Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

sábado, 10 de abril de 2010

A Arca da Aliança em Nós

Leitura Bíblica
I Crônicas – 13: 12, 13, 14
12. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?
13. Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.

Introdução:
A Arca da Aliança um objeto muito especial, tendo sua construção sendo ordenada pelo prório Deus era um dos utensilios mais importantes do tabernaculo e posteriormente do templo de Salomão, esta localizada no Santo do Santo, atrás do véu, lugar especial este em que se manifestava a Gloria do Deus de Israel, a esta manifestação de Deus os israelitas chamam Skekinah, De acordo com o Dicionário Hebraico-Português, de Rifka Berezin, publicado pela Universidade de São Paulo, o verbo hebraico “shachan” significa “morar, habitar, estabelecer-se” e “shikan” quer dizer “alojar, instalar, estabelecer”. Trata-se da mesma raiz usada no nome SECANIAS (SHECHANIA: “em quem Jeová habita” ou “Jeová é sua habitação”).
Tomando este ponto de partida podemos entender a Shekinah, não é uma manifestação qualquer da Presença de Deus, é antes de qualquer coisa uma manifestação Plena, onde Deus se manifesta com toda a sua gloria, pois se manifesta a partir da sua Santa Morada, viver a “Shekinah” trazer a “morada” de Deus para nossa realidade.
E foi justamente isso o que aconteceu com Obede Edom quando este hospedou a Arca de Deus na sua própria Casa, ele não apenas hospedeu a Arca da Aliança, mas quando o fez, fez da sua própria morada, a morada de Deus.

`Fazer a coisa certa do Modo Certo
A empolgação as vezes é confudida com Fé, quero destacar aqui fé não no sentido de acreditar intensamente em algo, mas fé como conjunto de praticas religiosas, como diretrizes que norteiam a nossa vida tanto fisica como espiritual, Davi com todo o povo de Israel estavam demasiadamente empolgados com o retorno da Arca Santa, para Israel. Mas não estavam dando importancia ao real significado da arca que era a presença de Deus no meio de Israel, parece que mas uma vez a Arca estava sendo vista como uma arma de guerra, note que as primeira pessoas que Davi consulta são os capitães do exercito, chefe de tropas e principes:
Consultou Davi os capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes" (1 Crônicas 13:1).

Consultou também ao povo:
Se vem isso do Senhor...tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela" (1 Crônicas 13:2-3).

Observe a expressão no versiculo anterior: não nos valemos Dela, pois é a Arca esta sendo vista apenas como uma poderosa arma em combate, assim como erraram os Israelitas em na epoca do Sacerdote Eli, ( I Samuel Cap 4)
Davi não consultou aos sacerdotes, não consultou a Lei de Moises, nem ao menos consultou ao Senhor por intermédio do ministério dos profetas! A bíblia alerta para a fabilidade dos projetos humanos, Davi ate acreditava que era da Vontade Deus, estava radiantre com as muitas vitorias que o Senor lhe havia concedido. Mas não se ateve num importante detalhe:
DEUS não deve ser adorado apenas pelo eu faz, ou representa e sim pelo que ele é pela sua majestade santa.
A arca deveria de acordo com LEI, se levada no ombros dos sacerdotes filhos de LEVI, e não em carros de bois..., não poderia ser tocada por alguem que não fizesse parte das prescrições da LEI. Vivemos uma epoca dificil em que no afã de ser fazer a obra tem se recorrido a metodos não biblicos, tem se consultado tudo, as estrategias de marketing e propaganda, o povo, os intelectuais, teologos etc. Cada dia surge uma nova moda na cristandade que tem a insinuação de ser a reveleção de estratégia especifica para a Igreja, mas e as recomedações bíblicas? Oração, Jejum, Consagração, Compromisso Sério com Deus? Tudo isso tem sido relegado a segundo plano, porque busca-se em nossos dias “Armas Espirituais”, para se ficar rico, prosperar, ter saúde, ser bem sucedido,um evangelho triunfalista, sedutor... Se o povo aprovar enchendo o templo amém... Bom Davi teve aprovação de todos... menos de DEUS. Deus feriu a Uzá um dos homens que carregavam a arca porque quando essa corria risco de cair, este no seu zelo sem sabedoria, resolveu descumprir a Lei e colocar a mão na arca. Uza tinha uma doutrina maquiavelica que colocou em risco sua propria vida uma doutrina em que os fins justificam os meios.
Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus. Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra Uzá... Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?" (1 Crônicas 13:10-12).

A Arca na Casa de Obede Edom.
O que fazer então com a Arca do Senhor? Resolve então deixar a Arca na casa de Certo homem Chamado de Obede Edom, até então um desconhecido personagem que deveria morar a beira do caminho, alguem se tocado fosse pelo zelo de Deus seria sem expressão em Israel, talves pelo seu nome ate fosse um estrangeiro. Mas a arca ficou na casa deste homem, é Senhor começou a abençoar Obede Edom por causa da arca. Tres meses a Arca ficoiu na casa de Obede Edom, fizeram saber a Deus Obede estava sendo abeçoado e agora?
Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, ele sacrificou um boi e um animal cevado.
E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.
Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas. II SAMUEL
6:13-15

Davi mandou trazer a arca mas, tomou outros cuidados a cada seis passos os homens que levavam a arca faziam um sacrificio!
Davi deixou-se ser tomado por Deus e com Vestes aprorpriadas em adoração dançava diante do Senhor. ( dancar neste texto é karar= dar cambalhotas fazer acrobacias !!!! )
Alegria agora nãoi era apenas pela por que a arca era poderosa e decisiva nas batalhas, mas porque apresença de Deus estava no meio do POVO!

Agora a Arca com Sua Skekinah, com sua presença esta no meio de Israel novamente.

A restituiçao da arca santa em nossas vidas!
Por arca quero falar da representação da morada de Deus, arca estava alem do véu assim como esta Crsito intercedendo por nós. Não era a arca em si , que garantia as vitórias a Israel e sim a propria presença de Deus que a arca representava.
Façamos de acordo com querer de Deus e não de acordo com o nosso e busquemos ser nós mesmo uma arca santa, onde os mandamentos, o sinal de providencia ( mana) e o ministerio sacerdotal estão.

Rodriguez

Nenhum comentário:

Evangelho sem noção - Dá-lhe bicuda na cara do cão!

  O Ritmo é contagiante, a letra fácil de cantar, dancinhas no melhor estilo tiktok vão sendo desenvolvidas, enfim tudo muito fácil, o dific...