Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

terça-feira, 19 de abril de 2011

Qual a melhor Bíblia para se ler?

Por: James Akin
Tradução: Emerson de Oliveira

 

Não há uma única resposta a esta pergunta porque a melhor Bíblia para se ler depende de por quê você está lendo. Basicamente, há três tipos de Bíblias a escolher--as versões literais, versões dinâmicas, e versões  especiais.

Se você deseja fazer estudo de Bíblia então o melhor é uma versão literal. Este tipo de Bíblia é tão próximo possível ao hebraico, aramaico ou grego originais (essas são as línguas em que as Escrituras foram originalmente escritas). 

As vantagens de uma versão literal são que preservam as nuances do texto que estão perdidas em outras traduções e que corre menos risco de injetar as idéias dos tradutores no texto. Esses itens são importantes se você está desejando fazer um sério estudo da Bíblia.

A desvantagem das versões literais é que, por serem muito próximas dos idiomas originais, são mais difíceis para as pessoas lerem. Nem sempre é possível fazer uma transliteração para a linguagem de hoje sem sair do literalismo, e não é possível atualizar o português para a língua bíblica original.

Este problema é aliviado nas chamadas versões dinâmicas. Estas não ficam tão presas ao texto original e como resultado elas são mais fáceis ler porque que os tradutores estão mais livres para traduzir as palavras para o português atual.

As desvantagens são que muitas nuances do texto são perdidas e, talvez, muitos preconceitos teológicos dos tradutores são inseridos no texto. Já que os tradutores não estão tão presos aos textos originais, eles podem atualizar as frases para a linguagem moderna, mas algumas vezes podem colocar frases que mostrem suas próprias tendências teológicas, muito (ou mais) que o texto diz literalmente.

Isto faz as versões dinâmicas inadequadas para um estudo da Bíblia, mas para o leitor leigo da Bíblia, elas podem ser úteis.

A terceira classe das traduções é a que eu chamo de versões especiais. Também pode-se chamá-las de Bíblias de novidade. Estas são versões onde os textos são deliberadamente parafraseados de uma maneira não convencional.

Durante os séculos, um certo conjunto de convenções foi ficando tradicional entre os tradutores. Por exemplo, a palavra grega christos é tradicionalmente traduzida como "Cristo" ao invés de "Ungido", apesar deste último ser uma melhor expressão do que a palavra literalmente significa.

Uma tradução especial poderia escolher traduzir christos como "Ungido", o que faria as pessoas lerem não "Jesus Cristo" mas "Jesus Ungido". Este seria um meio não convencional de agir, mas não seria inexato, e poderia fazer o leitor ter mais conhecimento do significado original, que ele não teria se visse uma versão literal.

Esta é a vantagem que as versões especiais têm a oferecer--elas podem lhe fazer ver a Bíblia com novos olhos e fazê-lo ver coisas que não tinha tomado conhecimento antes.

As desvantagens para as versões especiais, porém, são grandes. Primeiro, por tentarem ser não convencionais elas podem confundir uma pessoa que não está tão fundamentada na fé tradicional da leitura da Bíblia, como os outros cristãos fazem. Segundo, elas podem ter mais influências do tradutor que as versões dinâmicas. Terceiro, já que elas são versões idiossincráticas, são feitas por pessoas idiossincráticas (ou por pessoas que tem todos os tipos de idéias teológicas esquisitas).

Por estas razões, as versões especiais deveriam ser usadas só por pessoas que já têm um fundamento firme na teologia cristã ortodoxa e que já leram pelo menos uma Bíblia normal. Elas não são boas para iniciados na fé cristã. Elas podem ser úteis para um cristão maduro, bbilicamente fundamentado. Aí sim, saberá julgar o conteúdo. Mas elas não são indicadas para um estudo bíblico sério.

Aparte do tipo de Bíblia que a pessoa escolha, há várias outras considerações para se ter em mente quando escolher uma Bíblia.

O primeiro destes é o nível de formalidade ou informalidade da pessoa. Muitas pessoas acham irreverente se uma Bíblia toma um nível muito baixo de formalidade. As pessoas podem se sentir mais confortáveis com as traduções mais velhas e as acharem mais dignas e confiáveis em seu texto.

Outras pessoas podem achar que certas palavras na Bíblia já são um certo tipo de impedimento para a leitura de Bíblia. Esta é uma questão de gosto pessoal, e assim as pessoas deveriam escolher qualquer tipo que seja da Bíblia que elas achem confortáveis.

[N. do T.: neste ponto, James Akin disserta sobre algumas versões americanas. Vamos fazer o correspondente para o português. Além da divisão tradicional das bíblias católicas e protestantes, que as bíblias católicas tem os livros deuterocanônicos - que os evangélicos chamam de apócrifos - existe um tipo de movimento na Inglaterra e Estados Unidos que pregam que existe uma outra diferença - o chamado movimento que defende que só a Bíblia King James é a versão correta, em português, a Almeida Corrigida e Fiel. Este movimento diz que só o TR, que é o manuscrito de onde vem a Bíblia King James e a Almeida, é o correto e as outras Bíblias - católicas inclusive - provêm dos manuscritos alexandrinos, que para eles, são corruptos. Não passa de um movimento herético e preconceituoso que tenta dividir os cristãos. Tratamos deste assunto em outro lugar deste site. O que importa comentar neste ponto é que a King James/Almeida, apesar de serem respeitáveis, contêm falhas, como todas as bíblias. Contudo o TR contêm muitas adições que as outras bíblias não tem. São excelentes para um estudo sério da Bíblia, mas é preciso ficar atento aos textos.
A Almeida é protestante e tem uma história idem. Para os católicos ela não tem oimprimatur, que é a autorização dada por um eclesiástico para a leitura de uma Bíblia. Almeida traduziu sua bíblia das mesmas fontes que tinham feito a King James. Outras bíblias, como a Tradução na Linguagem de Hoje, não são indicadas para um estudo sério, visto serem livres demais.
As Bíblias católicas são amplas em variedade. Destacamos a Bíblia de Jerusalém, que foi traduzida por dominicanos da Escola Bíblica de Jerusalém, com fartas notas e apêndices, sendo uma Bíblia científica e a Vulgata Latina, versão Mattos Soares, que, apesar de ser difícil de ser encontrada, é interessante para ver a Vulgata original.
Também há a Bíblia TEB - Tradução Ecumênica - feita por católicos, protestantes e judeus. Uma excelente Bíblia que mostra o feito da cooperação dastas três vertentes. Excelentes notas completam o estudo.
Uma bíblia não podemos indicar: a chamada Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová, que dispensa comentários. Sua falta de exatidão e constantes falhas são bem conhecidas. Não é indicada de forma alguma.]

Uma nota adicional: há uma história contada sobre o evangelista protestante Billy Graham. Talvez seja uma história apócrifa, mas tem certa verdade. De acordo com isto, quando lhe perguntaram: "Qual é a melhor Bíblia?" ele respondeu "a que você lê".

Eu concordo, ao menos em parte. Apesar de não ter nada errado com isto (e há algumas Bíblias seriamente defeituosas), seja qual for a Bíblia que escolher, esta será a melhor para você. O estilo e tom da Bíblia que você lê não é tão importante quanto o fato você está lendo e aprendendo dela. Se você acha que o estilo da Bíblia que está lendo é difícil então mude para um diferente. Quase qualquer Bíblia que está em suas mãos para ser lida é melhor que qualquer Bíblia em sua estante que não seja lida. Sinta-se melhor com a Bíblia que lê. O conhecimento geral que se ganha das Escrituras, para qualquer pessoa bem fundamentada na fé, supera qualquer imperfeição que a tradução possa conter, e comparando com outras traduções, pode ver quais são essas imperfeições.

Isto expõe um ponto final. Às vezes pessoas perguntam: "qual a melhor Bíblia para se ler?" com a intenção de ter somente uma Bíblia e excetuar as outras. A menos que as condições econômicas lhe impeçam de ter mais de uma Bíblia, isto é um engano. É excelente ter várias versões da Bíblia para estudo.

A razão é dupla: Primeiro, toda Bíblia contém imperfeições, e comparando uma Bíblia com outras, você pode descobrir essas imperfeições. Segundo, mesmo se a Bíblia que você está lendo não comete um engano traduzindo algum verso, pode não pode dizer que este versículo será tão claro para você quanto outra tradução. Tente ver o que o versículo em outra tradução, então tudo ficará mais claro, não porque uma tradução estava errada, mas porque ela não estava tão clara nos significados dos versículos para você.

Comentário do Blog.: Certo dia ouvi alguém falando sobre a questão das traduções e versões da Bíblia, falando sobre a tradução da palavra Pão, para povos que não conhecem estes alimento como os indios por exemplo, no ponto de vista dessa pessoa não teria probelma nenhuma em traduzir pão por mandioca.  Na parafrase ficaria algo mais ou menos assim : “ Eu sou  a Mandioca que desceu do céu”  - Parece claro muito logico este argumento, porém quando Jesus disse isso, se referia também a mistério do Maná, que foi servido aos Israelitas no Deserto, sendo este Maná uma tipificação de Cristo. Logo uma parafrase dessa qualidade pode mudar o ensino teologico do texto, sendo assim ao meu ver uma tradução literal mais proxima do original se faz necessária. Cabendo aos ensinadores da Palavra a explicação clara e a aplicação dessa palavra dentro dos mais diversos contextos.

 

Rodryguez

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O paganismo da Pascoa

"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.". [Josué 24:15].

 

 

A pascoa biblica, originalmente foi celebrada pelo povo de Israel, quando este saiu do egito, cheia de significados e tipologia, esta pascoa apontava para Cristo, nosso cordeiro pascoal, que foi morto em nosso lugar sendo ele nossa passagem para uma vida nova. Por insistencia do imperador (exigencia!!!) Constantino o concilio de Nicéia fixou uma data para celebração da Pascoa Cristã diferente da data da pascoa Judaica, pois no dizer de Constantino: "uma obrigação cristã não ter nada em comum com os assassinos do Nosso Senhor", claro que esta mudança de data e esta afirmação tinha muito mais a haver com o forte anti-semitismo do império romano e sua forte assiciação ainda ao paganismo do que uma preocupação com a doutrina cristã, desta forma o cristianismo foi cada vez mais se afastando das suas origens hebraicas e sofrendo um processo lento e gradual de paganização.

Uma sociedade cristã de fato deveria ao longo dos anos ter mudado a sociedade a sua volta ou pelo menos preservado dentro da comunidade valores e simbologias biblicas, mas infelizmente não foi isso o que aconteceu. Sei que alguém por ai vai se levantar e me chamar novamente de religioso, dizer que isto não tem nada a haver etc, fico com a doutrina biblica, fico com os exemplos biblicos de israel que por se paganizar e se misturar foi espalhado entre todas as nações, sei que tenho um Deus zeloso, que o Espirito Santo arde em zelo por mim, e que nem ainda os nomes de outros deuses devem estar nos meus lábios, então não será a minha vida usada como continuadora de rituais pagãos, sencretizados em cristãos, em qualquer uma de suas formas.

