Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Biblias Catolicas e Evangélicas

 

É comum ouvirmos afirmação  que Lutero retirou sete livros da Bíblia Catolica, é verdade também que com igual ignorancia muitos evangélicos insistem em dizer que os católicos incluiram livros na bíblia – Não é de hoje que a falta de conhecimento, associada a uma forte arrogância tem criado bolsões exclusivistas e segregado pessoas, nações e até mesmo membros da mesma família.

Já somamos mais de dois mil anos de cristianismo, sendo importantes em questões assim, e sem anacronismo, um estudo da história para uma melhor compreensão dos fatos.

Um fato importante é que a versão dos setenta que foi vertida para vulgata e assim traduzida no universo catolico, foi oficializada pelo catolicismo apenas no concilio de Trento que foi do ano de 1545 a 1577, sendo que a reforma protestante comecou a ocorrer pelo ano de 1517 – verdade é que em muitas passagens do novo testamento, é certo que muitas vezes no contexto do novo testamento os apostolos provavelmente podem ter citado algumas passagens da versão dos setentas, mas isso não significa que a usaram como escritura nos seus dias, nem muito menos que validaram os livros inteiros como inspirados, se assim fora, Paulo por exemplo cita passagens de filosofos, e nem por isso os seus escritos são tidos como canonicos.

Mas o importante até aqui é perceber que não foram nem os protestantes que tiraram ou colocaram livros, estas versões ja existiam antes do inicio do cristianismo, portanto dizer que este ou aquele grupo dentro da esfera do cristianismo tirou ou colocou certos livros é uma postura leviana e falta com a verdade.

Agora com relação a versão tida como inspirada pelos apostolos um fato importante é nota no novo testamento o uso das expressão “leis e os Profetas” sendo esta uma terminologia usada com referencia unicamente a bíblia hebraica, e não a versão da septuaginta! Jeronimo que traduziu a versão grega para o latim assim advertiu escrevendo a uma senhora com relação a educação de sua filha:

“Todos os livros apócrifos devem ser evitados; mas, se ela quiser alguma vez lê-los, . . . deve ser informada de que não são as obras dos autores por cujos nomes se distinguem, que eles contêm muitas falhas e que é uma tarefa que exige grande prudência, achar ouro no meio do barro.”

Entre os judeus estes livros não eram aceitos como canonicos porque teriam sido escritos quando ja se havia findado as revelações diretas e profecias do velho testamento, tendo também entre eles apenas um valor historico.

Melhor do que dizer sobre quem tirou e sobre quem colocou os livros na biblia cristã, é mais prudente analisar as questões doutrinárias e historicas que fizeram as versões judaica e grega, fossem preferida uma em vez da outra, também é importante perceber que a reforma preferiu o tradicional texto hebraico enquanto que a igreja catolica o grego. Porém para nós evangélicos, além da preferencia pelo texto judeu, existem uma quantidade significativa de contradições doutrinárias encontradas nestes livros que não estão em harmonia, coma  doutrina geral encontrada nas escrituras vejamos:

  • Tobias 05.1-9: Narração de anjos mentindo. Refutação: Is 68.8; Os 4.2
    Tobias 02.9,10: Ensino de magia e superstição. Refutação: Tg 5.14-16
    Tobias 6.6-8: Queimar fígado de peixe expulsa demônios. Refutação: Mc 16.17, At 16.18 (Só o Nome de Jesus expulsa demônios).
    Tobias 12,9 e 1Macabeus 3.30: Dar esmolas purifica o pecado. Refutação 1Pedro 1.18,19, Ap 22.14 (Só o sangue de Jesus purifica os pecados).
    1Macabeus 1.15,16: Relato de assassinato no Templo e ainda esquartejaram o corpo: Refutação: Levitico 19,28; 20,3; Números 19,10 (Tias atos são abomináveis aos olhos de Deus)
    1Mcabeus 6.16; 2Macabeus 1.16; 9,28: Antíoco morre de três maneiras. Como pode uma pessoa morrer tantas vezes assim? Refutação: Is 63,8; Mt 5,34
    2Macabeus 2.24-31: O escritor assume que encontra dificuldfades para resumir o texto
    2Macabeus 15,38: O escritor assume que o livro não serve para nada. " Se ficou boa e agradável, era o que eu queria, mas se ficou fraca e medíocre, é o que fui capaz de fazer".. Refutação II PEDRO 01,20: sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

