MENU PRINCIPAL

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Descanse no Autor: Por que viver a história de Deus é melhor do que reescrever a sua.

 

Muitos de nós passamos a vida com uma caneta na mão, tentando freneticamente reescrever capítulos que não gostamos, apagar erros do passado e controlar o roteiro do futuro. A pergunta "e se eu pudesse reescrever minha história?" ecoa em nossa mente, gerando ansiedade e um peso desnecessário.

Mas e se o convite de Deus for infinitamente melhor e mais libertador?

Não se desgaste tentando ser o autor, mas encontre alegria em ser a obra-prima na história que Ele já escreveu para você!

A Palavra de Deus nos mostra, de Gênesis a Apocalipse, que Ele é o soberano Autor da história. Nossos planos, por mais bem-intencionados que sejam, são apenas rascunhos diante da Sua narrativa perfeita. Como nos lembra Provérbios 19:21: “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” Tentar impor nossa vontade é lutar contra a correnteza de um rio que flui para um oceano de graça.

Essa história que Deus escreveu não é um conto de suspense ou incerteza. É uma promessa de amor e cuidado. Em Jeremias 29:11, Ele nos assegura: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” A Sua caneta não escreve com tinta de medo, mas com o sangue da aliança que nos garante um final glorioso.

Mais do que apenas personagens, nós somos Sua criação mais especial. Efésios 2:10 revela essa verdade de forma poderosa: “Porque somos criação (poiema) de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” A palavra grega poiema, de onde vem "poema", significa obra de arte, obra-prima. As boas obras que realizamos não são improvisos, mas cenas cuidadosamente planejadas por Ele para que pudéssemos atuar e revelar Sua glória.

É por isso que o salmista declara com tanta confiança em Salmos 40:7: “No rolo do livro está escrito a meu respeito.” Desde a eternidade, seu nome e seu propósito já estavam registrados.

Portanto, hoje, o convite é para que você solte a caneta. Descanse. Troque a ansiedade de escrever pela paz de ser lido. Troque o fardo de controlar pelo alívio de ser guiado pelo Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). Permita que Ele vire as páginas e revele, no tempo certo, a beleza do enredo que Ele sonhou para você.

Compartilhe esta mensagem com alguém que precisa parar de lutar com o roteiro da vida e aprender a confiar no Divino Autor! Deixe nos comentários uma experiência em que você viu a história de Deus se revelar mais perfeita que os seus próprios planos


Samuel Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão postados comentários de cunho ofensivo, e nem de ordem pessoal, peço aos leitores que se atenham somente ao assunto postado em questão. Rodryguez

Proatividade Pastoral

O Coração do Bom Pastor na Missão da Igreja No cerne da fé cristã, a figura do pastor evoca imagens de cuidado, guia e proteção. No entanto...