O paganismo está sobretudo patente nas origens de dois símbolos,  reconhecidos como símbolos pascais: o ovo e o coelho. Os ovos têm por excelência origens pagãs: são emblemas da imortalidade, encontrados nos sepulcros pré-históricos da Rússia e da Suécia.

Para os egípcios, o deus Re nasceu de um ovo; para os hindus, Brahma surgiu de um ovo de ouro – Hiranyagarbha – e que depois, com a casca, fez o Universo. Para os chineses, P'an Ku, nasceu de um ovo cósmico. O ovo era, na realidade, considerado por diversos pagãos, como a génese da vida humana.

Já o coelho (ou a lebre), também um símbolo da Páscoa, é um “animal impuro”. Contudo, a Bíblia repugna esse animal (Deuteronômio 14:7; Levítico 11:6), o que levanta ainda mais reservas quanto à aceitação deste símbolo pascal.

Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua; é possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao facto da Lua determinar a data da Páscoa. Por ocasião das festas de Astarote ( Eastre, Isthar) os sacerdotes sacrifcavam uma lebre e através da pratica da advinhação diziam ler a sorte em suas etranhas.

A unica celebração da pascoa biblica é a hebraica, com o cordeiro como simbolo maximo tanto para judeu como para cristãos.

 

Rodryguez e Carvalho

Biblias Catolicas e Evangélicas

 

É comum ouvirmos afirmação  que Lutero retirou sete livros da Bíblia Catolica, é verdade também que com igual ignorancia muitos evangélicos insistem em dizer que os católicos incluiram livros na bíblia – Não é de hoje que a falta de conhecimento, associada a uma forte arrogância tem criado bolsões exclusivistas e segregado pessoas, nações e até mesmo membros da mesma família.

Já somamos mais de dois mil anos de cristianismo, sendo importantes em questões assim, e sem anacronismo, um estudo da história para uma melhor compreensão dos fatos.

Um fato importante é que a versão dos setenta que foi vertida para vulgata e assim traduzida no universo catolico, foi oficializada pelo catolicismo apenas no concilio de Trento que foi do ano de 1545 a 1577, sendo que a reforma protestante comecou a ocorrer pelo ano de 1517 – verdade é que em muitas passagens do novo testamento, é certo que muitas vezes no contexto do novo testamento os apostolos provavelmente podem ter citado algumas passagens da versão dos setentas, mas isso não significa que a usaram como escritura nos seus dias, nem muito menos que validaram os livros inteiros como inspirados, se assim fora, Paulo por exemplo cita passagens de filosofos, e nem por isso os seus escritos são tidos como canonicos.

Mas o importante até aqui é perceber que não foram nem os protestantes que tiraram ou colocaram livros, estas versões ja existiam antes do inicio do cristianismo, portanto dizer que este ou aquele grupo dentro da esfera do cristianismo tirou ou colocou certos livros é uma postura leviana e falta com a verdade.

Agora com relação a versão tida como inspirada pelos apostolos um fato importante é nota no novo testamento o uso das expressão “leis e os Profetas” sendo esta uma terminologia usada com referencia unicamente a bíblia hebraica, e não a versão da septuaginta! Jeronimo que traduziu a versão grega para o latim assim advertiu escrevendo a uma senhora com relação a educação de sua filha:

“Todos os livros apócrifos devem ser evitados; mas, se ela quiser alguma vez lê-los, . . . deve ser informada de que não são as obras dos autores por cujos nomes se distinguem, que eles contêm muitas falhas e que é uma tarefa que exige grande prudência, achar ouro no meio do barro.”

Entre os judeus estes livros não eram aceitos como canonicos porque teriam sido escritos quando ja se havia findado as revelações diretas e profecias do velho testamento, tendo também entre eles apenas um valor historico.

Melhor do que dizer sobre quem tirou e sobre quem colocou os livros na biblia cristã, é mais prudente analisar as questões doutrinárias e historicas que fizeram as versões judaica e grega, fossem preferida uma em vez da outra, também é importante perceber que a reforma preferiu o tradicional texto hebraico enquanto que a igreja catolica o grego. Porém para nós evangélicos, além da preferencia pelo texto judeu, existem uma quantidade significativa de contradições doutrinárias encontradas nestes livros que não estão em harmonia, coma  doutrina geral encontrada nas escrituras vejamos:

  • Tobias 05.1-9: Narração de anjos mentindo. Refutação: Is 68.8; Os 4.2
    Tobias 02.9,10: Ensino de magia e superstição. Refutação: Tg 5.14-16
    Tobias 6.6-8: Queimar fígado de peixe expulsa demônios. Refutação: Mc 16.17, At 16.18 (Só o Nome de Jesus expulsa demônios).
    Tobias 12,9 e 1Macabeus 3.30: Dar esmolas purifica o pecado. Refutação 1Pedro 1.18,19, Ap 22.14 (Só o sangue de Jesus purifica os pecados).
    1Macabeus 1.15,16: Relato de assassinato no Templo e ainda esquartejaram o corpo: Refutação: Levitico 19,28; 20,3; Números 19,10 (Tias atos são abomináveis aos olhos de Deus)
    1Mcabeus 6.16; 2Macabeus 1.16; 9,28: Antíoco morre de três maneiras. Como pode uma pessoa morrer tantas vezes assim? Refutação: Is 63,8; Mt 5,34
    2Macabeus 2.24-31: O escritor assume que encontra dificuldfades para resumir o texto
    2Macabeus 15,38: O escritor assume que o livro não serve para nada. " Se ficou boa e agradável, era o que eu queria, mas se ficou fraca e medíocre, é o que fui capaz de fazer".. Refutação II PEDRO 01,20: sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

 

Tire suas própias conclusões:

 

Rodryguez e Carvalho

sábado, 16 de abril de 2011

Catolicos e Evangélicos – A Intercessão dos Santos

 

Dentre tantas questões teologicas que nos separam do Catolicismo Romano, a intercessão dos Santos, é umas dessas questões que causam certas comoções e acalorados debates entre essas duas vertentes do Cristianismo.  Nós evangélicos erramos por não conhecemos a profundidade das crenças catolicas e os catolicos por sua vez erram por ignorar as nossas razões e infelizmente entre os menos esclarecidos questões assim sempre desabam do campo doutrinário, para o campo pessoal acabando em ofensas e desentendimentos. É penoso reconhecer que na maioria dos debates assim, pensamos mais em defender o nosso ego como “sábios”, portadores da verdade suprema, do que o compromisso com a doutrina que acreditamos. Então antes de qualquer coisa, gostaria de analisar a crença católica dentro do universo teologico do catolicismo, isso é importante para que tracemos uma linha inteligente e percebamos que muito embora não concordemos com a doutrina, ela tem seus fundamentos, e portanto quem crer nisto  não acredita , apenas por acreditar mas embasado em algum arcabouço doutrinario.

Argumento Catolico x argumentos evangélicos

Lendo as escrituras variadas vezes percebemos pessoas intercedendo por outras, isso não carece nem que eu transcreva aqui as passagens bíblicas dado a extensão de vezes que isso ocorre nas Escrituras, esta interecessão encontrada nas escrituras é um do motivos teologicos, citados por teologos catolicos para a crença na interecessão dos santos,  porém é necessário perceber que cada vez que esta interecessão é mencionada na Escritura, está mencionada de vivos por vivos, e não de mortos por vivos, fica aqui a primeira diferença sútil da questão.

Mas a teologia catolica, tomando por base a as palavras de Jesus, que disse Deus ser Deus de vivos e não de mortos, chega a conclusão de que a intercessão é possivel mesmo após a morte desses homens, aplicando um sistema de raciocinio que ensina que entre Deus e os homens é apenas Cristo o mediador, mas pode haver mediadores entre Cristo é os homens. – Uma coisa importante de se esclarecer é que quando a bíblia fala de um único mediador entre Deus e os homens esta falando exclusivamente acerca da doutrina da salvação, portanto tal passagem não se aplica aqui, nem ao catolicismo e nem ao protestantismo. Agora um ponto a ser considerado é a natureza da mediação e as qualidades e atributos desses mediadores após sua morte. Queria frisar que quando em vida, Paulo e os demais, não recebiam pedidos de mediação indiretos, os pedidos eram feitos de forma direta, quero dizer com isso que, Paulo não tinha onisciencia para saber o que as pessoas precisam, nem tinham onipresença para estar nos lugares que os cristãos que ele nem conhecia estavam, haja visto que onipresença e onisciencia são atributos exclusivos de Deus. Na atual intercessão catolica a impressão dada é que esses santos de alguma forma passaram a ter estes atributos, pois podem ouvir as orações que lhe são dirigidas em todos os lugares do mundo e podem ouvi-las ao mesmo tempo. Se tal juízo da minha parte for certo, então estamos diante de um problema teologico, quanto a natureza e os atributos exclusivos do Criador, logo atribuir algo que pertence a Deus na sua exclusividade ao ser humano é coloca-lo no mesmo patamar de Deus, ou faze-lo igual a Deus, sendo assim válida a advertencia do livro do Exodo cap. 20.

Um palavra ainda gostaria de dar sobre as intercessões que fazemos pelos nossos irmãos em vida. A intercessão faz parte do mandamento de levarmos as cargas um dos outros, de sentirmos a mesma coisa, de agirmos como corpo, é ainda uma via de mão dupla eu intercedo ( em vida) mas também sou alvo de intercessão.

Em resumo, nós evangélicos não acreditamos na interecessão dos santos pelo simples fato de que, eles não podem exercer e ter atributos que são exclusivos de Deus. ( onisciencia e onipresença )

 

Rodryguez & Carvalho

Durante os proximos dias estarei escrevendo sobre a Mariolatria e Culto aos Santos, convido você leitor para discorrer comigo, deixe suas considerações, comentarios ou se preferir envienos um texto pelo email  rodryguez.pesquisa@gmail.com, todos os textos serão publicados, desde que mantenham o nível de bom senso e civilidade

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mulheres e a Fonte da Água Viva.

Embora alguém acredite, em um papel secundário da mulher na sociedade e na Igreja, nas Escrituras Sagradas encontramos mulheres notáveis de feitos inigualáveis , A profetiza Miriam e seu longo ministério durante o êxodo Israelita, a Juíza Deborah, durante o período dos Governo dos juízes em Israel, a Ancestral de Cristo, Rute. A Heroína Ester, que salvou o povo Judeu da destruição e do aniquilamento no período do cativeiro. Maria mãe de Jesus Cristo, as mulheres que o acompanharam em seu ministério e tantas outras que trabalharam ativamente servindo ao ministério apostólico.