 

Tire suas própias conclusões:

 

Rodryguez e Carvalho

sábado, 16 de abril de 2011

Catolicos e Evangélicos – A Intercessão dos Santos

 

Dentre tantas questões teologicas que nos separam do Catolicismo Romano, a intercessão dos Santos, é umas dessas questões que causam certas comoções e acalorados debates entre essas duas vertentes do Cristianismo.  Nós evangélicos erramos por não conhecemos a profundidade das crenças catolicas e os catolicos por sua vez erram por ignorar as nossas razões e infelizmente entre os menos esclarecidos questões assim sempre desabam do campo doutrinário, para o campo pessoal acabando em ofensas e desentendimentos. É penoso reconhecer que na maioria dos debates assim, pensamos mais em defender o nosso ego como “sábios”, portadores da verdade suprema, do que o compromisso com a doutrina que acreditamos. Então antes de qualquer coisa, gostaria de analisar a crença católica dentro do universo teologico do catolicismo, isso é importante para que tracemos uma linha inteligente e percebamos que muito embora não concordemos com a doutrina, ela tem seus fundamentos, e portanto quem crer nisto  não acredita , apenas por acreditar mas embasado em algum arcabouço doutrinario.

Argumento Catolico x argumentos evangélicos

Lendo as escrituras variadas vezes percebemos pessoas intercedendo por outras, isso não carece nem que eu transcreva aqui as passagens bíblicas dado a extensão de vezes que isso ocorre nas Escrituras, esta interecessão encontrada nas escrituras é um do motivos teologicos, citados por teologos catolicos para a crença na interecessão dos santos,  porém é necessário perceber que cada vez que esta interecessão é mencionada na Escritura, está mencionada de vivos por vivos, e não de mortos por vivos, fica aqui a primeira diferença sútil da questão.

Mas a teologia catolica, tomando por base a as palavras de Jesus, que disse Deus ser Deus de vivos e não de mortos, chega a conclusão de que a intercessão é possivel mesmo após a morte desses homens, aplicando um sistema de raciocinio que ensina que entre Deus e os homens é apenas Cristo o mediador, mas pode haver mediadores entre Cristo é os homens. – Uma coisa importante de se esclarecer é que quando a bíblia fala de um único mediador entre Deus e os homens esta falando exclusivamente acerca da doutrina da salvação, portanto tal passagem não se aplica aqui, nem ao catolicismo e nem ao protestantismo. Agora um ponto a ser considerado é a natureza da mediação e as qualidades e atributos desses mediadores após sua morte. Queria frisar que quando em vida, Paulo e os demais, não recebiam pedidos de mediação indiretos, os pedidos eram feitos de forma direta, quero dizer com isso que, Paulo não tinha onisciencia para saber o que as pessoas precisam, nem tinham onipresença para estar nos lugares que os cristãos que ele nem conhecia estavam, haja visto que onipresença e onisciencia são atributos exclusivos de Deus. Na atual intercessão catolica a impressão dada é que esses santos de alguma forma passaram a ter estes atributos, pois podem ouvir as orações que lhe são dirigidas em todos os lugares do mundo e podem ouvi-las ao mesmo tempo. Se tal juízo da minha parte for certo, então estamos diante de um problema teologico, quanto a natureza e os atributos exclusivos do Criador, logo atribuir algo que pertence a Deus na sua exclusividade ao ser humano é coloca-lo no mesmo patamar de Deus, ou faze-lo igual a Deus, sendo assim válida a advertencia do livro do Exodo cap. 20.

Um palavra ainda gostaria de dar sobre as intercessões que fazemos pelos nossos irmãos em vida. A intercessão faz parte do mandamento de levarmos as cargas um dos outros, de sentirmos a mesma coisa, de agirmos como corpo, é ainda uma via de mão dupla eu intercedo ( em vida) mas também sou alvo de intercessão.

