Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mudar de Igreja?

 

Um náufrago foi encontrado dez anos depois em uma pequena ilha. Quando o capitão do navio de resgate chegou lá notou que havia três cabanas de bambu cobertas com folhas de coqueiro. "Por que três cabanas? Você não ficou aqui sozinho por dez anos?", perguntou o capitão. "Sim, fiquei", respondeu o náufrago. E completou: "Aquela primeira cabana é a minha casa e aquela segunda é a minha igreja". "E o que é aquela terceira cabana ali adiante?", insistiu o capitão. O magro e barbudo homem, com olhar de desprezo respondeu: "É a minha ex-igreja"
Pois é, essa pequena e engraçada história nos faz pensar na enorme quantidade de pessoas que trocam de igreja como se estivessem trocando de roupa. Assusta-me o fato de que inúmeros cristãos mudem de igreja com tanta facilidade. Talvez isso se deva ao pluralismo eclesiástico de nosso tempo, onde se é possível encontrar uma variedade enorme de igrejas que anunciam o evangelho de Cristo segundo o gosto do freguês. Isto se vê nitidamente nas pregações temáticas com palestras para empresários, endividados, adoecidos na alma, escravizados e etc.
Infelizmente, já vi casos de irmãos que com menos de 05 anos de caminhada cristã já passaram pelo menos por cinco igrejas. O interessante é que boa parte destes crentes migradores, ao chegarem a sua nova comunidade o fazem cheios de murmurações e reclamações quanto às comunidades passadas. No entanto, bastam alguns poucos meses de relacionamento com seus novos irmãos, para descobrirem de que essa igreja não é tão ungida quanto se pensava, e que a igreja do lado tem mais propostas a oferecer do que todas as outras que já passou.
Os que se comportam desta forma justificam suas saídas para uma nova igreja usando desculpas das mais estapafúrdias possíveis. Para estes, o problema é sempre dos outros, além obviamente de justificar seu afastamento afirmando que o pastor é fraco, que a palavra não é ungida, que o louvor não tem poder e que os crentes são falsos e cheios de pecados.
Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Ainda que saibamos que algumas migrações eclesiásticas são absolutamente legitimas, temos que convir que boa parte destas não possuem o menor fundamento. O fato é que por vivermos em um tempo onde as relações são ralas e superficiais, as pessoas preferem voar como pássaros de igreja em igreja evitando relacionamentos mais íntimos e profundos do que serem confrontadas em seu modo errado de viver.
Isto posto, resolvi escrever algumas dicas àqueles que pensam em mudar de igreja:

  • Ore.
  • Analise os seus reais motivos. O que será que está motivando a querer mudar de igreja?
  • Cuidado com as suas emoções. Não é porque você se aborreceu com alguém que deve mudar de igreja. Aborrecimentos acontecerão em qualquer Comunidade cristã.
  • Avalie doutrinariamente a igreja que faz parte e a igreja que pretende ir. Lembre-se que igrejas saudáveis possuem um púlpito saudável.
  • A igreja que faz parte possui um governo despótico ditadorial onde o pastor é o ungido do Senhor e não pode ser questionado em absolutamente nada?
  • De que forma a igreja que faz parte lida com o dinheiro?
  • O que você espera de uma igreja? A pregação de todo Conselho de Deus, que lhe confronte ajudando-o a crescer como cristão, ou a ministração de mensagens temáticas que lhe satisfaçam os desejos de uma vida próspera e abençoada?
  • A igreja que você é membro prega "novas" revelações doutrinárias?
  • Se o motivo for razões doutrinárias, esses motivos são realmente importantes?
  • Você se sente tolhido e vítima de abuso espiritual?
  • Converse com seu pastor abertamente sobre o seu desejo e peça conselhos.
  • Ouça pessoas mais maduras e permita o benefício da dúvida.
  • Não seja precipitado. Lembre-se que a precipitação pode levá-lo a experimentar consequências desagradabilissimas.

Pense nisso!
***
Postou Renato Vargens, no Púlpito Cristão

Leia tambem: Não mude Igreja, Mude de Vida! em http://somosfamiliacrista.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Desde pequeno frequentei a igreja ass, de deus e nunca sai apos os meus 39 anos fui para outras igrejas saber como eram pois estava um pouco infeliz com a ass. de deus.Fui então para a 1 igreja "sara nossa terra que não sarou nada,pois as pessoas viviam levianamente e de qualquer jeito,fizeram um tal de encontro com regressão foi um desastre para mim uma igreja que todo mundo fazia o que queria era uma bagunça,sai e fui para um tal de enc. de fé ali vi uma igreja de multidoes em que era como a sara mas com a diferença em que os lideres sabendo que as pessoas viviam com amantes e obreiros enchendo a cara e fumando ninguem fazia nada e esta igreja vivia como pizza só no rodizio de pessoas nao parava ninguem ai sai e fui para a quadrangular onde se garregava arca de madeira e as pessoas so faltavam se prostar diante da arca,distribuiçao de sal vinho,alinça de latao para pactos com deus e na hora de oferta tinha a fila de ouro a de prata e para quem nao tinha quase nada ou so uma ofertinha eraa fila de bronze que palhçada fui...ai cai na nazareno e tinha ate gay la e o pastor me disse que não era só o jeito dele bah enfim so desgraça rodizio e falcatrua ai descobri que Deus me levou a esses lugares para mostrar que a igreja onde eu me converti e fui batizado era a igreja que eu devia ficar hoje apos 5 anos de retorno a ass. de Deus sou feliz e satisfeito.
Não falando mal das outras mas estou bem mais abençoado na ass.de Deus do que essas que passei pois elas so me trouxeram preocupaçao e frieza.

Samuel Rodrigues disse...

muito obrigado anselmo pelo seu comentário, creio que o caminho é esse mesmo salvo uma condição especifica colocada por Deus. continue servindo a Deus no lugar que o Senhor te chamou e continue a ser abençoado!!! obrigado por sua colaboração.

rodriyguez

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...