Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

sábado, 6 de setembro de 2014

Eleições: O Estado é Laico o Individuo Não.

 

Querendo ou não, os evangélicos alcançaram uma expressiva respeitabilidade religiosa e politica no cenário brasileiro, sendo mesmo impraticável pensar em democracia e politica sem levar em consideração o ativismo politico evangélico. Este ano em especial temos a candidatura oficial do Pastor Everaldo ligado as Assembleias de Deus e também o da Missionária Marina Silva também ligada as Assembleia de Deus no pais, Igreja que apesar de estar multifacetada em vários ministérios, esta ao mesmo tempo ligada, pela sua doutrina, costumes, hipnologia e história. Agendando mais de 12 milhões de pessoas em território nacional. Sendo que o total de evangélicos no pais pelo censo 2010 são de 42 milhões.

Existe um certo incomodo quando se fala de religião e politica juntas, porém em todas as civilizações a religião teve um fator importante na vida politica, assim o foi no crescente fértil, índia, romã, Grécia. E assim também o foi na Europa Crista Católica ou Protestante.

Alguns dizem que politica e religião não se misturam, mas tal afirmação depende muito do ponto de vista, acho quase impossível separar os conceitos morais, éticos e doutrinários de um religioso de sua vida secular. O Estado pode e deve ser laico, porém o individuo que forma este estado não o é. É um direito legitimo do cidadão no gozo de suas liberdades individuais concorrer a um cargo politico, sendo ele Pastor, Padre, Rabino, etc. E também é dever das igrejas orientar seus membros quanto sua doutrina e visão, e porque não, visão politica?  Sendo um direito do membro enquanto cidadão escolher quem melhor lhe parecer, concordar ou não.

Oramos por aqueles que estão em posição de autoridade, tenham eles a nossa fé ou não, e na hora do  pleito eleitoral, oramos mas também somos livres para fazermos nossas escolhas de acordo com nossas convicções.

Durante muito tempo o publico evangélico foi cortejado por diversos candidatos, e agora tem candidatos evangélicos na disputa pela presidência. Engana-se porem quem pensa ou quem levianamente diz que teremos um país politicamente evangélico e fundamentalista. Tal afirmação reflete um pouco de ignorância ou maldade, este pais é composto por mais de 123 milhões de católicos entre outras crenças, e o voto evangélico representa 30% e não a totalidade. A presidência não tem poder absoluto, existem senado, câmara, governos estaduais, municipais, etc. Porém nossa expressividade a muito tempo ignorada, deverá ser levada em conta em cada decisão e rumo deste pais, antes não, mas agora estamos na mesa das negociações.

Espero que neste ano eleitoral tão importante para esta nação os cristãos evangélicos, peçam sabedoria a Deus e votem de acordo com suas convicções do Reino de Deus.

Não vamos deixar de lado nossas responsabilidades como cristãos e cidadãos. Prestemos atenção a parábola de João! Juízes 9.7-15

 

Rodryguez & Carvalho

 

 

 

Um comentário:

António Je. Batalha disse...

Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
António Jesus Batalha.

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...