segunda-feira, 5 de abril de 2010

Abraão no altar em Moriah

Porque Abraão foi provado?

 

Texto Base: Genesis 22: 1-19

 

Introduçao:

A provação sempre é um tema inquietante entre os cristãos, e como tudo sempre somos, enquanto seres humanos dados a posições extremistas.

Falando em provação, existem aqueles que acham que não nos prova de forma alguma, até porque a provaçõ seria incompativel com o amor de Deus manifestos na dispensação da graça, na outra extremidade existem aqueles que acham que para se obter alguma coisa de Deus, é necessário que sejamos provados, alías neste extremo até mesmo a salvação, ficando tal posiçao comprometida quando analisado a luz de efesios 2.8-9 " De graça sois salvos por meio da fé e isto não VEM DE VÓS, é Dom de DEUS, não vem das obras..."

Uma crença comum erronea corrente em nosso meio, é que Deus quando prova é porque Quer ver ate onde iremos, que conhecer o que esta dentro de nós, ou coisa similiar, bom Deus sempre será transcente em relação as coisas criadas e sempre saberá de antemão tudo o que se passa em nós, não só no momento presente, mas também sabe de antemão como será o futuro, (salmo 139)

Então iniciemos com a seguinte interrogação: "Porque Deus nos prova?"

 

Provação e Tentação:

A primeira coisa que temos que separar quando falamos dete assunto é diferença entre prova e tentação, mesmo recorrendo as palavras hebraicas e gregas usadas respectivamente no velho e novo testamento, em hebraico temos o termo MASSAH e em  grego o termo PERADZO, ambos tem uma contação negativa (tentaçao) e positiva (prova, aferiçao, purificação), sendo assim teremos mesmo que lendo em lingua original observar o contexto em que essas palavras são usadas.

Para uma diferenciação simples podemos interpretar a tentação ( as vezes no texto em portugues esta como provação) a uma incitação ao pecado com a finalidade de afastar-nos de Deus, este tipo de provação/tentação jamais é produzida por Deus.

 

Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta Tiago 1.13

Ao contrario disto a provação da parte de Deus tem um aspecto positivo cuja a intenção é sempre o nosso aperfeiçoamento através dassituações criadas por Deus, se Ele assim julgar que seja necessário:

 

Quero destacar pelo menos cinco beneficios da provação vinda de Deus:

1. Mostrar ao homem a sua própria fraqueza e conscientizá-lo de sua dependência divina (Dt 8.3,16);
2. Aperfeiçoar o seu caráter (Is 48.10) e aprofundar o seu conhecimento em relação a Deus (Jó 42.5);
3. Conceder-lhe experiências (Rm 5.3; II Co 1.3);
4. Provar e aperfeiçoar a sua fé (I Pe 1.7);
5. Corrigir os erros cometidos (Sl 119.67,71; Dt 8.5; Hb 12.6).

 

Abraão no monte Moriah

Voltemos ao texto inicial da nossa lição de hoje, que está em genesis 22.1-19, até agora aprendemos que Deus tem um objetivo muito especifico qquando nos prova, poderiamos ter escolhido a vida de outros personagens para exemplificar até porque sem o minimo de duvida todos foram provados, ate o proprio Cristo em sua condição humana. Mas quero meditar em um aspecto particular da vida de Abraão que estava intimamente ligada com sua forma de servir o Eterno. Abrão sempre foi um homem que soube marca os acontecimentos importantes de sua vida com a edificação de um altar – realizando assim sua adoraçã e reconhecendo Deus com o GRAnde El SHADAY ( O TODO PODEROSO). Em pelo menos 03 ocasiões importantes Abraão procedeu com este tipo de adoração.

1)- EM CANAÃ!

Quando o Senhor lhe apareceu e prometeu a terra à sua semente . (Gn, 12.7).

2)- EM BETEL !

Em Betel armou sua tenda ( JÁ NA TERRA ), edificou um altar e invocou o nome do Senhor. (Gn, 12.8).

3)- EM CARVALHAES DE MANRE !

Depois que Ló separou-se dele e Deus lhe falar sobre a terra que havia de receber de Deus. (Gn, 13.14-18).

