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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Porque a Igreja de Jerusalem ficou pobre?

E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Atos 2.43-46

Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. Atos 4.34

 

A bíblia fala de dízímo, inventaram o “trizimo” a uns 15 anos atrás um controvertido pregador falou de um tal de “tudímo” –  Os textos acima de atos 2:43-46 e 4:34,  são sem duvida os mais usados para embasar o “trízimo” e o “tudímo” – partindo do principio usado pela “teologia da prosperidade” A Igreja primitiva de Jerusalem, deveria ser ao longo dos tempos a mais prospera. mas eu gostaria que você medtasse em outras passagem das escrituras:

Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos.Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. Romanos 15:25-26

Por algum motivo a Igreja de Jerusalém, a Igreja em que não havia necessitados, passou por dificuldades financeiras a ponto de precisarem receber ofertas das Igrejas da Acaia.

É precisado dar o devido trato ao texto sagrado, em primeiro lugar as pasagens de Atos dos Apostolos, não constituem uma doutrina, antes porém a narração de um fato. Outra questão que precisa ser observada, é  que havia nestes dias uma “febre escatologica” pois acreditava-se que volta de Cristo se daria por aqueles dias (Parousia), depois  as incertezas começaram a acontecer tanto em relação aos mortos em Cristo quanto a realidade da vinda, sendo este ensino da parousia, explicado de forma doutrinária por Paulo e por Pedro ( I tess 4:16 e II Pe 3:4-8). 

Alguns argumentam sobre Ananias e Safira, porém o pecado deles não foi o  de não ofertar e sim o de mentir ao Espirito Santo.

No estabelecimento do ensino doutrinário acerca das ofertas entre as Igrejas NeoTestamentárias nem ao mesmo se faz uso da palavra dízimo, muito embora ou seja completamento de acordo com os principios do dizimo de acordo com o velho testamento, porém não vejo citado no novo testamento para as igrejas gentilicas, a unica citação foi a de Jesus e isso para os mestres fariseus em Jerusalém.  - Paulo fala de ofertas, voluntarias, fala de dar com alegria e não por obrigação, diz que quem semeia com liberalidade com liberalidade colherá, mas lendo os textos, não chamaria de teologia da prosperidade e sim de “teologia da generosidade”

Em lugar algum das escrituaras  vemos algo como desafios, propositos etc, o apelo era para a generosidade ou para com a obra de Deus ou para com os necessitados, como no caso de Jerusalem. Foi assim nas ofertas para o tabernaculo, na construção do templo de Jerusalem, o mesmo padrão se repete na era apostolica – “Dar segundo propos no seu coração” e fazer isso com alegria.

Uma coisa engraçada que vejo hoje em dia, é nunca vi um destes pregadores da prosperidade, ministrando ofertas e dizendo que se alguem tem alguma coisa contra seu irmão primeiro se reconcilie com seu irmão, para poder ofertar, pois Deus não aceita oferta nessas condições!-

Devemos sim dar os nossos dizimos, muito embora os apostolos nada tenham falado para as igrejas gentilicas, traçamos um paralelo com malaquias 3.10 e entendemos a sua necessidade, no demais, a  oferta de acordo com o que  propomos em nosso coração.

Percebo que alguns pregadores não estão preocupados com essa verdade, antes querem impor, colocar e determinar como as pessoas devem sentir em seus corações, não é toa que junto com o ensino da teologia, tem um pacote de abusos doutrinários que acabam por escravizar o fiel e não por liberta-lo do jugo- Não toque no ungido, se ele falou é porque tem que ser assim é Deus….

Desafios, propositos etc, não constituem em si fé, não no sentido bíblico do termo, pois se os dizimos e ofertas descritos de forma bíblica, não forem o suficiente algo está errado, ir além é não acreditar nas escrituras e querer complementar, sendo esses o erro dos fariseus que sempre queriam ir um pouco além das prescrições da lei.

Voltando ao livro de Atos os cristãos estavam formando uma sociedade utopica, que acreditava na vinda de Cristo nos seus dias e por este motivo davam tudo e creio que pelo mesmo motivo alguns empobreceram e foram socorridos por outras igrejas em grande esforço financeiro. Mesmo assim é importante observar que se cumpriu a Teologia da Generosidade em Jerusalém, pois no aperto foram socorridos pelas Igrejas irmãs da europa, pois é dando que se recebe. Mas isso não envolve necessariamente dinheiro.

A bíblia não é feita de passagens isoladas e texto independentes, que podem ser manipulados, é antes um livro coeso, único, onde cada versículo e passagem vai se iterligando com outro. então antes de “engolir” uma visão de goela a baixo, procure saber como o assunto se processada em toda a escritura, e não em uma parte dela. Separe as narrações de episodios de uma lado  com a declaração de doutrina de outro este é um  de principio regulador para a clareza do tezto bíblico.