Em resumo, nós evangélicos não acreditamos na interecessão dos santos pelo simples fato de que, eles não podem exercer e ter atributos que são exclusivos de Deus. ( onisciencia e onipresença )

 

Rodryguez & Carvalho

Durante os proximos dias estarei escrevendo sobre a Mariolatria e Culto aos Santos, convido você leitor para discorrer comigo, deixe suas considerações, comentarios ou se preferir envienos um texto pelo email  rodryguez.pesquisa@gmail.com, todos os textos serão publicados, desde que mantenham o nível de bom senso e civilidade

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mulheres e a Fonte da Água Viva.

Embora alguém acredite, em um papel secundário da mulher na sociedade e na Igreja, nas Escrituras Sagradas encontramos mulheres notáveis de feitos inigualáveis , A profetiza Miriam e seu longo ministério durante o êxodo Israelita, a Juíza Deborah, durante o período dos Governo dos juízes em Israel, a Ancestral de Cristo, Rute. A Heroína Ester, que salvou o povo Judeu da destruição e do aniquilamento no período do cativeiro. Maria mãe de Jesus Cristo, as mulheres que o acompanharam em seu ministério e tantas outras que trabalharam ativamente servindo ao ministério apostólico.

Fora essas passagens biográficas, também encontramos passagens doutrinarias no livro dos provérbios, falando acerca da mulher sábia, que edifica a sua casa, dos seus valores, da importância da sua fé, da atenção especial que o Criador dispensa as mulheres com colunas da sociedade e da Igreja, mulheres de fé e de oração, exemplo bem tipificado na doutrina encontrada no Livro de Provérbios.

O desejo do Deus Pai, manifesto no Deus Filho, é agir pelo intermédio do Espírito Santo, e conduzir a mulher neste mundo tão conturbado e tenebroso, à uma restauração em todos os sentidos e dimensões da sua vida, para que esta, com sua vida transformada, vivendo de acordo com as Escrituras, possa ser o agente de Deus, no seu plano de resgatar e transformar a Família.

Assim percebemos no relato do Evangelho de João Cap.4, onde uma mulher sem nome, sem honra, discriminada pela sociedade, tem um encontro fabuloso com Cristo, a beira do tanque de Jacó. Sendo que após esse encontro ela é primeira mulher que de bom grado e com muita convicção, passa a anunciar o Evangelho, conduzindo muitos homens para verem e ouvirem as palavras de Cristo.

Com este pensamento em vista, a Igreja Internacional da família Cristã de Ribeirão Preto, estará realizando dia 07/05/2011 o “1° Jantar de Mulheres”, com a participação especial da Pastora Lenil de Jaboticabal, como preletora.

Meu desejo sincero é que não apenas neste dia e não apenas em minha Igreja, e que em todos os lugares mulheres a todos os dias possam ter um encontro pessoal com a fonte da Água da Vida.

Cleide Mércia Carvalho & Samuel Rodryguez

 

P.s. Para maiores informações sobre este evento acesse http://somosfamiliacrista.blogspot.com ou ligue para 16 32365888 e fale com a Pastora Angela Batista.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A importancia da Sã Doutrina

 

 

À luz da tra­di­ção mosaica, dou­trina sig­ni­fica aquilo que é rece­bido expres­sa­mente para ensino. O corpo de dou­trina é expresso pelo vocá­bulo hebraico  “Tora” conforme se lê em Géne­sis 26.5: “Por­quanto Abraão obe­de­ceu à minha voz e guar­dou o meu man­dado, os meus pre­cei­tos, os meus esta­tu­tos, e as minhas leis.” E em Isaías 1.10 lê-se: “Ouvi a Pala­vra do Senhor, vós os prín­ci­pes de Sodoma; pres­tai ouvi­dos à lei do nosso Deus, vós, ó povo de Gomorra.”