Fora essas passagens biográficas, também encontramos passagens doutrinarias no livro dos provérbios, falando acerca da mulher sábia, que edifica a sua casa, dos seus valores, da importância da sua fé, da atenção especial que o Criador dispensa as mulheres com colunas da sociedade e da Igreja, mulheres de fé e de oração, exemplo bem tipificado na doutrina encontrada no Livro de Provérbios.

O desejo do Deus Pai, manifesto no Deus Filho, é agir pelo intermédio do Espírito Santo, e conduzir a mulher neste mundo tão conturbado e tenebroso, à uma restauração em todos os sentidos e dimensões da sua vida, para que esta, com sua vida transformada, vivendo de acordo com as Escrituras, possa ser o agente de Deus, no seu plano de resgatar e transformar a Família.

Assim percebemos no relato do Evangelho de João Cap.4, onde uma mulher sem nome, sem honra, discriminada pela sociedade, tem um encontro fabuloso com Cristo, a beira do tanque de Jacó. Sendo que após esse encontro ela é primeira mulher que de bom grado e com muita convicção, passa a anunciar o Evangelho, conduzindo muitos homens para verem e ouvirem as palavras de Cristo.

Com este pensamento em vista, a Igreja Internacional da família Cristã de Ribeirão Preto, estará realizando dia 07/05/2011 o “1° Jantar de Mulheres”, com a participação especial da Pastora Lenil de Jaboticabal, como preletora.

Meu desejo sincero é que não apenas neste dia e não apenas em minha Igreja, e que em todos os lugares mulheres a todos os dias possam ter um encontro pessoal com a fonte da Água da Vida.

Cleide Mércia Carvalho & Samuel Rodryguez

 

P.s. Para maiores informações sobre este evento acesse http://somosfamiliacrista.blogspot.com ou ligue para 16 32365888 e fale com a Pastora Angela Batista.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A importancia da Sã Doutrina

 

 

À luz da tra­di­ção mosaica, dou­trina sig­ni­fica aquilo que é rece­bido expres­sa­mente para ensino. O corpo de dou­trina é expresso pelo vocá­bulo hebraico  “Tora” conforme se lê em Géne­sis 26.5: “Por­quanto Abraão obe­de­ceu à minha voz e guar­dou o meu man­dado, os meus pre­cei­tos, os meus esta­tu­tos, e as minhas leis.” E em Isaías 1.10 lê-se: “Ouvi a Pala­vra do Senhor, vós os prín­ci­pes de Sodoma; pres­tai ouvi­dos à lei do nosso Deus, vós, ó povo de Gomorra.”

À luz dos vocá­bu­los gre­gos sig­ni­fica tanto o con­teúdo como o ato de ensi­nar. Jesus res­pon­deu aos fari­seus e disse-lhes: “A minha dou­trina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém qui­ser fazer a von­tade dele, pela mesma dou­trina conhe­cerá se ela é de Deus ou se falo de mim mesmo” (Jo. 7.16,17). 

As dou­tri­nas fun­da­men­tais,  devem ser conhe­ci­das por todos os cris­tãos, pois constam em toda a Sagrada Escri­tura, “que é divi­na­mente ins­pi­rada e pro­vei­tosa para ensi­nar, para repre­en­der, para cor­ri­gir, para ins­truir em jus­tiça, para que o homem de Deus seja per­feito e per­fei­ta­mente ins­truído para toda a boa obra” (2 Tm. 3.16,17)

Para efeito de ensino da fé as doutrinas fundamentais foram dividadas da seguinte forma:

1. Bibli­o­lo­gia é o estudo da for­ma­ção e carác­ter das Escri­tu­ras; sua reve­la­ção e ins­pi­ra­ção, seu cânon, sua vera­ci­dade e auto­ri­dade, suas divi­sões e men­sa­gem.
2. Teo­lo­gia é o estudo dos assun­tos refe­ren­tes à natu­reza, ao carác­ter e às obras de Deus.
3. Ange­lo­lo­gia é o estudo refe­rente à natu­reza e acção dos anjos, inclu­sive os rebel­des.
4. Antro­po­lo­gia é o estudo dos assun­tos refe­ren­tes ao homem e seu rela­ci­o­na­mento com Deus.
5. Hamar­ti­o­lo­gia é o estudo refe­rente à ori­gem, exten­são e con­sequên­cias do pecado.
6. Sote­ri­o­lo­gia é o estudo a res­peito dos vários aspec­tos da sal­va­ção.
7. Cris­to­lo­gia é o estudo acerca de Cristo; sua natu­reza, seu carác­ter e suas obras.
8. Ecle­si­o­lo­gia é o estudo da natu­reza, orga­ni­za­ção, e mis­são da Igreja.
9. Pneu­ma­to­lo­gia é o estudo da per­so­na­li­dade e obra do Espi­rito Santo.
10. Esca­to­lo­gia é o estudo das últi­mas coi­sas à luz das pro­fe­cias.

Fon­tes de Doutrina

Há três fon­tes de dou­trina que é pre­ciso reco­nhe­cer “para que não seja­mos mais meni­nos incons­tan­tes, leva­dos em roda por todo o vento de dou­trina, pelo engano dos homens que com astú­cia enga­nam frau­du­lo­sa­mente” (Ef. 4.14).
 

1. O espí­rito humano.
Em Mateus 15.9 estão as pala­vras de Cristo acerca deste espí­rito enga­na­dor, assim: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu cora­ção está longe de mim. Em vão me ado­ram ensi­nando dou­tri­nas que são pre­cei­tos dos homens.” O após­tolo Paulo usa a mesma expres­são para escla­re­cer os seus lei­to­res sobre a influên­cia do espí­rito humano (cf. Cl. 2.20 – 22). As pes­soas ficam à mercê dos fal­sos ensi­na­men­tos, como se ver­da­dei­ros fos­sem, quando não dão o pri­meiro lugar à Pala­vra de Deus e não con­fe­rem as dou­tri­nas pela mesma.

2. O espí­rito satâ­nico. 
Paulo tam­bém se refere a este espí­rito ao avi­sar o seu dis­cí­pulo Timó­teo sobre a apos­ta­sia dos últi­mos tem­pos, da seguinte maneira: “Mas o Espí­rito expres­sa­mente diz que, nos últi­mos tem­pos, apos­ta­ta­rão alguns da fé dando ouvi­dos a espí­ri­tos enga­na­do­res e a dou­tri­nas de demó­nios, pela hipo­cri­sia de homens que falam men­ti­ras, tendo cau­te­ri­zada a sua pró­pria cons­ci­ên­cia” (1 Tm. 4.1,2). “Por­que virá o tempo em que não sofre­rão a sã dou­trina; mas, tendo comi­chão nos ouvi­dos, amon­to­a­rão para si ensi­na­do­res con­forme as suas pró­prias con­cu­pis­cên­cias, e des­vi­a­rão os ouvi­dos da ver­dade vol­tando às fábu­las;” (2 Tm. 4.3,4). “Mas temo que, assim como a ser­pente enga­nou Eva com a sua astú­cia, assim tam­bém sejam de alguma sorte cor­rom­pi­dos os vos­sos sen­ti­dos e se apar­tem da sim­pli­ci­dade que há em Cristo; (2 Co. 11.3) Por con­se­guinte, é pre­ciso haver cui­dado com as apa­rên­cias e não acei­tar todas as filo­so­fias apa­ren­te­mente ino­fen­si­vas. Isto só é pos­sí­vel pelo exame cons­tante e atu­rado da Pala­vra de Deus.

3. O Espí­rito divino.
O após­tolo Pedro, à seme­lhança de  Paulo, afirma que “a pro­fe­cia nunca foi pro­du­zida pela von­tade de homem algum, mas os homens san­tos de Deus fala­ram ins­pi­ra­dos pelo Espí­rito Santo” (2 Pd. 1.21). Logo que homens san­tos fala­ram ins­pi­ra­dos pelo Espí­rito Santo, toda a Escri­tura é divi­na­mente ins­pi­rada e pro­vei­tosa para ensi­nar o cami­nho certo aos homens de Deus (2 Tm. 3.16,17).

Por con­se­guinte, deve­mos exa­mi­nar dia­ri­a­mente as Sagra­das Escri­tu­ras e con­fe­rir as nos­sas vidas, aquilo que ouvi­mos e dize­mos, pelo padrão do Espí­rito Santo. Paulo acon­se­lha per­sis­tên­cia na lei­tura da Pala­vra de Deus, e ainda: “Tem cui­dado de ti mesmo e da dou­trina; per­se­vera nes­tas coi­sas, por­que fazendo isto te sal­va­rás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm. 4.13,16). Na Bíblia encon­tra­mos os sábios con­se­lhos de Deus para a nossa vida e minis­té­rio, aos quais deve­mos dar todo o cré­dito e pri­ma­zia a fim de ser­mos sábios para a sal­va­ção.

Impor­tân­cia da sã doutrina

A sã dou­trina é for­mu­lada por ensi­na­men­tos fiéis à Pala­vra de Deus, sem vio­lar nenhum dos man­da­men­tos. Cristo referiu-se à impor­tân­cia de ensi­nar a sã dou­trina da seguinte maneira: “Qual­quer, pois, que vio­lar um des­tes peque­nos man­da­men­tos, e assim ensi­nar aos homens, será cha­mado o menor no reino dos céus; porém, aquele que os cum­prir e ensi­nar será cha­mado grande no reino dos céus” (Mt. 5.19). Paulo adverte que o pres­bí­tero deve man­ter firme e fiel a pala­vra que é con­forme a dou­trina, para que seja pode­roso, tanto para cor­ri­gir como para con­ven­cer os con­tra­di­zen­tes; por­que há mui­tos desor­de­na­dos, fala­do­res, vãos e enga­na­do­res (Tt. 1.9). 

A sã dou­trina é impor­tante para os cris­tãos sabe­rem que têm vida nova pela fé em Jesus Cristo. Como escre­veu João: “Estes, porém, foram escri­tos para que crei­ais em Cristo e tenhais vida em seu nome” (Jo. 20.31; 1 Jo. 5.13). Nós sabe­mos, pela sã dou­trina das Escri­tu­ras, que o amor é o cum­pri­mento de toda a lei (Gl. 5.14). Nós sabe­mos que pas­sá­mos da morte para a vida por­que ama­mos os irmãos (1 Jo. 3.14). Nós sabe­mos que somos uma nova cri­a­ção em Cristo (2 Co. 5.17). Tam­bém sabe­mos que somos ouvi­dos por Deus e que rece­be­re­mos o que pedir­mos segundo a sua von­tade ( Jo. 5.14). 

