Programa Adoradores sem Limites

sábado, 2 de abril de 2011

O dia da Mentira e O Cristão

 

 

 

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e é o pai da mentira . - João - 8:44)

 

O diabo como o  pai da mentira, deve ter sido um convidado de honra neste dia, infelizmente entrou através desta tola e popular parte do folclore em muitos lares, quem sabe lares cristãos – Não podemos a titulo da inocencia de uma brincadeira comprometer os valores bíblicos que acreditamos, Mas antes de qualquer coisa, gostaria de falar um pouco sobre este a origem deste dia.

Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa. É claro que, no início, a confusão foi geral, de vez que os meios de comunicação ainda eram inexistentes. Não havia rádio, televisão, nem mesmo o jornal, pois a invenção da imprensa, por Gutenberg, só aconteceu muitos anos depois.

Antes de Carlos IX determinar que o dia primeiro de janeiro fosse o começo do ano, este tinha início no dia primeiro de abril, o que resultou ficar conhecido como o Dia da Mentira., por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilaridade, uma forma de zombar da mudança da  data para começo do ano.

Bom, nem tudo o que é cultural deve ser moralmente ou biblicamente aceito, as expressões culturas da humanidade muitas vezes nascem em um meio influenciado pelo pecado, pela decadencia humana em relação ao seu afastamento de Deus.  Temos que tomar cuidado para não nos conformamos com este mundo ( conformar= tomar a mesma forma de) lembrando que conversão no grego biblico é “metanoia” mudança de mente mundança de atitude, muito embora em nossos dias esteja havendo um nivelamento da sociedade mundana com a igreja, temo que estamos vivemos uma “metanoia” ao contrario, um processo de “desconversão” do evangelho.

 

Lembretes para o Dia Internacional Da Mentira:

  • Destróis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina. – (Salmos - 5:6)

  • Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.-( Salmos - 58:3 )

  • Eles somente consultam como derrubá-lo da sua alta posição; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem. – (Salmos - 62:4)

  • Mas o rei se regozijará em Deus; todo o que por ele jura se gloriará, porque será tapada a boca aos que falam a mentira. – (Salmos - 63:11)

  • Livra-me, e tira-me da mão do estrangeiro, cuja boca fala mentiras, e cuja mão direita é a destra da falsidade. – (Salmos - 144:11)

  • A testemunha verdadeira não mentirá; a testemunha falsa, porém, se desboca em mentiras. – (Provérbios - 14:5)

  • A testemunha verdadeira livra as almas; mas o que fala mentiras é traidor. –(Provérbios - 14:25)

  • A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará. (Provérbios - 19:5)

  • A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá. – (Provérbios - 19:9)

  • Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas. – (Provérbios - 20:17)

  • Porque vos profetizam a mentira, para serdes removidos para longe da vossa terra, e eu vos expulsarei dela, e vós perecereis. – (Jeremias-27:10)

  • Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. – (Efésios - 4:25)

  • Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. – (I João - 2:21)

  • E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. – (Apocalipse - 21:27)

  • Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. – (Apocalipse - 22:15)

  • O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. – (Salmos - 101:7)

 

Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba. Pelas maldições e pelas mentiras que proferem. -Salmos - 59:12

 

Rodryguez e Carvalho

3 comentários:

  1. A paz do senhor irmão Rodryguez, um ótimo artigo e aprendi mais uma de como surgiu o dia da mentira, infelizmente hoje os homens não mentem mais só neste dia, pois a hipocresia está em todos os lugares inclusive no meio do povo de Deus, mais como disse o próprio Jesus o joio está no meio do trigo, Deus abençoe sua vida sua familia com muita paz, amor e unção...
    http://saude-e-eternidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmã por seguir o DIVULGADOR.
    Graça e paz

    ResponderExcluir
  3. Falar mentira é algo comum em todos os ambientes e esferas da vida. Alguns até dizem que certas mentiras não são ruim, mas mentira é mentira e toda mentira a sua origem vem do diabo!!

    Amigo te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir

Não serão postados comentários de cunho ofensivo, e nem de ordem pessoal, peço aos leitores que se atenham somente ao assunto postado em questão. Rodryguez