À luz dos vocá­bu­los gre­gos sig­ni­fica tanto o con­teúdo como o ato de ensi­nar. Jesus res­pon­deu aos fari­seus e disse-lhes: “A minha dou­trina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém qui­ser fazer a von­tade dele, pela mesma dou­trina conhe­cerá se ela é de Deus ou se falo de mim mesmo” (Jo. 7.16,17). 

As dou­tri­nas fun­da­men­tais,  devem ser conhe­ci­das por todos os cris­tãos, pois constam em toda a Sagrada Escri­tura, “que é divi­na­mente ins­pi­rada e pro­vei­tosa para ensi­nar, para repre­en­der, para cor­ri­gir, para ins­truir em jus­tiça, para que o homem de Deus seja per­feito e per­fei­ta­mente ins­truído para toda a boa obra” (2 Tm. 3.16,17)

Para efeito de ensino da fé as doutrinas fundamentais foram dividadas da seguinte forma:

1. Bibli­o­lo­gia é o estudo da for­ma­ção e carác­ter das Escri­tu­ras; sua reve­la­ção e ins­pi­ra­ção, seu cânon, sua vera­ci­dade e auto­ri­dade, suas divi­sões e men­sa­gem.
2. Teo­lo­gia é o estudo dos assun­tos refe­ren­tes à natu­reza, ao carác­ter e às obras de Deus.
3. Ange­lo­lo­gia é o estudo refe­rente à natu­reza e acção dos anjos, inclu­sive os rebel­des.
4. Antro­po­lo­gia é o estudo dos assun­tos refe­ren­tes ao homem e seu rela­ci­o­na­mento com Deus.
5. Hamar­ti­o­lo­gia é o estudo refe­rente à ori­gem, exten­são e con­sequên­cias do pecado.
6. Sote­ri­o­lo­gia é o estudo a res­peito dos vários aspec­tos da sal­va­ção.
7. Cris­to­lo­gia é o estudo acerca de Cristo; sua natu­reza, seu carác­ter e suas obras.
8. Ecle­si­o­lo­gia é o estudo da natu­reza, orga­ni­za­ção, e mis­são da Igreja.
9. Pneu­ma­to­lo­gia é o estudo da per­so­na­li­dade e obra do Espi­rito Santo.
10. Esca­to­lo­gia é o estudo das últi­mas coi­sas à luz das pro­fe­cias.

Fon­tes de Doutrina

Há três fon­tes de dou­trina que é pre­ciso reco­nhe­cer “para que não seja­mos mais meni­nos incons­tan­tes, leva­dos em roda por todo o vento de dou­trina, pelo engano dos homens que com astú­cia enga­nam frau­du­lo­sa­mente” (Ef. 4.14).
 

1. O espí­rito humano.
Em Mateus 15.9 estão as pala­vras de Cristo acerca deste espí­rito enga­na­dor, assim: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu cora­ção está longe de mim. Em vão me ado­ram ensi­nando dou­tri­nas que são pre­cei­tos dos homens.” O após­tolo Paulo usa a mesma expres­são para escla­re­cer os seus lei­to­res sobre a influên­cia do espí­rito humano (cf. Cl. 2.20 – 22). As pes­soas ficam à mercê dos fal­sos ensi­na­men­tos, como se ver­da­dei­ros fos­sem, quando não dão o pri­meiro lugar à Pala­vra de Deus e não con­fe­rem as dou­tri­nas pela mesma.