Oferte, dizime, sinta a alegria de ser cooperador na obra de Deus, ser você quiser fazer um voto financeiro faça, mas isso é entre você e Deus, e claro o cumpra – Deus lhe abrirá as janelas do céus como prometeu, apenas esteja atento pois nem tudo o que parece bíblico o é.

Rodryguez

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Deus endurece o coração de Faraó

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv 4.23

 

A bíblia tem pontos dificeis de se entender, entre eles a relação entre a Soberania de Deus e o livre-arbitrio do homem. No livro de romanos 9.15-18 encontramos a seguinte declaração:

Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.

Pois é, a bíblia diz que Deus endureceu o coração de Faraó. (Ex 4.21) Não vou correr o risco aqui de questionar a sabedoria e soberania de Deus de agir da forma como quer, da forma como lhe apraz, não tenho eu condições e ninguem as tens de dizer a Deus: “Porque fizeste assim?”  A certeza que tenho é que os caminhos do Senhor são retos e suas veredas justas, o que não entendo aqui, faço silêncio, pois um dia entenderei, quando  não o ver mais por espelho, e sim face a face. Todavia as coisas ocultas pertecem a Deus e as reveladas para nós e nossos filhos.

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuter. 29.29

Mas lendo o livro do exodo,que alias faz parte da minha leitura da bíblia em um ano esses dias, vou percebendo detalhes sobre o endurecimento do coração de Faraó. Primeiro gostaria de frisar que os Faráos, eram considerados descendentes diretos do deus osiris, sendo considerados eles mesmo como moradia dos deuses, um templo em si mesmo ( farao= grande morada) podiam intermediar com demais deuses em pé de igualdade com eles. Não é de se estranhar que este deus Faraó zombou do grande Eu Sou quando disse: Quem é Senhor, para que eu ouça a sua voz? Ex 5.2.

Lendo também o desenrolar de cada praga no egito, percebo que o coração de farao, vai se obstinando  cada vez mais independente de uma ação direta de Deus sobre ele até a quinta praga, ou seja primeiro ele deliberadamente endureceu seu coração e depois foi Deus quem o endureceu, vejamos:

1ª Praga – As aguas tornam-se sangue :Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. Ex 7.22 –  Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

2ª Praga das rãs - Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. Ex.8.15 -  Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

3ª Praga – Praga dos Piolhos : Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o SENHOR tinha dito. Ex 8.19 – Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

4ª Praga – Praga das moscas: Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não deixou ir o povo. Ex 8.32 - Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

5ª Praga – Peste nos animais: E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e não deixou ir o povo. Ex 9.7 -  Até aqui ainda não foi Deus que o endureceu…

 

Vejamos agora as citações onde o texto sagrado diz explicitamente que foi Deus quem endureceu a Faraó:

 

6ª Praga – Praga das ulceras - Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés. Ex 9.12  -  Note que agora o texto muda para O SENHOR endureceu o coração…

7ª Praga – Chuva de Saraiva - Assim o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel, como o SENHOR tinha dito por Moisés.Ex 9 35 –  agora faráo esta definitivamente endurecido e nao tem mais volta!

8ª Praga – Gafanhotos - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel. Ex 10.20 -  Note que agora o texto muda para O SENHOR endureceu o coração…

9ª Praga – As trevas cobrem o Egito: O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir. EX 10.27 - Note que agora o texto muda para O SENHOR endureceu o coração…

10ª Praga – A morte dos primogenitos – nesta ultima praga Faraó mesmo cedendo e deixando Israel ir, por causa do apelo popular dos egipcios, continua de coração endurecido, agora por Deus  é com esse coração endurecido por Deus que farao persegue os filhos de Israel : E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.

 

Meditando nessa relação fui percebendo de um lado, até a quinta praga, o livre-arbitrio do homem e do outro lado, da sexta a decima praga a Soberania de Deus. Parece ser esta a dinamica do relacionamento de Deus com o homem,  Livre arbitrio x soberania divina. -  Faraó antes de Deus começar a exercer o seu juizo, por ato delilberado resolveu endurecer o seu coração, e acabou mesmo tendo o coração endurecido agora não por uma impressão humana, mas por um Juízo de Deus.  Se cumprindo nele a palavra que diz:

Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável. Samo 18.26

 

Deus fez juizo e justiça  no arrogante Faraó, e em toda a terra do Egito. Parece que escuto Paulo dizer: “Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?” I Cor. 10.22

Não estou nem perto de resolver, de descobrir porque Deus, endureceu o coração de Faráo , apenas faço algumas considerações baseadas,  naquilo que consigo entender, Deus, claro, está muito acima disso, mas como disse não dúvido da justica e retidao dos seus caminhos.

Fica porém uma advertencia para todos nós.

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações… Hebreus 3.15

 

Rodryguez

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