DE MANDAR EM DEUS
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Não existe pecado pequeno diante da Justiça de D´us.
Não existe pecado demasiadamente grande diante da sua GRAÇA.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
O dia de finados teve origem entre os clérigos romanos no início da paganização do cristianismo, institucionalizada na Igreja Católica Romana. Antes mesmo de o dia de finados ser criado, o culto aos mortos já existia no mundo pagão, e quando começou a ser praticado - inicialmente de forma sutil e depois mais abertamente - pela Igreja Católica Romana, sofreu a crítica de um pequeno grupo de cristãos da época, centrados no ensino da Palavra de Deus, e que foram rechaçados pelos líderes de Roma. Posteriormente, essa prática herética só aumentou.
Na época carolíngia, que compreende os séculos 9 e 10dC, surgiu o registro dos vivos e mortos a serem lembrados nas missas, como ocorre ainda hoje em toda Igreja Católica Romana, tomando o lugar dos antigos dípticos, tabuinhas de cera onde figuravam os nomes dos doadores de oferendas. Esses registros eram chamados libri vitae (livros da vida) e incluíam os vivos e os mortos.
Não muito tempo depois de criados esses registros, os mortos foram separados dos vivos nessas listas. Já no 7º século, na Irlanda, passou-se a escrever os nomes dos mortos em rolos que eram lidos nos monastérios e igrejas. Essa tradição deu origem às necrologias, lidas nos ofícios católicos romanos, e aos obituários que lembravam os serviços e obras dos defuntos nas datas em que completavam aniversário de falecimento. Os libri memorialis, como eram conhecidos, na época carolíngia continham de 15 mil a 40 mil nomes a serem lembrados. As necrologias da Abadia de Cluny, na França, faziam menção a 40 ou 50 nomes de defuntos por dia.
No 11º século, exatamente entre 1024 e 1033dC, Cluny instituiu a comemoração dos mortos em 2 de novembro, estabelecendo a conexão deste dia com o chamado dia de todos os os santos. O dia de todos os santos foi criado pela Igreja Católica Romana em 835dC e comemorado no dia 1º de novembro em honra aos mortos, mas foi o abade beneditiano Odílio (962-1049dC), de Cluny, que modificou e substituiu o tal dia de finados, que seria um dia reservado às orações pelas almas no purgatório. O dia de finados começou a ser aceito por Roma em 998dC, juntamente com a celebração do dia de todas as almas, e foi oficializado no início do século 11, sendo cristalizado já no século 20.
É interessante notar que o dia de todos os santos, de onde tudo começou, foi copiado dos cultos pagãos dos celtas e dos gauleses. A festa dos espíritos era celebrada pelos celtas em 1º de novembro. Nessa data os celtas ofereciam sacrifícios para liberar os espíritos que eram aprisionados por Samhain, o príncipe das trevas. O império romano também absorveu o dia de pomona, dos gauleses, transformando as duas festas em uma só. Posteriormente, a Igreja Católica Romana tomou a data para celebração do dia de todas as almas, absorvendo a crendice dos pagãos.
Em 1439, quando Roma bateu o martelo decisivamente pró doutrina do purgatório, o dia de finados foi fortalecido, sendo confirmado definitivamente com o Concílio de Trento, no século 16, que inseriu na Bíblia católica romana os livros apócrifos. É no livro apócrifo de 2 Macabeus que se baseia o culto aos mortos, promovido por Roma todo mês de novembro.
Os católicos romanos alegam que Judas realizou sacrifício pelos mortos no livro de Macabeus (2 Macabeus 12.44-45), mas não podemos de forma alguma tomar este livro como sendo parte das Escrituras Sagradas. O autor de Macabeus, ao final do livro, pede desculpas por algum erro que possa ter cometido. Se fosse um livro inspirado por Deus, o Senhor precisaria pedir perdão por alguma coisa? Veja o que o epílogo do livro de Macabeus afirma: "Finalizarei aqui a minha narração. Se ela está felizmente concebida e ordenada, era este meu desejo; se ela está imperfeita e medíocre, é que não pude fazer melhor", 2 Macabeus 15.38.
As pessoas as vezes preferem acreditar mais em tradições humanas e experiências pessoais do que procurar estudar a Bíblia para verificar o que ela realmente fala a respeito do assunto. Não há base, em nenhum trecho das Sagradas Escrituras, para o purgatório. Não se deve orar pelos mortos porque a Bíblia diz que, depois da morte, segue-se o juízo (Hebreus 9.27).