2. O espí­rito satâ­nico. 
Paulo tam­bém se refere a este espí­rito ao avi­sar o seu dis­cí­pulo Timó­teo sobre a apos­ta­sia dos últi­mos tem­pos, da seguinte maneira: “Mas o Espí­rito expres­sa­mente diz que, nos últi­mos tem­pos, apos­ta­ta­rão alguns da fé dando ouvi­dos a espí­ri­tos enga­na­do­res e a dou­tri­nas de demó­nios, pela hipo­cri­sia de homens que falam men­ti­ras, tendo cau­te­ri­zada a sua pró­pria cons­ci­ên­cia” (1 Tm. 4.1,2). “Por­que virá o tempo em que não sofre­rão a sã dou­trina; mas, tendo comi­chão nos ouvi­dos, amon­to­a­rão para si ensi­na­do­res con­forme as suas pró­prias con­cu­pis­cên­cias, e des­vi­a­rão os ouvi­dos da ver­dade vol­tando às fábu­las;” (2 Tm. 4.3,4). “Mas temo que, assim como a ser­pente enga­nou Eva com a sua astú­cia, assim tam­bém sejam de alguma sorte cor­rom­pi­dos os vos­sos sen­ti­dos e se apar­tem da sim­pli­ci­dade que há em Cristo; (2 Co. 11.3) Por con­se­guinte, é pre­ciso haver cui­dado com as apa­rên­cias e não acei­tar todas as filo­so­fias apa­ren­te­mente ino­fen­si­vas. Isto só é pos­sí­vel pelo exame cons­tante e atu­rado da Pala­vra de Deus.

3. O Espí­rito divino.
O após­tolo Pedro, à seme­lhança de  Paulo, afirma que “a pro­fe­cia nunca foi pro­du­zida pela von­tade de homem algum, mas os homens san­tos de Deus fala­ram ins­pi­ra­dos pelo Espí­rito Santo” (2 Pd. 1.21). Logo que homens san­tos fala­ram ins­pi­ra­dos pelo Espí­rito Santo, toda a Escri­tura é divi­na­mente ins­pi­rada e pro­vei­tosa para ensi­nar o cami­nho certo aos homens de Deus (2 Tm. 3.16,17).

Por con­se­guinte, deve­mos exa­mi­nar dia­ri­a­mente as Sagra­das Escri­tu­ras e con­fe­rir as nos­sas vidas, aquilo que ouvi­mos e dize­mos, pelo padrão do Espí­rito Santo. Paulo acon­se­lha per­sis­tên­cia na lei­tura da Pala­vra de Deus, e ainda: “Tem cui­dado de ti mesmo e da dou­trina; per­se­vera nes­tas coi­sas, por­que fazendo isto te sal­va­rás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm. 4.13,16). Na Bíblia encon­tra­mos os sábios con­se­lhos de Deus para a nossa vida e minis­té­rio, aos quais deve­mos dar todo o cré­dito e pri­ma­zia a fim de ser­mos sábios para a sal­va­ção.

Impor­tân­cia da sã doutrina

A sã dou­trina é for­mu­lada por ensi­na­men­tos fiéis à Pala­vra de Deus, sem vio­lar nenhum dos man­da­men­tos. Cristo referiu-se à impor­tân­cia de ensi­nar a sã dou­trina da seguinte maneira: “Qual­quer, pois, que vio­lar um des­tes peque­nos man­da­men­tos, e assim ensi­nar aos homens, será cha­mado o menor no reino dos céus; porém, aquele que os cum­prir e ensi­nar será cha­mado grande no reino dos céus” (Mt. 5.19). Paulo adverte que o pres­bí­tero deve man­ter firme e fiel a pala­vra que é con­forme a dou­trina, para que seja pode­roso, tanto para cor­ri­gir como para con­ven­cer os con­tra­di­zen­tes; por­que há mui­tos desor­de­na­dos, fala­do­res, vãos e enga­na­do­res (Tt. 1.9). 

A sã dou­trina é impor­tante para os cris­tãos sabe­rem que têm vida nova pela fé em Jesus Cristo. Como escre­veu João: “Estes, porém, foram escri­tos para que crei­ais em Cristo e tenhais vida em seu nome” (Jo. 20.31; 1 Jo. 5.13). Nós sabe­mos, pela sã dou­trina das Escri­tu­ras, que o amor é o cum­pri­mento de toda a lei (Gl. 5.14). Nós sabe­mos que pas­sá­mos da morte para a vida por­que ama­mos os irmãos (1 Jo. 3.14). Nós sabe­mos que somos uma nova cri­a­ção em Cristo (2 Co. 5.17). Tam­bém sabe­mos que somos ouvi­dos por Deus e que rece­be­re­mos o que pedir­mos segundo a sua von­tade ( Jo. 5.14). 

