Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Sansão, a amargura do mel


Resultado de imagem para sansao fotos



Sansão era foi um homem, com um chamado sem igual, desde o frente da suja mãe fora chamado para ser Nazireu de Deus, e como Nazireu fora chamado para vencer os filisteus, os derrotar e ser um poderoso Juiz em Israel.
Seu nome Sansão, significa filho do sol, ou ainda pequeno sol.
A principio Sansão era impelido pelo Espirito Santo ( Juizes 13.25)
Tinha tudo para dar certo pois:


  1. Nasceu pela vontade soberana de Deus;
  2. Deus o dotou de uma força extraordinária; 
  3. Era impelido pelo Espirito Santo.
Tinha tudo para dar certo, porém deu tudo errado!


Fico imaginando onde foi o começo da queda de Sansão, pois tudo tem um começo, tudo tem um ponto de inicio e quando olhamos sem esperar somos tragados fortemente, como se um Tsunami de uma hora para outra nos acometesse com toda a sua força. Mas tudo tem um inicio, Satanás é aquele que tenta "matar no berço", antes que as raizes se solidifiquem, antes que os verdadeiros frutos apareçam. Penso que o que aconteceu com Sansão foi o mesmo que aconteceu com a Igreja de Éfeso, que perdeu o seu primeiro amor!  Apocalipse 2.4

Em Juízes 13.25, O texto Sagrado diz que Deus impelia Sansão de quando e quando para o Campo de Dã, entre Zorá e Estaol - Penso que por algum motivo Sansão, não se deixou mais ser impelido por Deus, O jovem Sansão foi se iludindo com o mundo a sua volta, com a cultura "filisteia", e assim foi vivendo uma vida espiritual hibrida entre a presença de Deus e o mundanismo. Satanás estava matando o chamado de Sansão mesmo antes que ele pudesse dar seus frutos, a armadilha estava armada e Sansão por sua própria concupiscência caiu nela. 

O equilíbrio espiritual de Sansão foi modificado, antes Sansão vivia a vontade Soberana de Deus, boa perfeita e agradável, que só  é possível viver se não nos conformamos ( tomar  a forma ) do mundo a nossa volta - Romanos 12:2 - Agora Sansão estava vivendo a vontade permissiva de Deus, Igual a Jonas estava tomando a direção errada. Deus estava permitindo pois tudo só ocorre com sua permissão, mas essa não era a sua vontade soberana para seu filho, aparentemente tudo estava dando certo, tudo estava funcionando como dizem os *pragmáticos, Ele ainda estava com sua grande força, vencia suas batalhas, Deus ainda o ouvia ( quando teve sede!Juízes 15:18-19) 

Cabe aqui uma advertência, todos os que vivem  a vontade permissiva de Deus, para quem esta vivendo a vontade permissiva e não a vontade soberana de Deus: Prepara-se dia mais dia menos virão as tempestades e os tsunamis espirituais sobre a sua vida!

Como já falei, o principio do erro de Sansão  foi deixar de ser impelido por Deus, agora vejamos os outros passos que acabaram de vez por arruinar sua reputação:


  1. Apaixonou-se por uma mulher timnita (Jz. 14. 1-3) 


A invés de buscar uma esposa entre os filhos de Israel, resolver se prender em jugo desigual com uma filisteia! Quando Jovens desesperados ou até mesmo pessoas adultas se deixam levar pela cultura do mundo que diz que o "importante é ser feliz" e vão se prendendo em jugo desigual com os infiéis? 


"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14"



    
     2. Alimentou-se de um Leão morto, não levando em consideração a doutrina do Nazireado  ( Jz. 14:8-9)

Sansão começou a não levar a sério a doutrina que aprendeu, ignorou o ensino principal do Nazireado que era a observância irrestrita da lei em relação a purificação ritual (lei do Nazireado Números  6:6),  Quantos que vão ignorando a Sã Doutrina, achando que agora tudo é possível ? O mel que foi doce contribui para a armargura na vida de Sansão, cuidado com o mel do mundo!