A sã dou­trina é impor­tante para os cris­tãos desen­vol­ve­rem o carác­ter cris­tão à seme­lhança do seu Senhor. Se a raiz da árvore é santa tam­bém os ramos o são (Rm. 11.16. Jo. 15.1 – 7). Se o Pai é santo tam­bém os filhos o são (1 Pd. O conhe­ci­mento da sã dou­trina é impor­tante para aju­dar os cris­tãos a repu­diar as fal­sas dou­tri­nas, por­que haverá fal­sos mes­tres ensi­nando here­sias de per­di­ção (2 Pd. 2.1,2). Hime­neu e Fileto per­ver­te­ram a fé de alguns dizendo que a res­sur­rei­ção já tinha acon­te­cido (2 Tm. 2.17,18). Pedro adver­tiu que nos últi­mos dias mui­tos escar­ne­ce­rão da espe­rança na vinda do Senhor (2 Pd. 3.3). Em nossa época esta­mos assis­tindo, com tris­teza, a este desaforo.

É impor­tante para os cris­tãos apre­sen­ta­rem cla­ra­mente a men­sa­gem da sal­va­ção. Cui­dar da sã dou­trina para con­ven­cer do pecado (Tt. 1.9,10). Usar a sã dou­trina para sal­var alguns da con­de­na­ção; (1 Tm. 4.16). Ensi­nar a sã dou­trina para haver vidas san­ti­fi­ca­das. Eis o con­se­lho de Paulo: “Tu, porém, fala o que con­vém à sã dou­trina. Em tudo te dá por exem­plo de boas obras, na dou­trina mos­tra incor­rup­ção (Tt. 2.1,7). “Se alguém ensina outra dou­trina, e se não con­forma com as sãs pala­vras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a dou­trina que é segundo a pie­dade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de ques­tões e con­ten­das de pala­vras…; con­ten­das de homens cor­rup­tos de enten­di­mento e pri­va­dos da verdade…”(1 Tm. 6.3 – 5).

sábado, 2 de abril de 2011

O dia da Mentira e O Cristão

 

 

 

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e é o pai da mentira . - João - 8:44)

 

O diabo como o  pai da mentira, deve ter sido um convidado de honra neste dia, infelizmente entrou através desta tola e popular parte do folclore em muitos lares, quem sabe lares cristãos – Não podemos a titulo da inocencia de uma brincadeira comprometer os valores bíblicos que acreditamos, Mas antes de qualquer coisa, gostaria de falar um pouco sobre este a origem deste dia.

Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa. É claro que, no início, a confusão foi geral, de vez que os meios de comunicação ainda eram inexistentes. Não havia rádio, televisão, nem mesmo o jornal, pois a invenção da imprensa, por Gutenberg, só aconteceu muitos anos depois.

Antes de Carlos IX determinar que o dia primeiro de janeiro fosse o começo do ano, este tinha início no dia primeiro de abril, o que resultou ficar conhecido como o Dia da Mentira., por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilaridade, uma forma de zombar da mudança da  data para começo do ano.

Bom, nem tudo o que é cultural deve ser moralmente ou biblicamente aceito, as expressões culturas da humanidade muitas vezes nascem em um meio influenciado pelo pecado, pela decadencia humana em relação ao seu afastamento de Deus.  Temos que tomar cuidado para não nos conformamos com este mundo ( conformar= tomar a mesma forma de) lembrando que conversão no grego biblico é “metanoia” mudança de mente mundança de atitude, muito embora em nossos dias esteja havendo um nivelamento da sociedade mundana com a igreja, temo que estamos vivemos uma “metanoia” ao contrario, um processo de “desconversão” do evangelho.

 

Lembretes para o Dia Internacional Da Mentira:

  • Destróis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina. – (Salmos - 5:6)

  • Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.-( Salmos - 58:3 )

  • Eles somente consultam como derrubá-lo da sua alta posição; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem. – (Salmos - 62:4)

  • Mas o rei se regozijará em Deus; todo o que por ele jura se gloriará, porque será tapada a boca aos que falam a mentira. – (Salmos - 63:11)

  • Livra-me, e tira-me da mão do estrangeiro, cuja boca fala mentiras, e cuja mão direita é a destra da falsidade. – (Salmos - 144:11)

  • A testemunha verdadeira não mentirá; a testemunha falsa, porém, se desboca em mentiras. – (Provérbios - 14:5)

  • A testemunha verdadeira livra as almas; mas o que fala mentiras é traidor. –(Provérbios - 14:25)

  • A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará. (Provérbios - 19:5)

  • A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá. – (Provérbios - 19:9)

  • Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas. – (Provérbios - 20:17)

  • Porque vos profetizam a mentira, para serdes removidos para longe da vossa terra, e eu vos expulsarei dela, e vós perecereis. – (Jeremias-27:10)

  • Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. – (Efésios - 4:25)

  • Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. – (I João - 2:21)

  • E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. – (Apocalipse - 21:27)

  • Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. – (Apocalipse - 22:15)

  • O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. – (Salmos - 101:7)

 

Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba. Pelas maldições e pelas mentiras que proferem. -Salmos - 59:12

 

Rodryguez e Carvalho

Prioridades do Cristão

A palavra prioridade em português deriva do termo latino “prioritas” que significa “o que está mais avançado”, dando a entender que o portador  da prioridade ter o direito de passar à frente de outras coisas. Resumindo podemos dizer que a prioridade é a coisa mais importante e  por isso dever ser executada em primeiro lugar.

A medida que os anos passam vamos elegendo e reclassificando nossas prioridades de acordo com o momento, situação ou fase em que nos encontramos. Assim a prioridade de uns pode ser inteiramente diferente da prioridade de outros. Fica claro que a prioridade esta intimamente ligada como valor que damos as coisas que nos cercam, sendo a escala da prioridade usada para alcançarmos os objetivos que traçamos na vida.

Se você é um daqueles Cristãos que ainda acreditam na volta de Cristo e no arrebatamento da Igreja, a essa altura já deve ter a consciencia de que deve ter uma escala de prioridades bem definidas em sua vida. E quando falamos em prioridades do Cristão, não estamos apenas falando em sua relação com a a rotina e horarios da Igreja, muito embora isso também deva constar em nossa escala de prioridades.

Cristo, modelo para todo Cristão, tinha prioridades diretas neste mundo, muitas vezes deixava de descansar para atender aos necessitados, como lemos no evangelho de Marcos, a ponto de seus familiares acharem que Ele, não estava raciocionando claramente:

E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si Marcos 3.20-21

Jesus apenas tinha listado como prioridade atender a multidão ao invés de parar um pouco para descansar e comer, assim seus familares logo acreditaram que ele estava louco e que deveria haver uma intervenção. A loucura do evangelho verdadeiro é assim, deixar de lado um pouco nosso próprio bem estar, fazendo que venhamos a nos preocupar com aqueles que ainda não ouviram falar de Jesus, preocupar-se com o proxímo, com se fosse nós mesmos.

Ainda nessas prioridades Jesus atendia o amaldiçoado leproso, não se importanto com sua imagem pessoal com Rabi, guardador da Lei, Judeu ou outro título de honra que lhe pudesse ser conferido, apenas fazia a missão do Reino: pregar, curar e libertar – anunciar para os pecadores as boas novas do Reino de Deus.

Em nossa vida agitada, infelizmente temos feito uma classificação prioritária em desacordo com o a Mensagem do Evangelho que dizemos acreditar. Qualquer  cristão que olhe apenas para si mesmo e seu bem estar, longe esta do verdadeiro evangelho de Cristo. Qualquer um que em suas prioridades preferia qualquer coisa antes do Reino de Deus, compromete sua entrada e vida nesse Reino. Muito embora a entrada no Reino não seja por mérito, mas por graça, importa que os Filhos do Reino, se comportem como filhos do Reino e não de outra forma.

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6.33

Hoje tem culto… já sei você não vai porque está cansado e claro que Deus compreende, mas, e no seu serviço você faltaria porque está cansado? deixaria de ir porque esta chovendo? Claro que não, afinal é uma priroridade!  Infelizmente como já escrevi e falei outras vezes, creio que nos falta fé para acreditarmos na proposta invisivel do evangelho, porque quem acredita prioriza o que está acreditando em sua vida. E não adianta o argumento de que Deus sabe aquilo que está dentro do nosso coração, afinal cristianismo não é uma filosofia, um objeto de estudo e debates filosoficos, é antes de tudo, um modo, de vida! Cri e por isso falei…A vida Cristã não é uma vida de meritos e obras, porém a fé sem as obras é morta.

Priorizemos pois a obra daquele que Nos enviou enquanto é dia….

 

Rodriguez e Carvalho

quinta-feira, 31 de março de 2011

Porque Didaquê ?

Você que acompanha este blog, já deve ter se perguntado algumas vezes qual a origem e a razão do nome DIDAQUE, este nome vem de um vocabulo grego que significa ensino ou origem, sendo didaque a a origem das palavras portuguesas como didatico. (ensino), Mas o “Didaque”  ou ensino dos doze Apostolos foi uma especie de Manual de Doutrina, escrito por Cristãos ainda no  primeiro século, que tinha como vista, regular principio de conduta e liturgia na nascente igreja cristã, com base no entendimento nas palavras e ensinos apostolicos.

Claro que como escrito o “Didaque” não tem o mesmo valor de documento inspirado das escritutas, porém mostra como os primeiros cristãos já se preocupam em preservar de forma escrita e  doutrinarias os ensinamentos apostolicos, em fase as crescentes heresias gnosticas que começam a florescer ainda no primeiro século.

O “Didaque” desta forma é composto de várias citações apostolicas e evangélicas o que mais refletir de forma pessoal que tudo o que ainda precisamos atualmente é de mais conhecimento das escrituras sagradas com suas citações e passagens, do que de estranhos argumentos racionalmente montados para defender estes ou aquele ponto de vista, em resumo precisamos da simplicidade das palavras dos apostolos e evangelistas.

Algumas Citações do Didaquê:

Conteúdo

 

Última página do Didaquê

Nos escritos da Didaquê, além da doutrina e liturgia cristã, o evangelho de Jesus é recomendado. A Didaquê também cita a oração do “Pai Nosso” como sendo “ensinada pelo Senhor” e finda com a afirmação em consonância com o livro Apocalipse, do Novo Testamento, de que Jesus voltará:


... conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele". Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu."

 

Nos escritos da Didaquê também são reforçados o batismo no nome do Pai, Filho e Espírito Santo


Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor [Jesus] disse: "Não dêem as coisas santas aos cães"

Tais escritos também sustentam argumentos de que existiam escritos do primeiro século apoiando a defesa da tese teológica de que Jesus é Deus.

Sobre questões polêmicas como o batismo, adverte para o batismo em imersão; sendo admitido por aspersão na inexistência de água corrente. A

Didaquê também acentua a disposição ao jejum por parte do candidato ao batismo e daquele que o vai batizar por cerca de três dias antes do batismo.

Nos escritos da Didaquê há uma similaridade quando se referencia ora ao Pai como o Senhor, ora a Jesus como o Senhor, o que é aceito por alguns como a interposição entre as duas pessoas. Também fazendo a distinção de pessoa chamando Jesus de servo do Pai.

A Didaquê faz registro da celebração da ceia:


Reuni-vos no dia do Senhor, para romperdes o pão e dardes graças...