A sã dou­trina é impor­tante para os cris­tãos desen­vol­ve­rem o carác­ter cris­tão à seme­lhança do seu Senhor. Se a raiz da árvore é santa tam­bém os ramos o são (Rm. 11.16. Jo. 15.1 – 7). Se o Pai é santo tam­bém os filhos o são (1 Pd. O conhe­ci­mento da sã dou­trina é impor­tante para aju­dar os cris­tãos a repu­diar as fal­sas dou­tri­nas, por­que haverá fal­sos mes­tres ensi­nando here­sias de per­di­ção (2 Pd. 2.1,2). Hime­neu e Fileto per­ver­te­ram a fé de alguns dizendo que a res­sur­rei­ção já tinha acon­te­cido (2 Tm. 2.17,18). Pedro adver­tiu que nos últi­mos dias mui­tos escar­ne­ce­rão da espe­rança na vinda do Senhor (2 Pd. 3.3). Em nossa época esta­mos assis­tindo, com tris­teza, a este desaforo.

É impor­tante para os cris­tãos apre­sen­ta­rem cla­ra­mente a men­sa­gem da sal­va­ção. Cui­dar da sã dou­trina para con­ven­cer do pecado (Tt. 1.9,10). Usar a sã dou­trina para sal­var alguns da con­de­na­ção; (1 Tm. 4.16). Ensi­nar a sã dou­trina para haver vidas san­ti­fi­ca­das. Eis o con­se­lho de Paulo: “Tu, porém, fala o que con­vém à sã dou­trina. Em tudo te dá por exem­plo de boas obras, na dou­trina mos­tra incor­rup­ção (Tt. 2.1,7). “Se alguém ensina outra dou­trina, e se não con­forma com as sãs pala­vras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a dou­trina que é segundo a pie­dade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de ques­tões e con­ten­das de pala­vras…; con­ten­das de homens cor­rup­tos de enten­di­mento e pri­va­dos da verdade…”(1 Tm. 6.3 – 5).

sábado, 2 de abril de 2011

O dia da Mentira e O Cristão

 

 

 

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e é o pai da mentira . - João - 8:44)

 

O diabo como o  pai da mentira, deve ter sido um convidado de honra neste dia, infelizmente entrou através desta tola e popular parte do folclore em muitos lares, quem sabe lares cristãos – Não podemos a titulo da inocencia de uma brincadeira comprometer os valores bíblicos que acreditamos, Mas antes de qualquer coisa, gostaria de falar um pouco sobre este a origem deste dia.

Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa. É claro que, no início, a confusão foi geral, de vez que os meios de comunicação ainda eram inexistentes. Não havia rádio, televisão, nem mesmo o jornal, pois a invenção da imprensa, por Gutenberg, só aconteceu muitos anos depois.

Antes de Carlos IX determinar que o dia primeiro de janeiro fosse o começo do ano, este tinha início no dia primeiro de abril, o que resultou ficar conhecido como o Dia da Mentira., por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilaridade, uma forma de zombar da mudança da  data para começo do ano.

Bom, nem tudo o que é cultural deve ser moralmente ou biblicamente aceito, as expressões culturas da humanidade muitas vezes nascem em um meio influenciado pelo pecado, pela decadencia humana em relação ao seu afastamento de Deus.  Temos que tomar cuidado para não nos conformamos com este mundo ( conformar= tomar a mesma forma de) lembrando que conversão no grego biblico é “metanoia” mudança de mente mundança de atitude, muito embora em nossos dias esteja havendo um nivelamento da sociedade mundana com a igreja, temo que estamos vivemos uma “metanoia” ao contrario, um processo de “desconversão” do evangelho.