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; II Timoteo 4:3"


   3. Prostitui-se com Dalila (Jz 16.1-4 )

   Um abismo chama outro abismo ( Salmo 42.7) Nada é tão ruim que não possa piorar! Sansão agora estava ridiculamente apaixonado por uma prostituta! São noites sem fim brincando com Satanás e com o pecado, primeiro foi o mel do copro inerte do leão agora brinca com o mel da antiga serpente, a amargura esta próxima Sansão esta cego. e na sua cegueira vai brincando com Dalila, no nome Dalila em hebraico significa frágil, delicada, doce! O doce mel que levava Sansão ao abismo! Com sua meiguice e sua falsa fragilizada. O poderoso Sansão foi engando. Quantos que se enrolam nas teias da prostituição? O Inimigo de nossas almas é astuto e sabia o que estava fazendo! Sansão agora pecava contra o seu proprio corpo, corpo este, que também era a morada do Espirito do Senhor, que lhe dava força!

Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. I Corintios 6:18

4 Sansão enfim contou o seu segredo!

Enfim o segredo foi descoberto, aquilo que era um mistério entre Deus e Sansão, foi jogado diante de uma astuta prostituta, Sua tranças foram cortadas, Sansão teve seus olhos furados! Virou um escravo, um palhaço para divertir os filisteus! Você ja percebeu como que aqueles que um dia foram tão usados por Deus, viram alvo de chocarrices, piadas quando estão com os impios? Já viu como são humilhados? É o tsunami chegou haveria de chegar, ninguém brinca com seu chamado assim e fica impune diante de Deus, Sansão teve chances de voltar atrás enquanto Deus ainda estava com ele, não o fez, pensou que Deus ainda estava, mas quando olhou Deus ja havia se retirado dele!


Devemos entender que ser "cheio do Espirito Santo" e de Dons espirituais, não nos isenta da queda, enquanto o Cristão brinca com o mundo, Satanás e seus demônios não estão brincando, mas estão prontos para dar o ultimo golpe. Quantos que que dizem para si mesmos: "Eu era uma benção na presença de Deus?" Assim como Sansão vivem agora na vergonha e na derrota, eram cheio do Espirito Santo, tinham dons extraordinários, mas agora são apenas motivos de vergonha, Satanás os venceu. Existe uma solução? Sim Gloria a Deus existe!

A Solução de Deus!

Lendo O livro de Números cap. 6 e considerando as regras do Nazireado, me atentei para um fato interessante ( Números  6:9-12) - Se um Nazireu contaminasse o seu Nazireado, chegando a um corpo morto, deveria raspar seus cabelos, oferecer sacríficos e libações e assim poderia de novo santificar a sua cabeça, porém os dias anteriores seriam todos perdidos! Deus é maravilhoso, e na sua onisciência sempre prepara um meio de escape para o pecador arrependido! Os dias anteriores seriam perdidos porém era possível começar de novo e ter de novo a sua cabeça santificada como Nazireu!
Deus foi agindo assim na vida de Sansão em sua vontade permissiva de tal modo que, permitiu que ele tivesse seus cabelos cortados, sua vida humilhada, assim Sansão se arrependeu, seu cabelo cresceu e voltou ele de novo ao Centro da vontade Soberana de Deus para que pudesse cumprir o seu proposito, Não seria igual antes, não tem como voltarmos ao Passado, mas tem como olharmos para o futuro e decidirmos retomar o chamado e assim cumprir com a vontade de Deus! 


O inimigo não sabia, o segredo entre Deus e seu servo havia voltado, seus cabelos cresciam!  Juízes 16:22


Deus em Cristo nos Abençoe!

Samuel e Cleide Rodrigues




* PRAGMATISMO  corrente filosófica  de ideias que prega que a validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático [É especialemente. aplicado ao movimento filosófico norte-americano baseado em ideias de Charles Sanders Peirce 1839-1914 e William James 1842-1910.].



Nenhum comentário:

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...