A Didaquê cita diretamente ou faz menção indireta a diversos livros do novo testamento: Mateus, Lucas, I Epístola aos Coríntios, Hebreus, I Epístola de Pedro, Atos dos Apóstolos, Romanos, Efésios, Carta aos Tessalonicenses e Apocalipse

 

Rodryguez e Carvalho

sexta-feira, 25 de março de 2011

Falando sobre fé

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus 11.1

 

Podemos dar várias definições para a palavra fé. A primeira e mais basicas das definições é atribuir verdade, veracidade a algo sem a necessidade prévia de provas, fé nesta definição não tem o sentido dogmatico de crenças e doutrinas religiosas, mas o sentido prático de apenas se acreditar em algo. Somos porém por natureza seres pensantes, racionais, e muitas vezes vivemos a busca de provas e evidencias para darmos a nossa aprovação ou veredito de verdadeiro ao que quer que seja.

Do outro lado porém como seres dotados de alma e espírito também temos a tendencia natural,e a necessidade de acreditar em algo. Sendo a fé um fenomeno visto em todas as formas e expressões culturais e religiosas da humanidade.

Existe outra definição de fé, embora chamada de fé possui conotações dogmaticas, doutrinárias, que é a fé como o conjunto de crenças religiosas de determinada confissão ou religião, desta forma temos a fé evangélica, a fé catolica, a fé islamica, etc.

A Bíblia possui algumas frases interessantes sobre a fé e abrange claro todas estas definições. Em Abraão vemos a fé como um relacionamento entre o homem e Deus, onde se acredita que simplesmente o que Deus fala é a verdade sem questionamentos, sem racionalizações, apenas se oferece Isaque sobre o altar e crer que Deus é fiel.

Temos a fé ainda como a crença na operação do sobrenatural, o poder de Deus em ação, criando e fazendo coisas que estão acima das leis que regem esta existencia aqui.

Temos a fé como conjunto de nossas crenças e doutrinas, sendo essa a fé que vence o mundo o sistema do mundo, que nos mantem de pé e firmes na nossa vocação e chamado.

Mas lendo hebreus 11 eu me deparei com algo ainda mais excelente. Nas definições do Autor de Hebreus sobre a fé, ali ele fala da certeza das coisas que não se podem ver, uma fé que agrada a Deus, pois nosso relacionamento com Ele é antes de tudo um relacionamento de confiança.  E é lendo hebreus que me deparo com algo extraordinário sobre a fé, ali diz que muitos morreram na fé, não alcançaram as promessas

Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Hebreus 11.13

Pois é, confiaram e mantiveram a confiança em Deus, mesmo morrendo viram de longe as promessas, e acreditaram além desta vida terrestre!

Como somos imediatistas as vezes, e como esmorecemos! Abraão sabia que Deus, mesmo se Isaque fosse morto o poderia ressuscitar, assim a morte é o termino da esperança de muitos, mas quem confia em Deus, confia além de qualquer circunstancia!

Também em hebreus diz que Moisés pela fé recusou ser chamado Filho da Filha de Faraó! ( Hebreus 11.24) . Moises preferiu ser identificado com o povo hebreu escravo e humilhado! Tendo em vista uma recompensa que não se encontra neste mundo. Quantas vezes vi Cristãos dizendo melhores do que outros, querendo pertencer a Elite Gospel, mundana e leviana, engodada pelo mundo, casada com a terra do Egito! Precisamos de Fé, para saber de que lado ficar e com quem ficar, mesmo que isso pareça oprobio!

Também lendo hebreus iremos ver que uns foram vitoriosos no mundo, enquanto que outros foram errantes, aflitos e maltratados, tudo isso pela fé. A fé portanto como diz o autor de hebreus não e algo que agrada a si mesmo! Mas a fé agrada a Deus! Assim sem Fé é impossivel agradar a Deus! - 

Agradar a Deus, sabendo que ele é recompensador, mesmo que essa recompensa seja na consumação de todas as coisas! Mesmo que esta recompensa seja em mundo e era da qual a mente racional não pode descrever ou alcançar!

Se for do agrado e tempo de Deus iremos vencer reinos e Batalhas, a nossa fé mostrará o seu valor, se for ocasião de mostrar que acreditamos e estamos dispostos a dar nossa vida por isso, também nossa fé mostrará o seu valor.

Ao contrário do que os mercadores da palavra dizem, fé é muito mais que garantir acesso a uma vida de vitorias plenas , embora eu não duvide das bençãos e operações extraordinarias de Deus em nossos dias, creio que a  excelencia da Fé é ainda acreditar como os patriarcas em uma cidade que tem firmes fundamentos do qual o artifice e construtor é Deus.

 

Rodryguez & Carvalho

http://didaqueteologia.blogspot.com

domingo, 20 de março de 2011

Terremotos Espirituais

terremoto-1

Mas uma vez o mundo está atento, alerta e com apreensão. As catastrofes naturais no Japão já contabilizam máios de 7.700 vítmas fatais, isso sem contar os desaparecidos, sendo assim a tendencia do número é aumentar e isso em grande escala.Isso samando-se ao risco de uma forte contaminação nuclear. Do outro lado do mundo as “potências” do Ocidente, atacam a Líbia, que está em guerra civil. São acontecimentos de todos os lados.

Não vou me apressar e dizer que vivemos dias apocalipticos, isso seria chover no molhado.

Nestes dias de trevas e agitações mundiais, não olho apenas para o mundo, nem para as profecias escatogicas bíblicas. Olho porém com temor, medo e apreensão para a Igreja Evangélica. Uma Igreja que se tornou sonolenta ao longo dos anos, que perdeu seu fervor missionários e evangelisticos, que não apresenta mas o Jesus Bíblico ao mundo, uma igreja que não denuncia o pecado e a transgressão humana.

A Igreja Evangélica, tem passado por tsumanis e terremotos espirituais que tem abalado suas doutrinas, praticas, modo de vida e fé, tem sofrido a invasão de potestantes e principados, perdendo a sua identidade celestial e se globalizada.

As agitações deste mundo parecem que não tem sido suficientes para o despertar da Igreja – A santificação está fora dos padrões ordinários, é como o mundo que dorme na indolencia do carnaval mesmo diante das catastrofes de Petropolis. Chorai com os que choram, exortam Paulo em Romanos 12.1.

È Tempo de chorar, não apenas de “teologizar” os acontecimentos. Chorar, jejuar, se vestir de saco e cinza, Buscar intensamente a presença de Deus para que possamos acha-lo mesmo no meo da muitas águas, terremotos, e risco nucleares do mundo espíritual.

È tempo de despertar, não apenas de debater sobre a necessidade de um avivamento, mas sim de um despertar real e pratico. Saindo do sono, do comodismo e anunciando com veemencia Jesus neste mundo tão devastado.

Houve um tempo e não faz tanto tempo assim, em que a igreja acreditava, unicamente em Jesus e se relacionava com ele através de joelhos dobrados e vidas santificadas.  - A igreja dormiu casou com o mundo temo que os tempos de Laodiceia tenha chegado, se chegaram enfim que pelos menos possamos abrir a porta para aquele que insistentemente esta a bater.

 

“eis que Estou a porta e bato!!!” –

 

Rodryguez.

sexta-feira, 11 de março de 2011

PAI – APOSTOLO – PATRIARCA ou ANJO..????

 

Quero as vezes em nome da unidade na diversidade ( embora não concordo muito com isso) me calar, fazer vistas grossas, quem sabe, anular a minha fé e viver um relativismo nas minhas posições cristãs e teologicas, mas volta e meio de deparo com abusos, com usurpação com tentativas de engrandecimento do homem em um lugar onde so deveria ser engrandecido o nome de Deus! Na verdade é necessário que Ele crescça e eu diminua, foi o que disse o maior de todos os nascidos de mulher!

Quem é o maior entre nós foi a indagação dos discipulos! A resposta de Cristo foi um tanto paradoxal dizendo que o maior deveria ser servo!

Mas para não ser apelativo, quero apenas divulgar a noticia do site Gospel Mais e deixar que cada um pense por sí.

 

Eis a nota:

Mesmo sendo nomeado Apóstolo, o líder e fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo estaria recebendo um novo título de alguns membros e bispos da denominação. Estevam seria conhecido como anjo e apóstolo, segundo o site de membros Folha Renascer.

Segundo o site a iniciativa é recente, mas não se sabe se foi uma medida tomada pela administração da denominação ou deliberada pelos próprios membros arbitrariamente. Anteriormente Estevam pedia para que fosse chamado de Pai ou Paipostolo, como ficou mais conhecido.

Site procurou um pastor Batista para dar uma opinião neutra sobre o assunto: “A palavra anjo foi usada pelo Senhor na bíblia em Apocalipse 1:1-2: ‘…E que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a Palavra de Deus’. Anjo significa mensageiro e é exatamente o que um pastor ou apóstolo faz. Pra mim títulos não fazem diferença alguma só serve para satisfazer o ego das pessoas e para se colocar acima de todos”, afirmou.

Se confirmado o fato o Estevam Hernandes não será o primeiro Patriarca do meio evangélico brasileiro, no ano passado o também Apóstolo Renê Terra Nova do MIR se auto-intitulou Patriarca e foi severamente criticado. O título de anjo ainda não foi oficialmente criado.

 

Depois ainda se dizem vivendo como os apostolos…Apostolicidade???

Pense e reflita….

 

Rodryguez

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade

Há alguns anos atrás os Cristãos eram conhecidos pela sua consagração, pela distancia que mantinham do mundo e das coisas vis que neste mundo existem, a Igreja Cristã era o lugar do novo nascimento, da nova criatura, daquele que tinha um encontro real com Jesus e mudava radicalmente a sua vida. Reconheço que exageros foram cometidos, mas também reconheço que é muito melhor errar pelo excesso de zelo do que pela falta.

Quero lembrar que a mensagem do evangelho é radical, a amizade com as coisas do mundo é inimizade com Deus,  quando a Bíblia fala de mundo claro não está focando em pessoas individuais mas sim no sistema iniquo que rege este mundo. Vivemos no mundo é verdade, no mundo como espaço fisico, mas não pertecemos ao mundo ( no sentido espiritual).

Tenho observado com apreensão o liberalismo teologico que tem tomado conta de muitos cristãos,

"A igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade"  resumiu Spurgeon –

A fé entrou há muito tempo em crise, e foram criando adendos a ela, o importante é estar na mídia, na politica, na alta sociedade, até as bíblias foram deixando sua aparencia sóbria, para aderir ao gosto pessoal, capa coloridas etc, e a bíblia na melhor versão do “Fashion Week”. Nada contra, mas não posso deixar de constatar que a Bíblia para algumas pessoas virou um acessório de vestuario, um enfeite e foi deixando de ser a PALAVRA DE DEUS. Um acessório que combina com o vestuário, com a idade, com a classe, mas não molda o carater.