 

Lembretes para o Dia Internacional Da Mentira:

  • Destróis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina. – (Salmos - 5:6)

  • Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.-( Salmos - 58:3 )

  • Eles somente consultam como derrubá-lo da sua alta posição; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem. – (Salmos - 62:4)

  • Mas o rei se regozijará em Deus; todo o que por ele jura se gloriará, porque será tapada a boca aos que falam a mentira. – (Salmos - 63:11)

  • Livra-me, e tira-me da mão do estrangeiro, cuja boca fala mentiras, e cuja mão direita é a destra da falsidade. – (Salmos - 144:11)

  • A testemunha verdadeira não mentirá; a testemunha falsa, porém, se desboca em mentiras. – (Provérbios - 14:5)

  • A testemunha verdadeira livra as almas; mas o que fala mentiras é traidor. –(Provérbios - 14:25)

  • A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará. (Provérbios - 19:5)

  • A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá. – (Provérbios - 19:9)

  • Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas. – (Provérbios - 20:17)

  • Porque vos profetizam a mentira, para serdes removidos para longe da vossa terra, e eu vos expulsarei dela, e vós perecereis. – (Jeremias-27:10)

  • Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. – (Efésios - 4:25)

  • Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. – (I João - 2:21)

  • E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. – (Apocalipse - 21:27)

  • Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. – (Apocalipse - 22:15)

  • O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. – (Salmos - 101:7)

 

Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba. Pelas maldições e pelas mentiras que proferem. -Salmos - 59:12

 

Rodryguez e Carvalho

Prioridades do Cristão

A palavra prioridade em português deriva do termo latino “prioritas” que significa “o que está mais avançado”, dando a entender que o portador  da prioridade ter o direito de passar à frente de outras coisas. Resumindo podemos dizer que a prioridade é a coisa mais importante e  por isso dever ser executada em primeiro lugar.

A medida que os anos passam vamos elegendo e reclassificando nossas prioridades de acordo com o momento, situação ou fase em que nos encontramos. Assim a prioridade de uns pode ser inteiramente diferente da prioridade de outros. Fica claro que a prioridade esta intimamente ligada como valor que damos as coisas que nos cercam, sendo a escala da prioridade usada para alcançarmos os objetivos que traçamos na vida.

Se você é um daqueles Cristãos que ainda acreditam na volta de Cristo e no arrebatamento da Igreja, a essa altura já deve ter a consciencia de que deve ter uma escala de prioridades bem definidas em sua vida. E quando falamos em prioridades do Cristão, não estamos apenas falando em sua relação com a a rotina e horarios da Igreja, muito embora isso também deva constar em nossa escala de prioridades.

Cristo, modelo para todo Cristão, tinha prioridades diretas neste mundo, muitas vezes deixava de descansar para atender aos necessitados, como lemos no evangelho de Marcos, a ponto de seus familiares acharem que Ele, não estava raciocionando claramente:

E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si Marcos 3.20-21

Jesus apenas tinha listado como prioridade atender a multidão ao invés de parar um pouco para descansar e comer, assim seus familares logo acreditaram que ele estava louco e que deveria haver uma intervenção. A loucura do evangelho verdadeiro é assim, deixar de lado um pouco nosso próprio bem estar, fazendo que venhamos a nos preocupar com aqueles que ainda não ouviram falar de Jesus, preocupar-se com o proxímo, com se fosse nós mesmos.

Ainda nessas prioridades Jesus atendia o amaldiçoado leproso, não se importanto com sua imagem pessoal com Rabi, guardador da Lei, Judeu ou outro título de honra que lhe pudesse ser conferido, apenas fazia a missão do Reino: pregar, curar e libertar – anunciar para os pecadores as boas novas do Reino de Deus.

Em nossa vida agitada, infelizmente temos feito uma classificação prioritária em desacordo com o a Mensagem do Evangelho que dizemos acreditar. Qualquer  cristão que olhe apenas para si mesmo e seu bem estar, longe esta do verdadeiro evangelho de Cristo. Qualquer um que em suas prioridades preferia qualquer coisa antes do Reino de Deus, compromete sua entrada e vida nesse Reino. Muito embora a entrada no Reino não seja por mérito, mas por graça, importa que os Filhos do Reino, se comportem como filhos do Reino e não de outra forma.

