Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O cego de nascença

EVANGELHO DE JOÃO CAP.9

Introdução

Sempre me deparo com passagens de dificil entendimento ou interpretação, umas dessas passagens é a cura do cego de nascença, um milagre único e diferente, visto que Jesus, fez lodo, com sua saliva e untou os olhos do cego ainda por cima ordenando-o que se lavasse no tanque de Siloé. estou ciente de que passagens assim pode se mal entendidas  criar doutrinas estranhas, certa fez conheci um pastor que passava sua saliva nos outros pois dizia ser como Jesus, e que sua saliva também poderia curar! – Não é de hoje que  passagens bíblicas mal compreendidas ou distorcidas a proposito tem causado estranhezas no meio evangélico.

Por outro lado existem aqueles que se fecham em uma maxima, dizendo apenas: “ Foi assim simplesmente porque ELE, quiz,Jesus faz o que quer e pronto” – pelo menos estes ultimos não se atrevem a criar doutrinas como os primeiros, e claro que não estão errados com tal afirmação. Porém agir desta forma pode vedar o conhecimento, as verdades e intenções do autor quando fez o registro inspirado das passagens da bíblia.

Por outro existem aqueles que criam “fundamentos” em fontes duvídosas recorrendo a forma erradas de interpretação, cometendo anacronismo, querendo por assim dizer, interpretar os valores das epocas bíblicas pelas impressões da nossa realidade atual.

Para entender determinadas passagens o estudante da bíblia bem sabe que terá que recorrer a estudos dos tempos, modos e cultura em que os textos foram escritos, pois eles refletem de forma imediata um visão de mundo de sua época, após tal descoberta poderemos enfim fazer comparações, pregações e ensino de acordo com nossa realidade atual.

Mas vamos a questão do cego de nascença e estranho e diferente modo que Jesus usou para cura-lo.

 

A lei de Moises e as interpretações do talmudicas dos Rabinos.

A lei de Moises era um composto de 613 mandamentos (mitzvot) sendo o decalogo ( dez mandamentos ) um resumo desta Lei. Para cada mandamento os sabios judeus ( rabinos) foram criando especies de leis complementares, Em relação ao sabado uma dessas leis regulava que, o judeu num dia de sabado poderia cuspir em uma pedra, mas não no chão, porque cuspindo no chão a saliva fazia lodo – O Barro (lodo) era usado na confecção de vasos, panelas etc – Sendo assim o simples ato de cuspir no chão no dia de sabado, poderia fazer alusão ao trabalho, sendo assim, a tradição ordenava que se alguem, tivesse que cuspir que cuspisse em uma pedra.

No verso 14 do cap 9 de Joao a bíblia nos informa que era Sabado o dia que Jesus fez este milagres, desta forma podemos entender que com o ato de cuspir no chão Jesus estava não apenas contrariando a tradição como também se identificando como O Senhor do Sabado. – É importante também saber que os entre ops mestres do Judaísmo, corria a tradição de que Deus trabalhava no Sabado, para julgar os impios e para abençoar o seu povo – Assim somente Deus, trabalha no sabado exercendo juízo e fazendo o bem, por isso Jesus disse: Meu pai trabalha até hoje, e eu trabalho também. ( hoje= Sabado) ( Joao .17) – Desta forma Jesus neste Milagre especial se Manifesta como DEUS.

As tradições com relação a esperança Messianica

Quando os discipulos de Jesus perguntam sobre o motivo do homem ter nascido cego, Jesus afirma que o mesmo foi assim para se manifestasse a gloria de Deus, no Israel antigo corria a crença sobrer os milagres ordinários que poderiam ser operados por um profeta ou pelo sumo sacerdote, e os milagres extraordinarios que so poderiam ser operados pelo Messias, quando este viesse. E justamente com relação a cegueira, a tradição dizia que um cego que apenas perdeu sua visão ao longo de sua vida poderia ter sua visão restaurada pelo profeta ou pelo sacerdote, mas um cego de nascença  seria um milagre extraordinário, e um milagre Messianico. Pois corria a crença que só o Messias, quando viesse poderia realizar estes feitos. È  justamente por isso que o cego ao ser curado cria um alvoroço sem igual entre os Fariseus, que eram os mantenedores dessas tradições orais. Chegando a ponto de quase obrigarem o cego a darem um testemunho contrario quanto a natureza da sua cegueira. Por ser um cego de nascença Jesus estava se identificando com a crença comum do povo e se revelando como MESSIAS.

O tanque de Siloé e os ritos sacerdotais.