Veja o absurdo ensinado pelos romanistas ao falarem do purgatório: "Se alguém disser que, depois de receber a graça da justificação, a culpa é perdoada ao pecador penitente e que é destruída a penalidade da punição eterna, e que nenhuma punição fica para ser paga, ou neste mundo ou no futuro, antes do livre acesso ao reino a ser aberto, seja anátema" (A Base da Doutrina Católica Contida na Profissão de Fé, Seção VI, papa Pio IV).
Como pode-se ver, a doutrina do purgatório simplesmente menospreza a obra expiatória e vicária de Cristo na cruz do Calvário, quando a Bíblia diz que o que Jesus fez é definitivo. Se alguém está em Cristo, nenhuma condenação há (Romanos 8.1), há completo livramento do juízo vindouro (João 5.24). Como, então, ensinar que Deus queima seus filhos no purgatório para satisfazer à sua justiça já satisfeita pelo sacrifício de Cristo, ou mesmo para satisfazer a si mesmo, como se o que Cristo fez não fosse suficiente? Como Deus pode purgar pecados já expiados? Além disso, teria o papa mais poderes que Jesus, já que Roma ensina que Jesus, que do Céu intercede pelos pecadores, vê-se impossibilitado de livrar as almas que estão no purgatório, e só o papa possui a chave daquele cárcere?
O atual estado dos salvos mortos está claro em Lucas 23.43 e Apocalipse 14.13: é o Paraíso. O estado dos que morrem sem Jesus também é claro nas Escrituras (Lucas 16.19-31 e Hebreus 9.27). Portanto, orar por quem já morreu é tolice. Não adianta. É antibíblico e inócuo. O dia de finados não se sustenta, porque ele é uma mera tradição religiosa, nada mais que isso. É uma invenção religiosa, bem explorada pelo comércio e pela Igreja Católica Romana. Uma farsa, como qualquer outra.
CPAD
samuel rodryguez
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domingo, 1 de novembro de 2009
" Assim como imagina a sua alma, assim ele é"
Texto fora de Contexto pretexto
O Livro de Provérbios tem sido conhecido com um livro que faz declarações de Sabedoria, com o poder de sintetizar, tudo em pequenos trechos, só o fato de estar no livro de provérbios por si só já possui a máxima, a maior atenção e credibilidade, porém tal como toda a bíblia o livro de provérbios não é feito de versículos isolados fora de seu contexto ou versos que contrariem o ensino geral da escrituras. Estamos vivendo uma fase da divulgação dos perigosos ensinos da New Age, que através de uma anti-teologia, humanista procura com todos os esforços tirar Deus de cena, e atribuir tudo ao controle do homem no comando de si mesmo e do universo, muito do palavreado cristão de hoje é encontrado nessas seitas heréticas, com pequenas adaptações, mas enfim com a mesma carga doutrinária, uma das questões mais em voga é a o poder do pensamento que vem sendo confundido com o poder da Fé, uma analise mesmo falha, porém sincera do no contexto em que se encontra o verso acima veremos, que em primeiro lugar a bíblia não esta falando de qualquer homem, e alias esta falando de uma pessoa falsa que não mede as conseqüências dos seus pensamentos por se achar invulnerável, pois o versículo acaba com uma advertência para que o justo não se misture com pessoas assim (leia o começo do cap. 23 de provérbios) alias o versículo anterior o coloca na condição de ímpio. O que o neste verso em particular provérbios esta nos ensinando é não sermos enganados por alguém de posição elevada, ate porque sua riqueza diz no verso cinco nada é, e termina o verso em questão dizendo que o seu coração não é esta contigo...! Claro que quando nos enchemos da palavra de Deus e pensamos coisas celestiais haverá uma mudança na estrutura do nosso ser, em relação a Deus e aos acontecimentos, porem o simples pensar, não mudará coisa alguma, pois o verso ai fala da inconseqüência e não da força do seu pensamento. Vale ainda contra isso o que diz o profeta Jeremias:
Eu sei ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos. ([Jr. 10:23)]
Ou o que diz o Autor de Provérbios:
DO homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. (Pv. 16:1-2)
Parece que cada dia mais as pessoas estão buscando a emancipação do seu criador, querendo gerar o seu próprio caminho, e o pior que muitas Igrejas evangélicas estão tomando o mesmo rumo.
Deus abençoa, nos da autoridade, podemos agir no mundo espiritual tudo isso é verdade, porém se deve levar em consideração as declarações de Tiago:
E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos.
No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.
Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.
Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.
Tiago 4.13-16
samuel rodryguez
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