Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Alienação

Há vários sentidos para o conceito de alienação. Juridicamente, significa a perda do usufruto ou posse de um bem ou direito pela venda, hipoteca etc. Nas esquinas vemos cartazes de marreteiros para motoristas: “Compramos seu carro, mesmo alienado”.

Em outro contexto, referimo-nos a alguém como um “alienado mental”, querendo , com isso, dizer que tal pessoa é louca. Aliás, alienista é o médico de loucos.

Etimologicamente a palavra a alienação vem do Latim alienare, alienus, que significa  “que pertence a um outro”, Alienar, portanto, é tornar alheio, é transferir para outro o que é seu.

Existe também a alienação religiosa, fanática, que aparece em cultos ligados a Idolatria, quando um povo constrói ídolos e passa ase submeter a eles. Esse ídolo construído por mãos humanas, passa a assumir um valor que antes não tinha, criando um certo encantamento ou feitiço pessoal para aquele que o idolatram., Na alienação religiosa então o homem passa aquilo que é seu para outrem, outrem porém que não existe é fruto de suas próprias mãos, imaginações ou em pior caso fruto de forças demoníacas opressivas. O homem assim alienado, aliena também aquilo que não é seu pois a honra e glória devida pertencem somente a Deus.

Temos aqui um problema duplo que causa escravidão espiritual, além da idolatria roubar do homem aquilo que lhe é próprio, ainda o faz roubar aquilo que pertencer a Deus. Assim o idolatra peca contra si mesmo e seus semelhantes e peca também contra Deus.

A fé cristã em si não aliena o homem mas o complementa, não lhe subtrai mas lhe acrescenta pois o homem alheio e alienado das promessas de Deus passa agora em Cristo a ser um herdeiro.

A idolatria condenada pela bíblia tem dois aspectos fundamentais, o primeiro é a proibição de se fazer imagem ou representação do criador e a segunda de se fazer uma imagem da criatura ou das coisas criadas e equipara-las ou torna-las semelhantes ao Criador.

Um símbolo nunca pode ser mais importante do que o ele simboliza. E o uso exagerado de símbolos tem em si a capacidade de servir de laço e tropeço fazendo com o que homem ao invés de comtemplar o criador comtemple o símbolo em si, como um elo de ligação ou objeto magico, conferindo vida e valor aquilo que nenhum valor tem.

Nossa pátria é o céu, mas enquanto na terra e interagindo com o mundo devemos tomar cuidado para que a nossa fé não seja alienada, por coisas matérias, quando falamos em idolatria pensamos logo em imagens, em religiões pagãs etc. Mas existe uma idolatria que é sutil, e que está ligada diretamente ao dia a dia , ao trabalho e ao dinheiro, e a idolatria consumista, que visa sempre a posse cada vez maior de bens matérias, mesmo que não precisemos deles. O dinheiro e a posse de bens de consumo passa a ter um valor maior do que a vida espiritual, afinal é melhor ter do que ser.

Jesus nos advertiu para que tivéssemos uma vida moderada, equilibrada, estivéssemos contentes. Não isso não é uma apologia a miséria nem a pobreza, mas antes disso uma doutrina sobre a vida equilibrada, vida esta que agrada a Deus.

O cristão alienado, idolatra, e que busca ansiosamente as coisas desde mundo, esquece-se de buscar em primeiro lugar o reino. Dizendo ter fé para possuir, afastou da fé, pois não crê que a busca do reino em primeiro lugar ira lhe acrescentar as demais coisas!

 

Não deixemos que o presente século nos aliene das coisas espirituais.

 

Rodryguez & Carvalho

Um comentário:

Léia Silva disse...

Excelente post, temos que ter cuidado com esse mundo.
http://cantinhorestaurado.blogspot.com.br/

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...