Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

sábado, 23 de junho de 2018

Feridas curadas com o casamento

Resultado de imagem para Isaque e rebeca

Alguem já disse com muita certeza que o casamento é uma das primeiras instituições divinas na terra, haja visto a revelação encontrada em Genesis 2.24: “deixará o homem seu pai e sua mãe e apegar-se a sua mulher, e serão ambos uma só carne”

Os Judeus usam o termo Kidushin ( consagração, santificação ), e creem que o casamento inicia uma nova fase na vida de ambos os conjuges.

Sendo o casamento algo da vontade de Deus para o homem e a mulher, não é atoa que nos ultimos anos temos visto uma grande guerra movida contra a familia em varias frentes, uma na questão do genero indo contra o que foi dito por Deus, outra na questão da liberalidade no casamento o dito casamento aberto, e outra na aceitação e banalização do divorcio.

Os homens e leis podem até variar em suas concepçõs sobre o casamento mas nós cristãos sempre teremos um ponto de vista que é o ponto de vista do proprio Deus.

Mas hoje em especial minha intenção não é falar sobre  as “modernidades” que envolvem a questão do casamento e da familia tradicional, mas sim sobre o poder terapeutico de um casamento feito de acordo com a vontade de Deus.

No livro do Genesis cap. 23, temos a narração da morte de Sara, esposa de Abraão e mãe de Isaque, e todos nós conhecemos as feridas e lacunas deixadas pela morte de um ente querido, ainda mais se tratando propria mãe. Porém no Cap. 24,  vemos Abraão, procurando uma esposa para seu filho Isaque, A palavra Isaque, significa riso, porém já se faziam aproximadamente 3 anos que o sorriso fora arrancado dos seus labios, e sua vida invadida pela dor e tristeza da morte de sua mãe. Enquanto o servo de Abraão, estava a procura da esposa de Isaque, muitos foram os acontecimentos e formas que Deus usou para guiar o Servo de Abraão ate Rebeca, mas quero dar um pulo na historia e leva-lo até o momento que Isaque, estava indo orar ( Gn.24.63).

Vivemos em um mundo que até os cristãos se esqueceram que Deus esta no controle e por isso mesmo tem negligenciado a oração, e desta forma muitos casamento são contraídos e muitas “desgraças” tem acontecido simplesmente porque ninguem procura mais a direção Daquele que intituiu o casamento! Mas em Genesis 24 temos algumas peculiaridades que não posso deixar de registrar, a primeira é a  preocupação de Abraão com o casamento de seu filho, para que ele não contraia casamento com estranhos que lhe roubarão a fé, vejo aqui a preocupação do proprio Deus com o nosso casamento, lembrando que as escrituras nos advertem a não nos associarmos com infieis, e muitos em suas paixoes desenfreadas tem trazidos dores para sua vida futura através de casamentos mistos. vemos tambem o Zelo do servo de Abraão, em procurar a esposa ideal, orando a Deus e pedindo sucesso e um bom encontro no caminho ( Gn.24.12). Jovens que querem ter um “bom encontro” e ter um casamento abençoado devem saber que Deus ainda deseja guiar os nossos passos em todos os pormenores da nossa vida. E finalmente  Em gn 24.63 vemos Isaque em caminho para à oração. É aqui que quero que você medite, uma moça vindo e vendo seu prometido que esta indo, não para outro lugar mas para a oração! Um varão que indo a oração encontra a sua varoa!

O mundo resiste e diz aos jovens que eles devem sair, ir as baladas, conhecer moços e moças, se relacionar antes do casamento, mas aqui temos um encontro de dois corações no caminho da oração!

O riso volta ao rosto de Isaque, Rebeca, significa  aquela que une a que prende, e  aquilo que faltava na vida  de Isaque, o “elo de ligação”   lhe  é dado. Isaque casa-se com Rebeca, e assim atraves da benção do amor conjugal, Isaque teve sua vida emocional curada e foi consolado depois da morte de sua mãe!

Como anda seu casamento? Está curando feridas ou causando feridas?

Pense nisso.


Pr Samuel Rodrigues, muito bem casado pela Misercordia Divina, com Cleide Rodrigues.


Nenhum comentário:

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...