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6.33

Hoje tem culto… já sei você não vai porque está cansado e claro que Deus compreende, mas, e no seu serviço você faltaria porque está cansado? deixaria de ir porque esta chovendo? Claro que não, afinal é uma priroridade!  Infelizmente como já escrevi e falei outras vezes, creio que nos falta fé para acreditarmos na proposta invisivel do evangelho, porque quem acredita prioriza o que está acreditando em sua vida. E não adianta o argumento de que Deus sabe aquilo que está dentro do nosso coração, afinal cristianismo não é uma filosofia, um objeto de estudo e debates filosoficos, é antes de tudo, um modo, de vida! Cri e por isso falei…A vida Cristã não é uma vida de meritos e obras, porém a fé sem as obras é morta.

Priorizemos pois a obra daquele que Nos enviou enquanto é dia….

 

Rodriguez e Carvalho

quinta-feira, 31 de março de 2011

Porque Didaquê ?

Você que acompanha este blog, já deve ter se perguntado algumas vezes qual a origem e a razão do nome DIDAQUE, este nome vem de um vocabulo grego que significa ensino ou origem, sendo didaque a a origem das palavras portuguesas como didatico. (ensino), Mas o “Didaque”  ou ensino dos doze Apostolos foi uma especie de Manual de Doutrina, escrito por Cristãos ainda no  primeiro século, que tinha como vista, regular principio de conduta e liturgia na nascente igreja cristã, com base no entendimento nas palavras e ensinos apostolicos.

Claro que como escrito o “Didaque” não tem o mesmo valor de documento inspirado das escritutas, porém mostra como os primeiros cristãos já se preocupam em preservar de forma escrita e  doutrinarias os ensinamentos apostolicos, em fase as crescentes heresias gnosticas que começam a florescer ainda no primeiro século.

O “Didaque” desta forma é composto de várias citações apostolicas e evangélicas o que mais refletir de forma pessoal que tudo o que ainda precisamos atualmente é de mais conhecimento das escrituras sagradas com suas citações e passagens, do que de estranhos argumentos racionalmente montados para defender estes ou aquele ponto de vista, em resumo precisamos da simplicidade das palavras dos apostolos e evangelistas.

Algumas Citações do Didaquê:

Conteúdo

 

Última página do Didaquê

Nos escritos da Didaquê, além da doutrina e liturgia cristã, o evangelho de Jesus é recomendado. A Didaquê também cita a oração do “Pai Nosso” como sendo “ensinada pelo Senhor” e finda com a afirmação em consonância com o livro Apocalipse, do Novo Testamento, de que Jesus voltará:


... conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele". Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu."

 

Nos escritos da Didaquê também são reforçados o batismo no nome do Pai, Filho e Espírito Santo


Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor [Jesus] disse: "Não dêem as coisas santas aos cães"

Tais escritos também sustentam argumentos de que existiam escritos do primeiro século apoiando a defesa da tese teológica de que Jesus é Deus.

Sobre questões polêmicas como o batismo, adverte para o batismo em imersão; sendo admitido por aspersão na inexistência de água corrente. A

Didaquê também acentua a disposição ao jejum por parte do candidato ao batismo e daquele que o vai batizar por cerca de três dias antes do batismo.

Nos escritos da Didaquê há uma similaridade quando se referencia ora ao Pai como o Senhor, ora a Jesus como o Senhor, o que é aceito por alguns como a interposição entre as duas pessoas. Também fazendo a distinção de pessoa chamando Jesus de servo do Pai.

A Didaquê faz registro da celebração da ceia:


Reuni-vos no dia do Senhor, para romperdes o pão e dardes graças...

A Didaquê cita diretamente ou faz menção indireta a diversos livros do novo testamento: Mateus, Lucas, I Epístola aos Coríntios, Hebreus, I Epístola de Pedro, Atos dos Apóstolos, Romanos, Efésios, Carta aos Tessalonicenses e Apocalipse

 

Rodryguez e Carvalho

Oferta e receber

  Moisés disse a toda a comunidade de Israel: ― Foi isto que o  Senhor  ordenou:  Separem dentre os seus bens uma oferta para o  Senhor . To...