Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Saulo de Tarso, o vaso escolhido!


Atos 9:1-30

Criado aos pés de Gamaliel, um famoso doutor da lei, Saulo talvez o mais importante de todos os fariseus de sua época, zeloso no tocante aos costumes e tradições judaicas. Foi o pior pesadelo da recente e ainda em fase de organização Igreja Cristã do primeiro Século.

Perseguindo, respirando ameaças de morte, prendendo e torturando alguns, sua intenção é clara, erradicar a fé cristã, limpar as sinagogas destes que creem ser Jesus  o Messias!

Creio que para muitos cristãos a sentença de Saulo, já estava selada! Afinal, Deus iria por fim executar seus atos de justiça em defesa do seu povo, e quem sabe Saulo não seria alvo dos seus severos juízos?

Por outro lado creio que a igreja estava em constante oração em meio a essas perseguições, e não sabia que a resposta de Deus para suas orações estava ali na pessoa do seu maior inimigo e perseguidor! – O nome Saulo, é uma forma grega do hebraico Sha’ul, que significa: o que foi pedido, o que foi orado, ou numa tradução livre, resposta de Deus a oração!

O perseguidor, era a resposta de Deus, a sua Igreja! Era um vaso escolhido, por Deus! ( percebo cada dia mais, como devemos nos calar e apenas orar diante dos grandes dilemas da nossa vida!)

Mas, e os  que morreram, foram presos e castigados com o consentimento deste Saulo de Tarso, ficará ele impune dos erros? – Amigo, a justiça de Deus não é igual a nossa, nem seus caminhos iguais ao nossos, Deus se move além das barreiras do tempo e espaço, se move na eternidade, e tem planos bem definidos! O evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, é a mensagem da reconciliação, salvação, perdão e novo nascimento!

Essa poderosa mensagem, foi pregada para a mulher pega em crime de adultério prestes a ser apedrejada, também foi pregada aos seus acusadores. Essa poderosa mensagem foi pregada ao malfeitor crucificado ao lado direito de nosso Senhor. Foi essa a mensagem que Estevão pregou de forma viva, quando esta sendo martirizado, talvez com o consentimento do então Jovem Saulo. Essa foi a poderosa mensagem que salvou Saulo, e o fez ministro do ministério da Reconciliação!

Se eu e você, não acreditarmos na natureza desta mensagem, não podemos ser identificados como Cristãos!

Saulo, de perseguidor passou a perseguido, de acusador da fé cristã passou a ser o seu maior apologistas, e por fim de algoz passou a ser mártir, morrendo e compartilhando desta forma dos sofrimentos de muitos cristãos em sua época.

Você aceitaria uma Palavra do Irmão Saulo?

Estaria ele querendo apenas se infiltrar na Igreja, para depois destruí-lá?

Seria verdadeira a sua conversão?

Infelizmente, as vezes associamos a figura do Cristão, como um bom homem, ótimo pai de família, trabalhador, bom exemplo e que “apenas” não conhecia a Jesus! Infelizmente ficamos felizes quando alguma figura “importante” de nossa sociedade se converte, mas  temos nossas duvidas em caso de alguém que vive a margem da sociedade, logo pensamos: “Será que se converteu mesmo”?

Quantos Sha’ul s , estão em nosso meio? Quantas respostas as nossas orações que simplesmente não enxergamos porque não veio da forma convencional?

Saulo, viu uma luz, caiu da sua montaria, ficou um tempo cego e depois teve sua visão restaurada, foi alvo de duvidas por parte de Ananias, que disse “Ah Senhor, este não é perseguidor?”  - Ei! Deus não erra em suas escolhas! – Mas foi alvo do apoio irrestrito de Barnabé, que dele deu testemunho e o introduziu no fechado circulo apostólico!

Vaso escolhido! Este foi o testemunho do próprio Deus acerca de Saulo.

Saulo, depois deste processo, passou a ser conhecido dos Cristãos como Paulo, nome latino que significa pequeno, baixo, curto. Em suas experiências com Deus, Deus o diminuía para que assim crescesse! E foi se diminuindo cada vez mais que este precioso vaso escolhido nos legou metade do Novo Testamento, fortalecendo as Comunidades Cristãs gentílicas.

Sabe, Deus quando tem um vaso, Ele as vezes o quebra, o faz cair do cavalo, torna em escuridão e confusão sua realidade do mundo, mas depois torna a lhe abrir os olhos para que estes possam ver além do mundo material.

Prestemos mais atenção a nossa volta, há muitos vasos escolhidos de Deus! Um amigo na sua sabedoria simples, toda vez que passava em frente a um bar, prostibulo e outros antros, dizia assim: “Rapaz ai dentro esta cheio de diáconos, presbíteros, pastores missionários, homens e mulheres de Deus…Apenas não sabem disso ainda…”

Uma coisa me deixa feliz, é saber que algumas pessoas ainda conseguem viver a altura do evangelho e ver com os olhos espirituais os VASOS ESCOLHIDOS DE DEUS.

Que Deus aumente a nossa fé

O Evangelho Poder de Deus!



Pr Samuel Rodrigues

Nenhum comentário:

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...