 

Era de se esperar que este mesmo Abraão ao entrar na posse da maior promessa da sua vida fizesse como das demais vezes e fizesse um altar ao Deus TODO PODEROSO! Mas não foi o que aconteceu! Ao invés disso Abraão fez uma grande festa e um grande banquete, a alegria pelo nascimento de ISAQUE ( ITZAK em hebraico=riso) foi tão imensa que podemos deduzir que Abrãao incorria no risco de amar mais a promessa cumprida do que aquele que a prometeu e foi de todo fiel para a cumprir!

cresceu o menino, e foi desmamado; e Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado. GN 21.8

 

Deus assim espera mais alguns anos para confrontar o caracter de Abraão e lhe aperfeiçoar Isaque esta agora com seus aproximados 16 anos quando Deus da a ordem para que Abraão se dirija a terra de Moriah, faça ali um altar e o ofereça em sacrificio! 

È necessário viver uma vida de adoração entendendo em Deus a razão de todas as coisas, edificando nossos altares ( momento a sós de reflexão agradecimento e entrega), quantos que foram extremamentes fieis a Deus apenas até o cumprimento / ou alcançarem o que desejavam? Quantas vezes os bens adquiridos ser tornam motivos de alegria em nossa vida (Itzak/riso) mas vão nós afastando da comunhão plena que tinhamos com Deus?

Certa feita um homem havia pedido ao Pastor Cho, ( Paul Yong Cho) para orar afim de que ele pudesse prosperar financeiramente, e este homem de fato foi crescendo financeiramente e sendo fiel a Deus na entrega dos seus dizimos. Mas certo dia ele conversando com o Pastor Cho, diz que não pode mais dizimar assim, afinal suas rentabilidade é muito alto e pensa que esta dando muito dinheiro a Igreja ( Onde estiver o vosso tesouro ai estará o vosso coração!!) Pastor Cho na sua simplicidade e sabedoria tipicamente oriental lhe diz: Ok irmão, está tudo bem, então vamos orar para que Irmão comece a ganhar uma quantidade menor de dinheiro, assim quem sabe o irmão não voltará a ser fiel?

Bom voltando a experiencia de Abraão com Deus, Deus o leva ao Moriah, que vem de um raiz que significa TEMOR, Abraão numa camihada providencial de tres dias ate o lugar estava tendo tempo de refletir ou ate mesmo desistir de sacrificar Isaque, nesta caminhada tambem o Espirito Santo, enquanto Abraão, caminhava estav trabalhando o coraçao dele e o enchendo de certeza que Deus haveria de fazer algo para que ele pudesse recuperar o seu Isaque, mesmo que Isaque houvesse morrido Deus o ressucitaria. (Hebreus 11.19)

Tudo na vida de Abraaão foi  fruto da providencia Divina, e sito agora esta vivido na mente de Abraão ( Deus provera cordeiro para si)

Moriah ( temor) e YIREH ( Providencia ) são duas palavras parecidas em pronuncia no idioma hebraico, sendo assim podemos concluir que o TEMOR A DEUS CONDUZ O HOMEM A VIVER A PROVIDENCIA DE DEUS EM SUA VIDA.

Acredito que neste momento o mundo espiritual estava focado em Abraão, este homem que tinha se esquecido de edificar o altar para o acontecimento mais importante da sua vida, o que ele faria agora? Deus claro já sabia onde seu plano iria dar, mas agora estava credenciando Abraão diante do mundo espiritual assim como credenciou a Jó.

Note que Abraão não perdeu Isaque apenas o entregou a Deus e o teve devolvido, porém agora Abraaão sabia disto: Isaque pertence a DEUS!

Tudo o que temos pertence a Deus – Porque não consagrar, porque não colocar em suas mão?

O que deixa mais feliz, o que te faz realizado? Quer ser credenciado diante do mundo espiritual entregue!

 

Não deixar Massa virar Meriba.

 

Fica uma advertencia para nós para que nos entreguemos a Deus Plenamente, e entenda ele so ira prova-lo se ele ver em voce algo que precisa ser corrido, ou para ser dar mais a Conhecer, Israel na sua provação Ex 17. Deus os estava provando, ( massah) e Israel se achou no direito de tambem provar ( provocar a Deus ) e acabou entrando em contenda ( meribá) com Deus, o resultado disso você já sabe...

Vejo Cristãos quando provados agem como Israel, batem no peito e querem "intimar a Deus" como se Deus não soubesse o que fazer, cuidado isso é meriba e meriba é maldição, se voce sabe que esta sendo provado, faça como Abraão e vá ao extremo, consagre tudo ao Senhor e saiba que apenas o que ele quer mesmo é te ensinar.

 

Dt 8.3 Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem.

 

 

Rodriguez .



 




Cansado de entrar em todas as suas diferentes contas de email? Veja como juntar todas

Nenhum comentário:

Chega!

São dois mil anos de história da Igreja, uma historia que começou por volta do ano 33, uma historia gloriosa, de lutas, perseguições, da...