Do mesmo modo as Igrejas, se confudem com clubes, com encontros sociais, os hinos há muitos que deixaram de ser a expressão do Homem para seu DEUS, sendo agora a expressão do homem para o homem, feito para agradar os ouvidos, com melodias inspiradas muitas vezes em músicos e bandas mundanas, algumas declaradamente alheias e contrarias a fé cristã. ( Iron Maiden, Kiss, Black Sabath)

"O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo" - outra frase de Spurgeon

Verdade é que as pessoas estão enchendo os templos e eventos,  e alguns exergam nisso uma forma de aprovação de Deus, na verdade algumas denominações estão tão interessadas com o resultado númerico e financeiro, que passam a agir de forma maquiavélica, onde os fins justificam os meios. Eu porém estou ciente que a Porta estreita é a da Salvação, sendo   poucos os que passam por ela.

Falando em entretenimento, o carnaval está ai, lí estes dias de um presbitero que vai liderar a bateria de uma escola de samba, e disse que é um profissonal e não tem nada de mais nisso   leia você mesmo a matéria e tire  suas conclusões ( Clique aqui para saber mais ) So quero dizer que muito embora o dito presbiterio afirme que não se corrompa com o pecado, mas por outro lado ele colabora com seus “talentos” para que outros sejam devorados pelo pecado, é no minimo conivente.

Para terminar um poucos mais de Spurgeon:

Como Pregar Para Não Converter a Ninguém

Deixe que seu motivo predominante seja assegurar sua própria popularidade.
Preocupe-se mais em agradar do que converter aos seus ouvintes.
Procure assegurar sua reputação como sendo um pregador famoso e diferente dos outros (para que todos o idolatrem e não prestem atenção na mensagem).
Fale com um estilo florido, enfeitado e inteiramente fora do alcance da compreensão da maioria das pessoas.
Seja superficial nas suas considerações para que seus sermões não contenham verdades suficientes para converter alguém.
Deixe a impressão de que se Deus é tão bom com todos, não enviará ninguém para o inferno.
Pregue sobre o amor de Deus, mas não fale nada a respeito da santidade do seu amor.
Evite dar ênfase na doutrina da completa depravação moral do homem para não vir a ofender o moralista.

 

Por Rodryguez.

Ps. aos que quiserem curtir o carnaval, lembre-se que terão uma eternidade junto com o bloco “unidos do lago de fogo” com o enredo: “ Ai que calor ôôôôôô. rs 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O cego de nascença

EVANGELHO DE JOÃO CAP.9

Introdução

Sempre me deparo com passagens de dificil entendimento ou interpretação, umas dessas passagens é a cura do cego de nascença, um milagre único e diferente, visto que Jesus, fez lodo, com sua saliva e untou os olhos do cego ainda por cima ordenando-o que se lavasse no tanque de Siloé. estou ciente de que passagens assim pode se mal entendidas  criar doutrinas estranhas, certa fez conheci um pastor que passava sua saliva nos outros pois dizia ser como Jesus, e que sua saliva também poderia curar! – Não é de hoje que  passagens bíblicas mal compreendidas ou distorcidas a proposito tem causado estranhezas no meio evangélico.

Por outro lado existem aqueles que se fecham em uma maxima, dizendo apenas: “ Foi assim simplesmente porque ELE, quiz,Jesus faz o que quer e pronto” – pelo menos estes ultimos não se atrevem a criar doutrinas como os primeiros, e claro que não estão errados com tal afirmação. Porém agir desta forma pode vedar o conhecimento, as verdades e intenções do autor quando fez o registro inspirado das passagens da bíblia.

Por outro existem aqueles que criam “fundamentos” em fontes duvídosas recorrendo a forma erradas de interpretação, cometendo anacronismo, querendo por assim dizer, interpretar os valores das epocas bíblicas pelas impressões da nossa realidade atual.

Para entender determinadas passagens o estudante da bíblia bem sabe que terá que recorrer a estudos dos tempos, modos e cultura em que os textos foram escritos, pois eles refletem de forma imediata um visão de mundo de sua época, após tal descoberta poderemos enfim fazer comparações, pregações e ensino de acordo com nossa realidade atual.

Mas vamos a questão do cego de nascença e estranho e diferente modo que Jesus usou para cura-lo.

 

A lei de Moises e as interpretações do talmudicas dos Rabinos.

A lei de Moises era um composto de 613 mandamentos (mitzvot) sendo o decalogo ( dez mandamentos ) um resumo desta Lei. Para cada mandamento os sabios judeus ( rabinos) foram criando especies de leis complementares, Em relação ao sabado uma dessas leis regulava que, o judeu num dia de sabado poderia cuspir em uma pedra, mas não no chão, porque cuspindo no chão a saliva fazia lodo – O Barro (lodo) era usado na confecção de vasos, panelas etc – Sendo assim o simples ato de cuspir no chão no dia de sabado, poderia fazer alusão ao trabalho, sendo assim, a tradição ordenava que se alguem, tivesse que cuspir que cuspisse em uma pedra.

No verso 14 do cap 9 de Joao a bíblia nos informa que era Sabado o dia que Jesus fez este milagres, desta forma podemos entender que com o ato de cuspir no chão Jesus estava não apenas contrariando a tradição como também se identificando como O Senhor do Sabado. – É importante também saber que os entre ops mestres do Judaísmo, corria a tradição de que Deus trabalhava no Sabado, para julgar os impios e para abençoar o seu povo – Assim somente Deus, trabalha no sabado exercendo juízo e fazendo o bem, por isso Jesus disse: Meu pai trabalha até hoje, e eu trabalho também. ( hoje= Sabado) ( Joao .17) – Desta forma Jesus neste Milagre especial se Manifesta como DEUS.

As tradições com relação a esperança Messianica

Quando os discipulos de Jesus perguntam sobre o motivo do homem ter nascido cego, Jesus afirma que o mesmo foi assim para se manifestasse a gloria de Deus, no Israel antigo corria a crença sobrer os milagres ordinários que poderiam ser operados por um profeta ou pelo sumo sacerdote, e os milagres extraordinarios que so poderiam ser operados pelo Messias, quando este viesse. E justamente com relação a cegueira, a tradição dizia que um cego que apenas perdeu sua visão ao longo de sua vida poderia ter sua visão restaurada pelo profeta ou pelo sacerdote, mas um cego de nascença  seria um milagre extraordinário, e um milagre Messianico. Pois corria a crença que só o Messias, quando viesse poderia realizar estes feitos. È  justamente por isso que o cego ao ser curado cria um alvoroço sem igual entre os Fariseus, que eram os mantenedores dessas tradições orais. Chegando a ponto de quase obrigarem o cego a darem um testemunho contrario quanto a natureza da sua cegueira. Por ser um cego de nascença Jesus estava se identificando com a crença comum do povo e se revelando como MESSIAS.

O tanque de Siloé e os ritos sacerdotais.

Ao passar o lodo no olhos do cego Jesus manda-o que se lave no tanque de Siloé que em hebraico significa o enviado. o SACERDOTE tinha por costume pegar um cantaro de ouro oe enche-lo com as aguas de Siloé, segui-o uma multidão em procissão até o templo, e num ato profético ele derramava a agua na porta das aguas, fazendo alusão ao aparecimento do Messias, e recitando isaias 12.3 ( fontes de Salvação), Também desta forma Jesus se identifica com as profecias messiancias e diz ser ele mesmo a fonte da salvação que agroa se manifestou em Israel.

Milagres como sinais.

Os milagres de Jesus, apropriadamente chamados de sinais, apontavam sempre para outra realidade, além da necessidade real das pessoas abençoadas pelo seu poder, estes sinais falavam acerca dele mesmo da sua essencia como Deus e da sua Glória. Penso que as vezes interpretamos o agir de Deus apenas pela otica do humanismo, falamos sempre da necessidade humana e a bondade de Deus para como o homem, fato que é verdadeiro, porém nos esquecemos que todo o agir de Deus é em si um sinal, uma revelação especial que nos mostra quem ELE È.

Temo que as vezes nossos olhos mesmo depois de tocados por Jesus estão fechados, assim como o cego que ficou com os olhos fechados até cumprir o que Jesus ordenou, Vivemos a influencia e ação de Deus e muitos se perguntam porque ainda não atigiram as promessas e as bençãos de Deus em suas vidas, eu me pergunto, se já cumpriram aquilo que Jesus lhe falou. O cego continuaria cego se nao tivesse ido se lavar no tanque, mesmo tendo sido tocado por Jesus de forma extraordinária. Nos continuaremos cegos enquantos se não nos lavarmos diariamente pela palavra de Deus, fazendo dela, dos ordens do Nosso Deus uma pratica constante em nossas vidas.

Em meio a tantos dilemas que passamos, podemos como o cego ser alvos do poder de Deus, não apenas para nosso beneficio particular, mas como um sinal a todos a nossa volta, não de nós mesmo, mas um sinal que aponta para a direçao de Deus. Este homem cego agora era reconhecido em todos os lugares, as pessoas que antes o viam pedindo esmolas se espantavam, e uns nem acreditavam que era a mesma pessoas, mas ele confirmava e dizia, Sou EU.

Que possamos ser atingidos de tal forma pelo poder de Deus, que tenhamos uma vida inteiramente diferente, servindo com um sinal de Deus, um testemunho vivo, perante a sociedade.

 

Rodryguez

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Culto racional

 

“ROGO-VOS, POIS, IRMÃOS, PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, QUE APRESENTEIS O VOSSO CORPO POR SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL” (ROMANOS 12:1)

O termo ‘racional’ remete a raciocínio. Parece bastante óbvio. Assim como também, por associação, se entende que somente os seres humanos podem apresentar tal culto, visto que somente eles possuem raciocínio. Os anjos também possuem raciocínio, porém, por natureza não possuem corpo, visto que são espíritos (Hebreus 1:14). Paulo está falando aqui exclusivamente à igreja.

O vocábulo correspondente na versão original o grego “logikên latreian”, ou seja, ‘culto racional’, também pode ser entendido, sem prejuízo, como ‘culto lógico’. De fato, há lógica na racionalidade e vice-versa. Quem acha que essas coisas trazem prejuízo à fé, precisa rever seus conceitos.

O que Paulo está querendo dizer à igreja de Cristo?

Por suas colocações vemos que há uma preocupação do apóstolo em mostrar aos irmãos a necessidade de que se realmente entenda a natureza de tudo isso, no caso, a igreja.

Por que estou aqui? Quem me trouxe aqui? O que vim fazer aqui? O que estão me ensinando é verdade? São questionamento que todos os crentes deveriam se fazer até que encontrassem respostas racionais para todos eles.

O contrário de culto racional é culto irracional. Ou seja, algo que é feito instintivamente, sem critérios ou razões que justifiquem os procedimentos adotados. Em um culto assim é praticamente impossível se seguir o que está escrito: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (I Coríntios 14:40) . É impossível que haja qualquer um dos dois componentes pedidos sem que se entenda a natureza de cada um. E é preciso racionalidade para que isso aconteça. Por isso Deus nos fez diferentes das demais criaturas, ou seja, nos criou à sua imagem e semelhança: para que o adorássemos em espírito e em verdade, conscientes de nosso ato e de nossa missão de adoradores.

