sexta-feira, 25 de março de 2011

Falando sobre fé

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus 11.1

 

Podemos dar várias definições para a palavra fé. A primeira e mais basicas das definições é atribuir verdade, veracidade a algo sem a necessidade prévia de provas, fé nesta definição não tem o sentido dogmatico de crenças e doutrinas religiosas, mas o sentido prático de apenas se acreditar em algo. Somos porém por natureza seres pensantes, racionais, e muitas vezes vivemos a busca de provas e evidencias para darmos a nossa aprovação ou veredito de verdadeiro ao que quer que seja.

Do outro lado porém como seres dotados de alma e espírito também temos a tendencia natural,e a necessidade de acreditar em algo. Sendo a fé um fenomeno visto em todas as formas e expressões culturais e religiosas da humanidade.

Existe outra definição de fé, embora chamada de fé possui conotações dogmaticas, doutrinárias, que é a fé como o conjunto de crenças religiosas de determinada confissão ou religião, desta forma temos a fé evangélica, a fé catolica, a fé islamica, etc.

A Bíblia possui algumas frases interessantes sobre a fé e abrange claro todas estas definições. Em Abraão vemos a fé como um relacionamento entre o homem e Deus, onde se acredita que simplesmente o que Deus fala é a verdade sem questionamentos, sem racionalizações, apenas se oferece Isaque sobre o altar e crer que Deus é fiel.

Temos a fé ainda como a crença na operação do sobrenatural, o poder de Deus em ação, criando e fazendo coisas que estão acima das leis que regem esta existencia aqui.

Temos a fé como conjunto de nossas crenças e doutrinas, sendo essa a fé que vence o mundo o sistema do mundo, que nos mantem de pé e firmes na nossa vocação e chamado.

Mas lendo hebreus 11 eu me deparei com algo ainda mais excelente. Nas definições do Autor de Hebreus sobre a fé, ali ele fala da certeza das coisas que não se podem ver, uma fé que agrada a Deus, pois nosso relacionamento com Ele é antes de tudo um relacionamento de confiança.  E é lendo hebreus que me deparo com algo extraordinário sobre a fé, ali diz que muitos morreram na fé, não alcançaram as promessas

Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Hebreus 11.13

Pois é, confiaram e mantiveram a confiança em Deus, mesmo morrendo viram de longe as promessas, e acreditaram além desta vida terrestre!

Como somos imediatistas as vezes, e como esmorecemos! Abraão sabia que Deus, mesmo se Isaque fosse morto o poderia ressuscitar, assim a morte é o termino da esperança de muitos, mas quem confia em Deus, confia além de qualquer circunstancia!

Também em hebreus diz que Moisés pela fé recusou ser chamado Filho da Filha de Faraó! ( Hebreus 11.24) . Moises preferiu ser identificado com o povo hebreu escravo e humilhado! Tendo em vista uma recompensa que não se encontra neste mundo. Quantas vezes vi Cristãos dizendo melhores do que outros, querendo pertencer a Elite Gospel, mundana e leviana, engodada pelo mundo, casada com a terra do Egito! Precisamos de Fé, para saber de que lado ficar e com quem ficar, mesmo que isso pareça oprobio!

Também lendo hebreus iremos ver que uns foram vitoriosos no mundo, enquanto que outros foram errantes, aflitos e maltratados, tudo isso pela fé. A fé portanto como diz o autor de hebreus não e algo que agrada a si mesmo! Mas a fé agrada a Deus! Assim sem Fé é impossivel agradar a Deus! - 

Agradar a Deus, sabendo que ele é recompensador, mesmo que essa recompensa seja na consumação de todas as coisas! Mesmo que esta recompensa seja em mundo e era da qual a mente racional não pode descrever ou alcançar!

Se for do agrado e tempo de Deus iremos vencer reinos e Batalhas, a nossa fé mostrará o seu valor, se for ocasião de mostrar que acreditamos e estamos dispostos a dar nossa vida por isso, também nossa fé mostrará o seu valor.

Ao contrário do que os mercadores da palavra dizem, fé é muito mais que garantir acesso a uma vida de vitorias plenas , embora eu não duvide das bençãos e operações extraordinarias de Deus em nossos dias, creio que a  excelencia da Fé é ainda acreditar como os patriarcas em uma cidade que tem firmes fundamentos do qual o artifice e construtor é Deus.

 

Rodryguez & Carvalho

http://didaqueteologia.blogspot.com

2 comentários:

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

"TOQUE NAS MINHAS FERIDAS..."
Pedro não acreditou que aquele HOMEM fosse JESUS...Apesar de o conhecer, de ver os milagres,de ouvir a sua palavra, de ser seu discípulo,não teve FÉ na palavra de JESUS que dizia:
"HEI DE RESSUCITAR AO TERCEIRO DIA"
Quantas vezes agimos assim!
Nos falta FÉ mesmo tendo o MILAGRE vivendo em nós.
Muito bom o post...
FICA COM DEUS.

RADIO GOSPEL MUSIC LIFE disse...

RADIO GOSPEL MUSIC LIFE

http://crescerevencercomjesus.blogspot.com

Chega!

São dois mil anos de história da Igreja, uma historia que começou por volta do ano 33, uma historia gloriosa, de lutas, perseguições, da...