MENU PRINCIPAL

terça-feira, 13 de março de 2018

A fabrica de boatos

Resultado de imagem para lies

Não exista nada mais pernicioso para os relacionamentos, do que o boato. Esse tipo de informação que se propaga desenfreadamente, sem ser confirmada ou pior ainda que tem a sua fonte em uma origem completamente desconhecida. 
Lendo o livro de Neemias, me deparei com um boato, ou usando um linguajar mais moderno como uma "fake news" a intenção desse boato era gerar medo em Neemias e faze-lo parar com a grandiosa obra de restauração dos muros de Jerusalém, Alias todo boato é carregado de um objetivo destrutivo e de uma covardia declarada, uma vez que o boateiro esta protegido pelo anonimato, vamos ao texto bíblico de Neemias 6:6-7


E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gasmu diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras;

E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.


Analisemos o boato de Sambalate e Tobias:

  • "Entre os gentios se ouviu"  Tipico do boato, comentário protegido pelo anominato! 
  • "Queres te rebelar contra o rei" Mentira Neemias estava a mando e debaixo da autoridade do Rei da Persia
  • "Pusestes profetas para pregarem sobre ti": Alias eram Sambalate e seus confederados que estavam contratando falsos profetas para falarem mal de Neemias ( Ne.6.14)

Havia um boato bem arquitetado, espalhado entre as nações gentílicas vizinhas de Judá, Confirmado por Gasmu (Gesem), e apoiado pelas profecias  de profetas contratados Ne.6.14



Havia uma inquietação invejosa, pela obra que Neemias estava realizando, os inimigos fazendo-se de amigos, com a intenção de atemorizar e faze-lo largar a obra (Ne. 6.9), usaram a mesma tática que o Diabo usou no Éden, criando um boato! Lembre-nos que no Éden, Lúcifer criou um boato, indagando Eva, sobre a proibição de comer qualquer fruto do Jardim, quando na verdade Deus havia falado somente de um! Gn.3.3

Mas voltemos a Neemias.

O Boato leva a dano pessoal e mal-entendidos, Neemias tinha apenas dois caminhos a seguir, ficar com medo que a falsa noticia se espalhasse e aceitar o convite de seus inimigos, travestidos de amigos e ir para uma conferencia no vale de Ono (Neemias 6.2), ou ignorar, e continuar a fazer a sua obra. 

Muitos são os cristãos que estão cedendo a boatos, deixando a obra de Jerusalém, cidade santa, e indo se encontrar e fazer alianças com Sambalate e Tobias no Vale do Ono. Quantas reuniões "secretas" não acontecem a margem da orientação e benção da Igreja, fomentadas por boateiros, que com aparências de ovelhas agem como lobos no rebanho?  De fato o principal inimigo da Igreja, ainda é a linguá, apreçada e mentirosa, e assim a coisa vai se espalhando porque um boateiro sempre encontra outro que dá ouvidos e vai levando a falsa informação adiante, tal como a dinâmica do telefone sem fio, acréscimos, decréscimos e mentiras novas vão se juntando a trama, até ser praticamente impossível discernir entre uma e outra coisa.

O que todo o boateiro deveria saber, é que existe uma maldição para a língua que espalha contendas!

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

                                                                                                             Provérbios 6:16-19

Boatos carecem de informações exatas e todo o boateiro a espalhar um boato pede que sua identidade seja preservada, afinal ele não quer se comprometer, definitivamente, pessoas com esse vicio, chamo de vicio por que o boateiro parece ter uma sensação pecaminosa de prazer ao espalhar alguma coisa, e como todo o viciado precisa de libertação, e como ia dizendo pessoas com esse vicio, não deveriam ter credito e nem serem ouvidas, o único jeito de impedir que um boato nos atinja e nos use como via de transporte é o posicionamento correto. Algumas vezes me deparo com boateiros de plantão que tentam me usar como via de transporte sua noticias assim que identifico que é um boato, me posiciono e digo: " Não quero saber, isso é boato vamos parar o assunto por aqui". A medida é impooular assim como um remédio amargo mas surte seus efeito e eu preservo a minha vida e diante de Deus.

Paulo escrevendo aos Efésios cap. 4 verso 29 nos diz para que não saia nada torpe  de nossos lábios, mas só a que promove a edificação!

Quero terminar com duas considerações, a primeira é para os boateiros de plantão:

Peça misericórdia a Deus e liberte-se desse vicio, caso contrario, o curso da vida por ser inflamado pelo inferno (Tiago 3.6)

Outra para quem esta sendo alvo de boatos e fofocas:

Não para a obra, mesmo que o inimigo use falso profetas, termine a obra em 52 dias, cale a boca do inimigo, não importa se são os povos da terra, Gesem, Sambalate, Tobias ou mesmo Noadias e os demais profetas, existe Alguém que este falando bem de você, e ao contrario destes outros a Palavra deste alguém tem peso na terra e no céu.


Em Cristo Jesus.
Samuel e Cleide Rodrigues.




Nenhum comentário:

A Ele a glória!

  Assim diz o  Senhor : Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;  mas o que se glor...