Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

sábado, 3 de abril de 2010

Ter a Lampada mas não ter a Luz.

Uma jovem em depressão se abre com um homem cristão, reclama da vida indaga, que saber os porquês, a velha interrogação da filosofia grega: quem sou, de onde vim, para onde vou?, a busca incansavel por um significado real, nos entrementes da conversa este homem cristão lhe diz assim:
- Sabe qual o grande problema de vocês?
- Não, ela responde
- Ora vocês tem a lampada, mas não tem a luz!
- Como assim? Indaga a moça
- Toda casa neste país tem um livro em suas estantes, ocupando até muitas vezes um lugar de destaque, mas não sabem o poder contido nas palavras deste livro.

Está estória é real é aconteceu estes dias, este homem, apelidado carinhosamente de Cilinho, mora em Cajuru – SP, e ainda esta lá nos seus esforços de conduzir esta moça, tão nova, tão cheia de problemas de ordem psicologica, ao grande médico chamado Jesus.
Tudo isso me fe pensar um pouco, como corremos o risco da bíblia ser apenas um livro de historias interessantes, mitologicas, ou até mesmo julgadas verdadeiras, mas sem nenhum alcance na vida atual. Esta lampada para nossos pes e luz para nosso caminho ( salmo 119:105) fica ignorada em suas verdade fundamental, é objetivo de estudos teologicos complexos, muitas vezes antagonicos entre si, mas a grande verdade que este Livro que nós é apresentar desde Genesis a Apocalipse é uma só, a bíblia tem por objetivo principal nos apresentar Cristo, Luz dos Povos esperança das Nações ( Joao 8.12 e 9.15)
Na Biblia As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.
A luz fornecida pela lamparina era o mais popular meio usado pelas pessoas para orientarem-se e sentirem-se seguras nas noites escuras (Is 42,3; 43,17). Em segundo lugar, a palavra lâmpada é usada, na Bíblia, com o sentido teológico. O texto de 1Reis 11,36 é um bom exemplo de uso. Ele diz que o rei Davi deveria ter sempre, em Jerusalém, uma lâmpada. A partir do emprego feito pelo autor de 1 Reis 11,36, o termo lâmpada passa a ser muito significativo na história bíblica. Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé. Para os cristãos, 1 Reis 11,36 deve ser lido à luz de João 8,12: "Eu sou a luz do mundo" (conferir Mt 4,16; Lc 2,32; Jó 3,19). Assim, o uso teológico acrescenta um sentido que vai além do concreto.
O emprego da palavra da palavra hebraica nir, lâmpada, em Provérbios 13,23 e Jeremias 4,3 e Oséias 10,12, sinaliza um novo sentido que esta palavra assume: arar, cultivar a terra pela primeira vez. De modo figurativo, nir quer afirmar um "novo começo" para o povo. A evolução desta palavra não a distancia do significado original, mas a enriquece. O sentido de "novo começo" vai clarear, não somente a promessa sobre Davi, mas especialmente o anúncio da chegada de Jesus: "O povo que jazia em trevas viu uma grande luz..." (Mt 4,16).


Rodrigues, em 03/03/2010

• Cajuru é uma pequena cidade do interior Do Estado de São Paulo, onde nos reunimos todas as sextas-feiras, com a intençao de comungar nossa fé comum, fortalecendo e compartilhando com nossos irmãos as maravilhas de Deus e propagando o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Faça-nos uma visita, ficaremos felizes com sua presença.

2 comentários:

Luciano disse...

Realmente, nosso conhecimento as vezes distorce a Palavra.
Sei por experiência própria, achava-me mais inteligente do que qualquer "crente", não posso dizer cristão, pois me intitulava como tal.
Quando entendi o propósito de Deus, após receber no corpo as maldições pela desobediência (não era doença física, mas na mente, era cauterizado o entendimento).
Hoje me acho menos entendido nas coisas eternas, do que o mais simples dos obreiros.

Graça e Paz!

Anônimo disse...

muito bom abriu meu entendimento

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...