"Porque Esdras, tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos" Esdras 7:10
Esdras foi um homem, de uma intima comunhão com Deus, comunhão essa firmada em três bases bem distintas:
Busca pela palavra de Deus;
Cumprimento do aprendizado;
Ensino do que se aprendeu.
Esdras foi além do conhecimento, procurou pratica-lo, mas também foi além da pratica e procurou ensinar a Palavra de Deus. Esdras foi um desses homens apaixonado por Deus e por sua palavra, por suas leis e mandamentos.
No livro de Neemias capitulo de 8, podemos ter uma ideia exata da dimensão do ministério de Esdras com o manejo da palavra de Deus, nos é dito ai que Esdras em uma praça de Jerusalém leu a Lei para todo o povo ( alguns milhares!) Ele e outros levitas, iam lendo o livro da Lei de Deus, explicando o sentido e fazendo com que lendo se entendesse! Houve ai nessa ocasião um grande avivamento em Israel, alias todos os avivamentos genuínos só são possíveis quando existe um grande movimento em torno da palavra de Deus, antes de produzir qualquer benção ( dons, milagres, etc) o avivamento produz um retorno a vontade de Deus, conforme revelado na sua palavra, um retorno com contrição, com choro e com reconhecimento da condição humana diante de Deus, assim foi em Jerusalém na Época de Esdras!
Deus espera que vivamos de acordo com os padrões estabelecidos na Escrituras Sagradas. Existe uma benção especial, uma bem aventurança, para aqueles que tomam conhecimento da palavra e a praticam vejamos:
Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam
Lucas 11:28
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Apocalipse 1:3
,
Praticar a palavra de Deus entre outras coisas, quer dizer ter ações praticas no dia a dia, pautadas pela palavra de Deus, Esdras foi um desses homens que foi levando Deus a sério, anunciando as obras de Deus com vigor e disposto, com o coração preparado a vive a altura daquilo que ele mesmo ensinava!

Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.
Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.
Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.
Esdras 8:21-23
Vergonha na cara! Vergonha de Pedir ao rei, vergonha de buscar qualquer outra solução que não fosse consoante aquilo que Esdras pregava e ensinava!
Aprendi com Esdras, é bom ter vergonha na cara, para não ficar envergonhado depois!
Samuel e Cleide Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário