Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Abraão no altar em Moriah

Porque Abraão foi provado?

 

Texto Base: Genesis 22: 1-19

 

Introduçao:

A provação sempre é um tema inquietante entre os cristãos, e como tudo sempre somos, enquanto seres humanos dados a posições extremistas.

Falando em provação, existem aqueles que acham que não nos prova de forma alguma, até porque a provaçõ seria incompativel com o amor de Deus manifestos na dispensação da graça, na outra extremidade existem aqueles que acham que para se obter alguma coisa de Deus, é necessário que sejamos provados, alías neste extremo até mesmo a salvação, ficando tal posiçao comprometida quando analisado a luz de efesios 2.8-9 " De graça sois salvos por meio da fé e isto não VEM DE VÓS, é Dom de DEUS, não vem das obras..."

Uma crença comum erronea corrente em nosso meio, é que Deus quando prova é porque Quer ver ate onde iremos, que conhecer o que esta dentro de nós, ou coisa similiar, bom Deus sempre será transcente em relação as coisas criadas e sempre saberá de antemão tudo o que se passa em nós, não só no momento presente, mas também sabe de antemão como será o futuro, (salmo 139)

Então iniciemos com a seguinte interrogação: "Porque Deus nos prova?"

 

Provação e Tentação:

A primeira coisa que temos que separar quando falamos dete assunto é diferença entre prova e tentação, mesmo recorrendo as palavras hebraicas e gregas usadas respectivamente no velho e novo testamento, em hebraico temos o termo MASSAH e em  grego o termo PERADZO, ambos tem uma contação negativa (tentaçao) e positiva (prova, aferiçao, purificação), sendo assim teremos mesmo que lendo em lingua original observar o contexto em que essas palavras são usadas.

Para uma diferenciação simples podemos interpretar a tentação ( as vezes no texto em portugues esta como provação) a uma incitação ao pecado com a finalidade de afastar-nos de Deus, este tipo de provação/tentação jamais é produzida por Deus.

 

Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta Tiago 1.13

Ao contrario disto a provação da parte de Deus tem um aspecto positivo cuja a intenção é sempre o nosso aperfeiçoamento através dassituações criadas por Deus, se Ele assim julgar que seja necessário:

 

Quero destacar pelo menos cinco beneficios da provação vinda de Deus:

1. Mostrar ao homem a sua própria fraqueza e conscientizá-lo de sua dependência divina (Dt 8.3,16);
2. Aperfeiçoar o seu caráter (Is 48.10) e aprofundar o seu conhecimento em relação a Deus (Jó 42.5);
3. Conceder-lhe experiências (Rm 5.3; II Co 1.3);
4. Provar e aperfeiçoar a sua fé (I Pe 1.7);
5. Corrigir os erros cometidos (Sl 119.67,71; Dt 8.5; Hb 12.6).

 

Abraão no monte Moriah

Voltemos ao texto inicial da nossa lição de hoje, que está em genesis 22.1-19, até agora aprendemos que Deus tem um objetivo muito especifico qquando nos prova, poderiamos ter escolhido a vida de outros personagens para exemplificar até porque sem o minimo de duvida todos foram provados, ate o proprio Cristo em sua condição humana. Mas quero meditar em um aspecto particular da vida de Abraão que estava intimamente ligada com sua forma de servir o Eterno. Abrão sempre foi um homem que soube marca os acontecimentos importantes de sua vida com a edificação de um altar – realizando assim sua adoraçã e reconhecendo Deus com o GRAnde El SHADAY ( O TODO PODEROSO). Em pelo menos 03 ocasiões importantes Abraão procedeu com este tipo de adoração.

1)- EM CANAÃ!

Quando o Senhor lhe apareceu e prometeu a terra à sua semente . (Gn, 12.7).

2)- EM BETEL !

Em Betel armou sua tenda ( JÁ NA TERRA ), edificou um altar e invocou o nome do Senhor. (Gn, 12.8).

3)- EM CARVALHAES DE MANRE !

Depois que Ló separou-se dele e Deus lhe falar sobre a terra que havia de receber de Deus. (Gn, 13.14-18).

 

Era de se esperar que este mesmo Abraão ao entrar na posse da maior promessa da sua vida fizesse como das demais vezes e fizesse um altar ao Deus TODO PODEROSO! Mas não foi o que aconteceu! Ao invés disso Abraão fez uma grande festa e um grande banquete, a alegria pelo nascimento de ISAQUE ( ITZAK em hebraico=riso) foi tão imensa que podemos deduzir que Abrãao incorria no risco de amar mais a promessa cumprida do que aquele que a prometeu e foi de todo fiel para a cumprir!

cresceu o menino, e foi desmamado; e Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado. GN 21.8

 

Deus assim espera mais alguns anos para confrontar o caracter de Abraão e lhe aperfeiçoar Isaque esta agora com seus aproximados 16 anos quando Deus da a ordem para que Abraão se dirija a terra de Moriah, faça ali um altar e o ofereça em sacrificio! 

È necessário viver uma vida de adoração entendendo em Deus a razão de todas as coisas, edificando nossos altares ( momento a sós de reflexão agradecimento e entrega), quantos que foram extremamentes fieis a Deus apenas até o cumprimento / ou alcançarem o que desejavam? Quantas vezes os bens adquiridos ser tornam motivos de alegria em nossa vida (Itzak/riso) mas vão nós afastando da comunhão plena que tinhamos com Deus?

Certa feita um homem havia pedido ao Pastor Cho, ( Paul Yong Cho) para orar afim de que ele pudesse prosperar financeiramente, e este homem de fato foi crescendo financeiramente e sendo fiel a Deus na entrega dos seus dizimos. Mas certo dia ele conversando com o Pastor Cho, diz que não pode mais dizimar assim, afinal suas rentabilidade é muito alto e pensa que esta dando muito dinheiro a Igreja ( Onde estiver o vosso tesouro ai estará o vosso coração!!) Pastor Cho na sua simplicidade e sabedoria tipicamente oriental lhe diz: Ok irmão, está tudo bem, então vamos orar para que Irmão comece a ganhar uma quantidade menor de dinheiro, assim quem sabe o irmão não voltará a ser fiel?

Bom voltando a experiencia de Abraão com Deus, Deus o leva ao Moriah, que vem de um raiz que significa TEMOR, Abraão numa camihada providencial de tres dias ate o lugar estava tendo tempo de refletir ou ate mesmo desistir de sacrificar Isaque, nesta caminhada tambem o Espirito Santo, enquanto Abraão, caminhava estav trabalhando o coraçao dele e o enchendo de certeza que Deus haveria de fazer algo para que ele pudesse recuperar o seu Isaque, mesmo que Isaque houvesse morrido Deus o ressucitaria. (Hebreus 11.19)

Tudo na vida de Abraaão foi  fruto da providencia Divina, e sito agora esta vivido na mente de Abraão ( Deus provera cordeiro para si)

Moriah ( temor) e YIREH ( Providencia ) são duas palavras parecidas em pronuncia no idioma hebraico, sendo assim podemos concluir que o TEMOR A DEUS CONDUZ O HOMEM A VIVER A PROVIDENCIA DE DEUS EM SUA VIDA.

Acredito que neste momento o mundo espiritual estava focado em Abraão, este homem que tinha se esquecido de edificar o altar para o acontecimento mais importante da sua vida, o que ele faria agora? Deus claro já sabia onde seu plano iria dar, mas agora estava credenciando Abraão diante do mundo espiritual assim como credenciou a Jó.

Note que Abraão não perdeu Isaque apenas o entregou a Deus e o teve devolvido, porém agora Abraaão sabia disto: Isaque pertence a DEUS!

Tudo o que temos pertence a Deus – Porque não consagrar, porque não colocar em suas mão?

O que deixa mais feliz, o que te faz realizado? Quer ser credenciado diante do mundo espiritual entregue!

 

Não deixar Massa virar Meriba.

 

Fica uma advertencia para nós para que nos entreguemos a Deus Plenamente, e entenda ele so ira prova-lo se ele ver em voce algo que precisa ser corrido, ou para ser dar mais a Conhecer, Israel na sua provação Ex 17. Deus os estava provando, ( massah) e Israel se achou no direito de tambem provar ( provocar a Deus ) e acabou entrando em contenda ( meribá) com Deus, o resultado disso você já sabe...

Vejo Cristãos quando provados agem como Israel, batem no peito e querem "intimar a Deus" como se Deus não soubesse o que fazer, cuidado isso é meriba e meriba é maldição, se voce sabe que esta sendo provado, faça como Abraão e vá ao extremo, consagre tudo ao Senhor e saiba que apenas o que ele quer mesmo é te ensinar.

 

Dt 8.3 Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem.

 

 

Rodriguez .



 




Cansado de entrar em todas as suas diferentes contas de email? Veja como juntar todas

Nenhum comentário:

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...