O reino de Deus é um reino de decência e ordem. Não há espaço para improvisos de última hora. A construção da arca e do tabernáculo comprovam a mensagem de organização que Deus quer nos ensinar. Até na salvação haverá ordem (I Coríntios 15:23).

Esse é o padrão que deve ser perseguido pela igreja de Cristo. Deus se agrada de uma obra organizada.

Em dias atuais podemos identificar como grande adversário desse padrão, o excesso de emocionalismo que tem se alastrado no meio cristão. A busca incessante pelo êxtase e pela experiência sobrenatural extrabíblica, a incorporação de ‘anexos’ doutrinários à Palavra de Deus, como se esta não fosse suficiente e os modismos importados recheados de técnicas mirabolantes de quebra de maldições e encontros obscuros são os componentes deste fim de séc. XX e início de séc. XXI. O que não é uma surpresa, Paulo já alertava que essas coisas fatalmente aconteceriam (I Timóteo 4:1).

Nesse caldeirão doutrinário sem consistência – já que não se sustentam biblicamente – as pessoas estão se dirigindo às igrejas sem saber exatamente o que vão fazer por sua espiritualidade. Vão dançar, cantar, aplaudir, gritar, enfim, sem entrar no mérito dessas questões, quase sempre falta o elemento principal: a Palavra de Deus. Entram e saem alegres e exaustas. O problema é: entenderam a mensagem? A palavra que foi pregada edificou suas vidas? Deus falou com elas através de seu evangelho? Se à maioria dessas perguntas as respostas forem algo como “acho que sim”, algo está fora do lugar.

Cultos de estudo são sempre vistos como ‘enfadonhos’ e ‘entendiantes’. Já pensou, passar quase uma hora apenas consultando referências na Bíblia? Que chato, não? Agora observe Neemias 8:3 “E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.” Estudo bíblico das seis da manhã até o meio-dia. Após isso, inclinaram-se, e adoraram o Senhor com o rosto em terra. Que lindo, não?

Uma proposta dessas nos dias de hoje seria impensável. Mas se o trabalho for uma celebração com um nome da moda, aí somente um dia inteiro é pouco.

A questão é que não há culto racional sem o entendimento da Palavra. Os ‘avivalistas’ de plantão trocam a bíblia por apostilas preparadas especialmente para direcionar as pessoas para a conclusão que lhes interessa. Seguem o exemplo das testemunhas de Jeová. Alguém já viu um deles evangelizando com uma bíblia em punho? Não, só vão às ruas com exemplares de ‘sentinela’ e ‘despertai’ ou, quando muito, com seus livretos particulares.

Por isso Paulo fala em ‘sacrifício vivo’. Ou seja, sacrifício da vontade da carne para fazer a vontade de Deus. E isso requer dedicação à sua Palavra e não somente àquilo que dá prazer, como por exemplo, ir para um retiro. Requer decência e ordem. Compromisso e organização.

 

fonte: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/neto_curvina/miscelania/cap05.html

O Todo Poderoso

 

Todo Poderoso, ( El Shaday) foi dessa forma que Deus manifestou-se ao patriarca Abraão. Em meio a tantos desafios que seriam enfrentados, em meios a tantos desencontros, em meio as impossibilidades humanas, foi dessa forma que Deus se manifestou.  A fé que este Deus podia, todas as coisas, foi a que fez com que o mesmo Abraão conduzisse com consternação, mas com obediencia seu filho Isaque ao alto do Moria para o sacrificio. Abraão sabia que não importava o que acontecesse com Isaque, Deus cumpriria a sua promessa, nem que para isso fosse preciso ressucitar Isaque dos mortos, de fato Abraão estava com os olhos em um Deus Todo Poderoso.

Todovia porém, para que  este El Shaday,  se manifeste, de forma tão sublime na vida daquele que Nele acredita, como se manifestou a Abraão foi preciso que este rompesse com a subjetividade da fé. Quando  falarmos que possuímos fé, ou pensarmos que há possuímos,  isto ainda é algo por demais subjetivo, sendo assim acredito que  Deus ,providencia, ocasiões em que nossa fé pode ser provada, através de ações, de atos de fé.

Deus, claro não nos prova, para nos conhecer, para saber algo a nosso respeito, pois toda a nossa vida já esta patente diante dos seus olhos. A provação tem o proposito de manisfestar a Deus em nossas vidas, sendo provado, posso dizer que Deus está querendo se manifestar em mim, e é nessas horas que a fé subjetiva, transforma-se em uma ação concreta e objetiva.

Diante de vários acontecimentos de nossa vida é preciso agir com fé, agir com base no que  de Deus, se tem sido revelado nas escrituras, provando para nós mesmo e para as pessoas ao nosso redor o valor da nossa fé.

Sempre encontraremos nas escrituras, Deus fazendo coisas extraordinárias, alinhadas ao obrar humano na terra, foi Ele, sem duvida quem abriu o mar vermelho, mas Israel não esperou saber que o mar estava aberto para então prosseguir,  pelo contrario foi marchando em direção ao mar vermelho quando este ainda estava fechado, também foi Deus quem derrubou as muralhas de Jerico, porém o povo ficava rodeando a cidade, como se de fato estivessem procurando alguma brecha ou lugar onde pudessem entrar.

Quando apenas esperamos Deus “fazer primeiro”, isso muitas vezes tem mais a haver com nossa falta de fé do que com a nossa confiança e “sabedoria”.

Vivo um momento extraordinário em minha vida, um momento em que decidi avançar, esquecer o passado olhar para Cristo, e particularmente falando tenho vivido milagres verdadeiros vindos de Deus. Sei que não sou eu merecedor de coisa alguma, antes porém o mais indigno entre os homens, todavia tenho sentido a mão e presença do meu Deus sobre a minha vida.

O que faço? Apenas creio que a palavra Dele é a verdade, e quando me vejo em apuros por assim dizer, resolvo agir com fé.

Mas escrevo não para falar de mim, alías isso nehuma importancia tem, escrevo para falar que Deus é exatamente aquilo que as escrituras dizem que Ele o é, que faz exatamente as mesmas coisas que a Bíblia relata que Ele fez.

Muitas vezes a falta de fé tem infelizmente gerado “teologias”, explicações racionais, bem elaboradas no contexto humano, para dizer que Deus na presente dispensação não faz isso ou aquilo. – Mas as coisas espirituais se discernem espiritualmente,  e não de forma racional.

Continuarei acreditando em coisas extraordinárias, vivendo o sobrenatural em minha vida, aos que quiserem dizer que estou enganado, direi apenas:  Eu sei em quem tenho crido.

Continuo acreditando no Deus de Abraão, o Todo Poderoso.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Não se Preocupe, Ninguem viu…apenas DEUS!

A traição virtual impera. Tornou-se um passatempo da moda e uma conduta socialmente aceita. A Internet tornou-se um meio de comunicação muito poderoso onde podemos trair sem culpa, pois muito provavelmente, nunca iremos conhecer de fato aquela pessoa. Nos tornamos mais amigos, mais íntimos, mais tudo de completos desconhecidos, pois com a proteção do monitor,   E daí nascem os infiéis virtuais.  Na Net ainda acontece algo curioso: As pessoas não acham que sexo virtual seja traição. São amantes efêmeros, capazes de estratégias cada vez mais naturais e eficientes para preservar as escapadas em silêncio. A maioria acredita que a iniciativa não pode ser recriminada. Fazem do anonimato o álibi perfeito e do computador o esconderijo que lhes permite dar asas à imaginação. Mexeu com a fantasia, mexeu com tudo! Quando as possibilidades são infinitas, tudo se torna mais interessante.

Há ainda o risco da pedofilia virtual, pois aquela pessoa com a qual você trocou as maiores confidências da sua vida, e que lhe pareceu tão madura, na verdade pode ser um(a) adolescente cheio(a) de espinhas!

Não se pode negar que a entrada do virtual na vida dos casais tem que ser entendida como um mundo novo.

Conversando com um amigo cheguei a conclusão que este é um mal tipico da nossa própria geração, com o avanço tecnologico do ser humano, o inimigo das nossas almas também se adaptou aos novos tempos.


Os tempos de fato mudaram, mas não a atualidade da palavra de Deus, e as advertencias bíblicas continuam as mesmas.Na explicação de Jesus acerca do “Não adulterarás”, o pecado não esta apenas no ato fisico em si, mas também no fato de ambientarmos a idéia em nossa mente, pecado consumado gera morte, pecado consumado na mente também… Não podemos impedir que uma ave voe sobre a nossa cabeça. mas podemos impedir que faça seu ninho e choque seus ovos…

O pecado não consumado fisicamente, mas ambientado em nossa mente, também nos escraviza, muda nosso comportamento, rompe a comunhão com Deus e nos destroi.

Faço um apelo aos meus amigos blogueiros e demais leitores do meu blog, vamos fazer de fato a diferença neste espaço. proteja o seu coração, sua mente, sua família e acima de tudo a sua fé. Muitos estão sendo destruídos pela internet, mantendo as aparecencias mas na verdade acabados, no fundo do poço espiritual.

A internet, é um mundo virtual que mas tem tragados cristãos para os laços da prostituição e infidelidade, Ja entrou em salas de bate-papo evangélicas? se ja sabe do que eu estou falando e não pense que as pessoas de lá mentem quando dizem que são cristãs, de fato o são, pelo menos nominalmente.

Que a morte de Cristo seja de fato a nossa morte e a sua ressureição a nossa ressureição para uma nova vida.

Rodryguez

Apologia ou egocentrismo?

Fogueiras das vaidades, é isso o que são alguns debates teologicos e apologéticos nos dias atuais. Vou assitindo, ouvindo e me perguntando, qual o propósito. Percebo na maioria das vezes que o propósito é apenas de se mostrar superior do ponto de vista intelectual, acerca de determinados  pontos, outras vezes ultrajar e humilhar a fé alheia. Pronto, o circo do Ego está montado. Não há convencimento pelo Espírito Santo. È o exercício da doutrina cristã para proveito proprio e nada mais. Em tais debates apologéticos a glória devida somente a Deus, é como que roubada pelo homem com toda a sua “Sabedoria”

Tenho particularmente me preocupado, comigo mesmo, em relação a este assunto. Tenho claro minhas convicções doutrinárias bem definidas tanto em relação as divergências doutrinarias dentro da esfera do proprio cristianismo quanto fora dele. É essa minha fé que tem me mantido e norteado os meus principios. Porém resolvi que irei escrever, falar e debater se o proposito for unicamente promover a edificação e a salvação. Caso contrário estarei apenas  fazendo um exercicio de raciocinio humano, disputando com meu ego, e sinceramente isso de nada me aproveitará.

