terça-feira, 17 de novembro de 2009

CRESCIMENTO DA IGREJA EVANGELICA NO BRASIL

A igreja evangélica tem crescido e isso é uma verdade, que pode ser comprovada pelos números e graficos acima, de um povo obscurecido em um país hostil ao evangelho, numa virada historica, que comparo com a aceitação da Religião em 311 por Constantino. Mas o risco está ai assim como este em Roma nos anos 300. O Brasil era um país Catolico, e engana-se quem pensa que ele esta se transformando em um país Evangelico, até porque por país evangelicos os principios do evangelho deveriam nortear, as regras e tratos policiticos e sociais no país e não é isso que acontece. O Brasil tem se tornado em um pais pluralista em termos de religião, muitas outras religiãoes estão crescendo e alcançando vidas, mentes e corações. Como Profissional de Pesquisa de Mercado e Opinião Publica, posso dizer que quando falamos em crescimento evangelico não estamos sendo fieis a realidade, porque todas as crenças cresceram, o país esta pluralista, tolerante, ( não que isso seja ruim) mas os espiritas cresceram, os testemunhas de jeovah cresceram, o islamismo no Brasil cresceu, todas as expressões religiosas cresceram, é preciso analisar os dados com mais criterios técnicos e uma dose menor de emoção. Não que o crescimento evangelico seja ruim, crescemos também junto com a sociedade, fomos toamndo espaços e consquistando lugares, porém necessário saber que há muito a fazer. Solidificar este crescimento, mudar a sociedade a nossa volta. Um dos maiores golpes no Cristianismo após a sua Oficializaçãço em Roma, foi que o Cristianismo passou a ser uma religião de massas, e como tal foi influenciado pelas massas. Em nosso crescimento estamos sendo tambem uma religião de massas, e os costumes desta massa, visto sob a otica de expressão cultural, estão sendo infiltrados na igreja, uma mistura de crenças um novo sincretismo, esta tomando silenciosamente os pulpitos evangelicos, principalmente os de orientação NeoPentecostal. - Assim foi em Roma por ocasião da Oficialização, assim foi nos grandes avivamnetos ingleses e americanos e agora na Igreja Brasileira. Que O Senhor da Igreja nos oriente, para que possamos ter o equilibrio entre o Crescimento e a Doutrina Verdadeira. Que nosso Crescimento seja estabelecido, não em numeros apenas.


Rodryguez

Um comentário:

Voltaire Theologos disse...

Graça e paz!
Realmente.O mundo evangélico tem crescido enormemente. No entanto, acho que falta o crescimento qualitativo. Hoje em dia falta o conhecimento da graça,e temos ouvido muito a teologia da des graça.

Chega!

São dois mil anos de história da Igreja, uma historia que começou por volta do ano 33, uma historia gloriosa, de lutas, perseguições, da...