MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A busca pela felicidade

A felicidade é um objetivo praticamente coletivo da raça humana, num sentido mais amplo podemos entender a felicidade como o auto realização ou sucesso pleno em todas as esferas da vida. Embora as religiões tenham suas teologias diversas, creio que posso muito bem definir a religiosidade também como uma busca pela felicidade. Alías a felicidade plena é o “produto” vendido por diversas teologias em diversas religiões.

Jesus um dia subiu ao alto de uma montanha e de lá começou a ensinar uma multidão de desesperançados sobre o verdadeiro caminho para a felicidade, no chamado sermão da montanha ( Mateus cap. 5), a palavra bem-aventurados, ai encontrada é a tradução do grego MAKARIOI que quer dizer feliz, em todos os sentidos.

Ao contrário do imediatismo pregado por alguns a felicidade, não se dá pelas situações atuais e sim pelas futuras, os indicativos futuros encontrados nas conjugações verbais em:  “serão” terão, herdarão e alcançarão estão todas colocadas no tempo futuro, mirando o estabelecimento do reino de Deus, no seu julgamento e na sua entrega dos galardões.

A vida cristã tem um proposito definido um “escaton” ( escatologia = estudo das ultimas coisas )  – final de todas as coisas e é para este final que Jesus olha quando dá este famoso sermão.

A felicidade, nestas palavras não é feita apenas de aparentes momentos que enquanto nesta existencia e sistema é certo que terão seu termino, a felicidade alí é a certeza plena do estabelecimento em algum lugar na historia do reino de Deus, é a felicidade que vem da fé.

Fé esta que é capaz de romper com as tristezas causadas pelo acontecimentos do dia a dia, fé que nos faz enxergar o futuro como se ele fosse hoje e nos dá a condição de vivermos de acordo com esse futuro no tempo presente.

O caminho para a felicidade passa então por um relacionamento profundo com Deus, e não se abala com acontecimentos cotidianos, pois tal relacionamento não esta baseado na temporalidade da vida nem na furtividade de eventos, esse relacionamento esta baseado em Deus e na sua Eternidade.

Bem- aventurado, feliz, mesmo sendo perseguido, chorando ou maltratado… mesmo pobre de espirito, manso e com sede de justiça… existe um reino que já está pronto antes da fundação do mundo, um reino de bem-aventuranças que receberá os bem-aventurados que vencerão pelo sangue do cordeiro.

Rodryguez & Carvalho

Makarioi oi… Bem-aventurados os….

Nenhum comentário:

A Ele a glória!

  Assim diz o  Senhor : Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;  mas o que se glor...