Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

quarta-feira, 20 de junho de 2018

A Justiça de José

Resultado de imagem para Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente


Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente Mateus 1.19


Pouco vezes ouvi falar de José, pai de Jesus, desde que me entendo por gente e por evangélico, aliás para ser sincero, nunca ouvi uma pregação que tivesse José como personagem principal,  se eu fosse fazer um “raking” dos personagens mais comentados, José estaria bem abaixo do ultimo lugar!

Mas tem algo de especial em José, que eu gostaria de ousar comentar, que é o seu senso de Justica, não uma Justiça cega, mas sim a Justiça baseada no amor.

José como sabemos era um simples carpinteiro da cidade de Belém, descendente do Rei Davi, pela linhagem de Natam desposado com Maria, também descendente do Rei Davi pela linhagem de Salomão. Na biblia poucas informações nos são dadas acerca dele, mas uma coisa me chama muito a atenção: José era Justo!

Vamos dramatizar a cena, para que possamos pensar melhor;

José é noivo, dentro do rigoroso codigo moral da lei de Moises, e faz tudo de acordo com a lei, Maria sua noiva, aparece gravida, e  José sabe que o filho não é dele! A lei manda que o adultério seja punido com apredejamento. ( Levitico 20:10), porem a mesma Lei fala que em caso de solteiros se tivessem relação antes do casamento, os dois então deveriam se casar e o homem deveria dar ao pai da moça 50 siclos de prata. ( deuteronomio 22.28-29).

O que um Homem Justo, pode fazer diante de uma situação assim?

Apelar para lei de ver Maria Gestante ser apedrejada?

Muitos vezes nosso senso de justiça não passa de pura maldade e vingança, e se usarmos a justiça para agir assim que diferença teremos de um malfeitor?

José como era um um homem JUSTO, não querendo difamar Maria resolveu arcar com o prejuizo e atrair a culpa para si, quando resolve abandona-la em secreto, desta forma parte da culpa recairia sobre ele, Maria não seria apedrejada, e caso José fosse encontrado, teria que casar com Maria e ainda deveria pagar 50 siclos de prata ( uns 700 gramas) para o pai de Maria.

Que amor! Ao inves de exigir seus direitos como vitima, José se coloca na condição de reú!

Ao inves de exgir um ressarcimento ele se coloca como devedor!

Em vez da maledicencia. difarçada de justiça preferiu o silencio!

A Justiça de José é conhecida assim, não pelo seu rigor cego, mas antes pela amor incondicional para com a sua amada.


Para mim faz muito sentido agora chamar Jesus de: Filho de José!


Pr Samuel Rodrigues

AD Tanquinho – Madureira – Ribeirão Preto.


Nenhum comentário:

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...