Ouvi com tristeza um Pastor em sua pregação enfatizando a excelencia dos membros de sua Igreja, dizendo que lá ele não queria “manés”, mas pessoas prontas para consquistar e vencer. Entristeci, porque Cristo, aceita os fracos, os oprimidos, sendo ele o CAMINHO quem nem os loucos errarão. O Vencedor da Bíblia não é o Vencedor no sentido material e sim quem venceu o mundo e pecado com Cristo. Mas voltando ao que quero realmente dizer, para este Pastor quem discorda do seu ponto de vista é por assim dizer em sua linguagem vulgar um “mané”

Preciso como pregador, como comunicador das verdades do reino ter cuidado em certas colocações, principalmente levar em consideração que estou diante de pessoas por quem Cristo morreu, porque quem Cristo agonizou no calvário. Lembro-me de um homem de Deus que um dia me ensinou e me disse: Se tu tiveres que tirar tua barba para não escandalizar teu irmão porque Cristo morreu, faz isso porque tua barba nada se compara ao sacrificio de Cristo! – Me disse isso quando fui convidado a pregar em uma Igreja tradicional e como sinal de respeito por aquela comunidade subi ao pulpito com a cara bem lisa completamente barbeado.

Mas vejo os cristãos se degladiando por questões minimas, cada um querendo, não edificar, mas impor seu ponto de vista e alimentar seu ego, dando a falsa impressão de vitorioso.

Com relação as pessoas de fora do ambiente da fé Cristã é necessário entender que o fato de terem uma fé diferente da nossa não as torna nem boas e nem más, todavia precisamos anunciar o evangelho a unica verdade capaz de salvar a humanidade. Porém não é com ofensas que isso se dará. Neste assunto fico com uma palavra que me foi dita pela Pastora Irismar de Fortaleza, ela me disse sobre o poder operacional da Palavra de Deus, falemos dela, ( a PALAVRA) apenas dela, e ela fará aquilo para qual foi destinada. Não é com Palavras de Persuação Humana, nem muito menos com sabedoria humana, não é por força, nem por violencia, ademais ninguem vem até Cristo, se Deus assim  não o conceder.

Observo a passagem de Paulo em Atenas, alias o percebo em todo o contexto do Imperio Romano que ele tanto viveu e evangelizou, em momento algum ele destrata ou desmerece a fé pagã, apenas se ocupa em anunciar a Cristo, apenas a Ele, não o compara com nada apenas o anuncia. e foi assim que evangelizou o seu mundo.

Fazer apologia e definir pontos doutrinários deve ter o único propósito o da edificação, da salvação e jamais poderá estar centrado no ego de quem anuncia, afinal não anunciamos uma mensagem nossa, mas de Cristo.

Creio que o grande segredo da nossa vida é sermos exclusivamente corpo,  não cabeça.

Dificil, eu sei que os animos se exaltam, o desejo de se sobrepor é enorme, e muitos vezes acabamos por sufocar a verdadeira semente – Que o Deus de Paz, a quem devemos toda a honra e glória, nos oriente.

 

rodryguez

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Meus pensamentos estão fervendo.

 

Meus pensamentos fervem dentro de mim, são tantos mandos e desmandos que tenho presenciado na atual Igreja Evangélica, que as vezes tenho medo, medo de escrever medo de falar, medo de ficar calado, medo de me associar, medo de me dessasociar. Para onde foi a verdade? – Um sofisma tem se levantado, é proíbido falar dos “ungidos”, proíbido questionar, proíbido exercer com liberdade o dom do discernimento, proíbido pensar.

Escreve a visão! qual visão? me pergunto, a de líderes comprometidos com seus proprios ideais e ambições pessoais, ou  a visão de Deus? se for a Deus não preciso escrever, já faz mais de dois mil anos que ela foi escrita. Cuidado com a Rebeldia,  ja me disseram algumas vezes, rebeldia é como feitiçaria…Ora a feitiçaria não consiste em tentar manipular o espiritual através de certas praticas misticas, como palavras, encantos, amuletos etc? Quem é o feiticeiro então?

Meus pensamentos fervem, estarei eu pronto para agir como um Cristão Verdadeiro e me separar destes que claramente deturpam o evangelho, ou iriei me unir a eles no afã da unidade através da diversidade. Onde está o limite entre um ponto de vista diferente e uma heresia?

Vou seguir o conselho de Paulo a Tito e admoestar o herege, uma ou duas vezes e depois deixa-lo se não me quiser ouvir, ou vou me assentar, comungar, ceiar ?

Em nome da unidade, o evangelho tem cada vez mais se corrompido.

Houve uma epoca, em que nós acreditavamos que a Igreja não precisa de coisa alguma a não ser, ser fiel a Cristo, mas estão cada dia mais tentando me convecer que precisamos de acordos com politicos, que precisamos nos integrar…

Houve uma época em que nossos hinos eram louvores a Deus, expressando uma relação do Homem para Deus, em temor e santidade, mas escuto hinos que expressam uma relação Homem para Homem ( nos podemos etc, ) em que o temor a Deus ficou para fora.

Aprendi que com meu livre-arbitrio eu não poderia de forma alguma me Salvar, pois a Salvação é um ato da Graça de Deus, escuto porém em nossos dias que, se eu quiser serei salvo, que depende de mim…. há miseravel homem que sou….

Aprendi sobre a soberania de Deus, que tem o controle absoluto, aprendi a orar e pedir a realização da sua vontade. Mas mas me deparo com um ensinamento novo que me diz assim Voce quer, Voce pode, fico mas confuso ainda, pois na minhamente ainda estão as palavras de Paulo que dizia, em mim está o querer, e não o efetuar!

Tentam me confundir, dizendo que estãos crescendo, e que isso, é sinal da benção de Deus. Penso comigo como que  quantidade é sinal da benção de Deus se  muitos são chamados e poucos escolhidos? Porque apenas o remanescente de Israel, será salvo? Porque Gideão venceu apenas com trezentos homens? Porque somos chamados pelas  escrituras de pequeninos, de pequeno rebanho?

Tentam me confundir, dizendo que temos como Igreja que tomar as posições estratégicas de governo neste mundo. Me pergunto isso está escrito no IDE? Alias o ide, desses movimentos está baseado em pescar em aquario alheio, seus membros flutuam passando facilmente de um movimento para outro.

Terror religioso, afinal um ungido foi quem falou…

Terror emocional… afinal nunca serei feliz fora destas coisas

Terror Espiritual… posso perder a salvação ( perder???)

Terror financeiro… se não der não recebo, se não tenho é porque não dou ( nao falo de dizimos, e sim dos desafios etc)

 

Já sei como em outras vezes irão me chamar de religioso, que não tenho visão, enfim a mesma conversa de sempre, mas eu sigo firme para o alvo, lavado e remido pelo sangue de Jesus, sabendo que aqui neste mundo sou peregrino e forasteiro, gozando as bençãos de Deus e me alegrando com elas, passando as provas dificeis mas sabendo que Deus está no controle, vivendo mas sabendo que, o morrer é ganho e o viver é Cristo.

 

Usarei o dom do discernimento ou ficarei a merce da visão deste ou daquele, apostolo, patriarca, semi- deus ou sei lá?

domingo, 13 de fevereiro de 2011

IIFC – JABOTICABAL - 2011

 

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A Igreja Internacional da Familia Cristã em Jaboticabal – SP,  realizára entre os dias 5 a 8 de Março o seu  “INTERVAL 2011”. 

O Interval já é uma tradição da IIFC – Jaboticabal, que se reune todo o ano no período do carnaval, para um intervalo de medtação, ministração e palavra de Deus.

O Custo para sua participação este ano pelos quatro dias será de  R$ 40,00 ( quarenta reiais ), devendo o participante levar colchonete, produtos de higiene pessoal, etc.

Não fique de fora de mais este evento da IGREJA INTERNACIONAL DA FAMILIA CRISTA EM JABOTICABAL.

Para maiores informações, fala com a Irmã Polyana através dos telefones (16) 32027352 ou 32036727.

Garanta já a sua presença.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Tanque de Betesda - A vida Dentro de um tanque

PARA OUVIR O VIDEO LEMBRE-SE DE DESLIGAR O AUDIO DA RÁDIO









O Tanque de Betesda
A vida dentro de um tanque
Leitura Bíblica: João 5:1-14
Introdução:
1. A Crendice de Betesda ( Casa da Misercordia em Hebraico)
Conteúdo
Betesda é o lugar onde depositamos nossas confiança fora de Cristo
1. Trabalho, Família, Igreja
2. Um Famoso Pregador,
3. Um curandeiro
Betesda é o lugar ou situação onde o sofrimento é perpetuado
1. Impossível se imaginar se projetar sem essa situação
2. O sofrimento passa a ser exaltado como marca de santidade
3. O sofrimento ache como uma marca ou cicatriz que identifica
Quem vive a beira de Betesda não consegue ver a sua vida de outra forma
1. Sua vida, aspirações e sonhos, estão dentro do tanque.
O tanque de Betesda, impede a pessoa de ter um encontro real com Cristo
2. Jesus, ali chegando não fora ao menos reconhecido
3. Não ouve ninguém que correu para Ele, e disse : Tem misericórdia de Mim
4. A Multidão não se alvoroçou com sua presença
5. As pessoas ali estavam a dias, meses, anos muitos não sabiam do Cristo da Galileia que a todos curava.
Queres ser curado? Queres ser Liberto? O que queres que eu te faça?
03 Razões para sair de Betesda
Jesus se Identifica com o sofrimento humano
· Na festa em Cana, mas também nos lugares mas miseráveis possíveis
· Deixou o Ceu para Viver a Cruz
Jesus tem um compromisso individual com a nossa vida
· Deixou uma multidão e foi atrás de um só homem! ( queres ser curado)
· Nos conhece pelo nome ( Natanael)
· Até os Cabelos de Nossa Cabeça estão contados
Seu Sacrificio na cruz é suficiente, para qualquer coisa em nossa vida, e eficiente quando cremos!
· Eu creio Senhor!
Conclusão:
Precisamos deixar os raciocínios típicos do tanque de Betesda que diz outro vem antes de mim... se eu tivesse isso, se eu tivesse aquilo, . Deixar de peregrinar em busca de algo, muitas vezes fazemos do culto não um ato de louvor a Deus, mas um ato de peregrinação, queremos ver um movimento!
Você já está curado, ( o homem se viu curado – verso 9) – (Isaias 53) então reaja enrole tua cama e ande
Não importa o dia ( pode ser sábado), não importa os anos (38 anos) não importa nada, importa apenas a Pessoa de Jesus Cristo.
Ande, tome teu leito, saia da ilusão de Betesda.

Oferta e receber

  Moisés disse a toda a comunidade de Israel: ― Foi isto que o  Senhor  ordenou:  Separem dentre os seus bens uma oferta para o  Senhor . To...