Ao passar o lodo no olhos do cego Jesus manda-o que se lave no tanque de Siloé que em hebraico significa o enviado. o SACERDOTE tinha por costume pegar um cantaro de ouro oe enche-lo com as aguas de Siloé, segui-o uma multidão em procissão até o templo, e num ato profético ele derramava a agua na porta das aguas, fazendo alusão ao aparecimento do Messias, e recitando isaias 12.3 ( fontes de Salvação), Também desta forma Jesus se identifica com as profecias messiancias e diz ser ele mesmo a fonte da salvação que agroa se manifestou em Israel.

Milagres como sinais.

Os milagres de Jesus, apropriadamente chamados de sinais, apontavam sempre para outra realidade, além da necessidade real das pessoas abençoadas pelo seu poder, estes sinais falavam acerca dele mesmo da sua essencia como Deus e da sua Glória. Penso que as vezes interpretamos o agir de Deus apenas pela otica do humanismo, falamos sempre da necessidade humana e a bondade de Deus para como o homem, fato que é verdadeiro, porém nos esquecemos que todo o agir de Deus é em si um sinal, uma revelação especial que nos mostra quem ELE È.

Temo que as vezes nossos olhos mesmo depois de tocados por Jesus estão fechados, assim como o cego que ficou com os olhos fechados até cumprir o que Jesus ordenou, Vivemos a influencia e ação de Deus e muitos se perguntam porque ainda não atigiram as promessas e as bençãos de Deus em suas vidas, eu me pergunto, se já cumpriram aquilo que Jesus lhe falou. O cego continuaria cego se nao tivesse ido se lavar no tanque, mesmo tendo sido tocado por Jesus de forma extraordinária. Nos continuaremos cegos enquantos se não nos lavarmos diariamente pela palavra de Deus, fazendo dela, dos ordens do Nosso Deus uma pratica constante em nossas vidas.

Em meio a tantos dilemas que passamos, podemos como o cego ser alvos do poder de Deus, não apenas para nosso beneficio particular, mas como um sinal a todos a nossa volta, não de nós mesmo, mas um sinal que aponta para a direçao de Deus. Este homem cego agora era reconhecido em todos os lugares, as pessoas que antes o viam pedindo esmolas se espantavam, e uns nem acreditavam que era a mesma pessoas, mas ele confirmava e dizia, Sou EU.

Que possamos ser atingidos de tal forma pelo poder de Deus, que tenhamos uma vida inteiramente diferente, servindo com um sinal de Deus, um testemunho vivo, perante a sociedade.

 

Rodryguez

9 comentários:

Web Rádio Boas Novas disse...

O Senhor Jesus sempre nos surpreende, assim como aconteceu com o cego ele nos dar uma chance para o milagre!

Porta Estreita. disse...

paz do Senhor irmão, realmente quando deixamos Deus exercer seu senhorio sobre nossas vidas, passamos a ser testemunhas vivas Dele neste mundo que jáz no maligno,seremos luz em meio as trevas attraindo pessoas para Cristo por causas dos sinais de Deus em nós, e sal da terra para temperar e não salgar aleluia.Quando somos tocados por Jesus verdadeiramente, passamos a viver de forma a engrandecer seu nome nesta terra, assim como cego que Jesus curou glorias a Deus.
Fique na paz de Jesus hoje, pois o amanha sempre será o amanha.
Wilson Elias Cirino.

Mº Wellington - TEMPLO DE ADORAÇÃO MENORAH disse...

Jesus tocou nos olhos do cego e pdiu que lava-se o olhos em um especifico lugar, se ele não estive-se feito como Jesus ordena-ra acredito que não seria curando ...Jesus esta sempre tocando vidas , mas ele pede obediencia , que a cada dia lavemos as vestes no teu sangue , a escrituras diz bem aventurandos são aqueles que lavam suas vestes no sangue do cordeiro... e melhor obecer do sacrificar...

Unknown disse...

mano tem tanto mistério nesta palavra estuda sobre o barro
a ordem do ir lavar se
o senhor pode acrescentar muito ai nesta trua palavra
obrigado pelo estudo

Unknown disse...

ajudou me muito para menssagem de amanhã

Anônimo disse...

Na palavra de DEUS, tudo tem eu significado e interpretação.

Anônimo disse...

Por favor informe as referencias bibligraficas, muito esclarecedor Obrigado

Danielle disse...

Esse estudo trouxe muito esclarecimento a meu filho é a mim, ele foi questionado na faculdade sobre este ação do Senhor Jesus como sendo ritual de magia comum na cultura grega.
Deus continue abençoando e dando disposição e dedicação aos responsáveis por este canal de ajuda cristã. Visitei o site justamente por esta questão da cura do cego de nascença, mas vou agora ler outros estudos daqui.

Unknown disse...

Graça e Paz, amado.
É mui gratificante ser participante dessa fonte de bênçãos.
Que o Senhor Jesus, continue te usando grandiosamente para edificar vidas.

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...